Logo Prefeitura de Salvador

Galeria Mercado

A Galeria Mercado, no subsolo do Mercado Modelo, conta a história do edifício, tombado pelo Iphan, em uma galeria de arte com peças dos artistas soteropolitanos Rubem Valentim, Mario Cravo Jr. e Vinícius S.A. O projeto é pensado como um local de preservação da história do Mercado Modelo, destacando personagens de importância para sua história, como Camafeu de Oxóssi, Mãe Menininha do Gantois, Mãe Senhora, Mestre Caiçara, dentre outros, e como mais um espaço para o panorama cultural e artístico de Salvador.

A Galeria é um espaço de convergência entre a vanguarda estética e a tradição popular, como destacado por Lina Bo Bardi sobre a cultura brasileira. O conceito se traduz não só na historiografia do espaço, que é contada através de uma linha do tempo, formada por imagens do mercado que foram restauradas, e nas obras expostas, mas também na iluminação do subsolo, pensada para dar destaque, também, à arquitetura do edifício. A Galeria Mercado, que tem curadoria de Thais Darzé, também é composta por fotos tiradas por nomes como Arlete Soares, Amanda Tropicana, Estúdios Gonçalves, Pierre Verger e Lázaro Torres.

Preservação da memória – Três obras de Rubem Valentim estão expostas, todas em concreto. A execução das peças foi feita por uma equipe técnica habilitada, seguindo as diretrizes dos projetos originais do artista, falecido em 1991. O artista sempre expressou seu desejo em que suas obras de arte, fortemente inspiradas nas matrizes culturais e formadoras do país, se tornassem públicas.

As peças de Mario Cravo Jr. são da série “Cabeças de Tempo”, produzidas na década de 80 e tendo como matéria prima madeira de expurgo do incêndio que acometeu o Mercado Modelo em 1984. A ideia é que a exposição dessas obras gere uma imediata conexão da arte com a própria história do edifício, além de ser uma homenagem ao artista no seu centenário.

A galeria também conta com a exposição fixa “Lágrimas”, do artista soteropolitano Vinicius S.A, que passou por mais de dez cidades do Brasil, além de Las Vegas, nos Estados Unidos da América, e Frankfurt, na Alemanha. Com 15 mil lâmpadas remontadas, suspensas por redes de nylon, a exposição irá integrar o imaginário que as pessoas têm sobre a cidade de Salvador, constituindo parte da ressignificação do subsolo do Mercado Modelo.

Imagens de São José e Nossa Senhora da Conceição – Durante as obras de requalificação do subsolo foram encontradas duas esculturas sacras, uma de São José e outra Nossa Senhora da Conceição, ambas sem registro de data. As duas obras passaram por requalificação e também estão na Galeria Mercado, como parte da exposição.

A escultura de Nossa Senhora da Conceição, em madeira, não possui autoria conhecida, mas sabe-se que foi doada por dois permissionários do Mercado, Homero Bellas das Horas (conhecido como Sr. Lula) e Arthur Silva Figueredo (conhecido como Sr. Tuca), na década de 1990. O intuito da doação era que as pessoas pudessem fazer orações ao visitarem o subsolo. O tipo de entalhe da escultura e os valores estéticos incorporados na obra têm características afrodescendentes. No dia 8 de dezembro é celebrado, anualmente, o Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia, e sua celebração é a festa religiosa mais antiga do Brasil. Sua igreja fica a poucos metros do Mercado Modelo, a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia.

A imagem de São José, também em madeira, foi produzida por Zé Eugênio, dado que foi possível obter pela assinatura na parte de baixo da obra, no entanto, as informações sobre o artista são escassas. É possível afirmar que se trata de uma escultura moderna, possivelmente do final do século XX.

A escultura foi mantida no mesmo local em que foi encontrada, e um fato curioso a respeito é que, quando ela foi localizada, o espaço da instalação “Lágrimas”, de Vinícius S.A., já havia sido definido. O artista interpretou o encontro como uma bênção de São José, já que sempre associou sua instalação ao santo, usando cânticos entoados durante as suas exposições. Ambas as obras têm ligação com as chuvas na sua dimensão do sagrado, que anunciam boa safra e fartura.

-Horário de funcionamento: Das 10h às 14h, de terça a domingo.

-Ingressos gratuitos, podem ser retirados aqui.

Skip to content