Logo Prefeitura de Salvador

Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana (Forte de Sta. Maria)

Projeto dedicado à fotografia baiana, destacando o trabalho de Pierre Verger e de mais 100 fotógrafos que tenham nascido ou fixado residência, ainda que temporária, na Bahia. Além de uma exposição permanente, o local se amplia com a realização de exposições temporárias no Espaço Fragmentos, instalado na Praça “Amigos da Marinha” em frente ao Forte de Sta. Maria.

Apesar de suas limitações espaciais, consegue, pela via tecnológica, ampliar seu conteúdo e viabilizar a apresentação de significativas produções realizadas no território baiano. A exposição permanente propõe uma leitura da fotografia, através da qual fotos de diferentes autores e de épocas variadas são colocadas lado a lado, para que se possa alcançar uma visão ampliada de tudo o que tem sido feito na Bahia neste campo.

Para apresentar um projeto tão amplo, num espaço tão reduzido, fizemos intenso uso de meios e recursos tecnológicos e essa abordagem transformou esse museu em um espaço pioneiro na Bahia. Assim, cada temática é tratada com recursos tecnológicos diferentes, alguns adotando uma via mais clássica, como projeções e telas interativas, outros empregando tecnologia de ponta, como apresentações virtuais e interatividades complexas, possibilitando ao visitante criar a sua própria exposição, dentre as mais de 5 mil fotografias apresentadas.

A Exposição Permanente é dividida em seis eixos principais: Retratos (mostrando as primeiras fotografias feitas na Bahia, retratos de personalidades importantes, até hoje em dia com as ‘selfies’), Paisagens Urbanas (fotos de ruas, bairros e pontos diversos da cidade em imagens antigas e atuais), Cultos Afro- Brasileiros (fotos divididas em níveis de acesso diferenciados, conforme o conhecimento do visitante, mostrando vários momentos cerimoniais), Interior da Bahia (projeção de imagens editadas e musicadas, mostrando as diversas regiões do Estado), Cenas do Cotidiano (dezenas de conjuntos de fotos divididos por palavras e temas: capoeira, Carnaval, festa de largo), e Fotografia Contemporânea (ensaios de fotógrafos que mostram um extrato diverso e de vanguarda da cena fotográfica local).

Exposições Virtuais. É um dos grandes diferenciais tecnológicos do espaço. Diversas exposições que aconteceram ou que foram criadas especificamente para o projeto são visitadas através de óculos de realidade virtual. Mostras de Pierre Verger, Adenor Gondim e Hirosuke Kitamura foram as primeiras a serem disponibilizadas ao público.

As exposições virtuais do Espaço Pierre Verger da fotografia Baiana são:

1. As Aventuras de Pierre Verger (exposição realizada no Museu Afro-Brasil – SP)

2. Ruínas da Memória – Adenor Gondim (exposição realizada na Igreja da Santíssima Trindade e num casarão em ruínas no Comércio – SSA – BA)

3. Universo Oculto – Hirosuke Kitamura [Oske] (exposição sobre a Ladeira da Montanha e adjacências)

4. Ciganos [Calon na Bahia] – Márcio Lima (exposição sobre a etnia de ciganos Calon, realizada em acampamentos ciganos nas cidades de São Felipe, Maragogipe e Governador Mangabeira)

5. Vales da Chapada – Ruy Rezende (fotografias sobre a Chapada Diamantina, realizada no Vale do Pati, toda em vídeos 360º – Em fase de programação)

6. Além dos Muros – Coletiva (exposição realizada na FUNDAC Simões Filho, onde os menores internos fizeram a curadoria das fotografias que mais os remetiam à liberdade – Em fase de Programação).

Por fim, Projeções Mapeadas (vídeo mapping) são realizadas diariamente a partir do horário do pôr-do-sol. Este tipo de projeção é realizada especificamente em superfícies irregulares, brincando com a arquitetura do forte, as linhas da fachada, trazendo diversas obras fotográficas divididas também por conjuntos temáticos.

A curadoria do Espaço Verger da Fotografia Baiana é de Alex Baradel, diretor técnico da Fundação Pierre Verger, que divide os créditos de pesquisa/curadoria com Célia Aguiar, fotógrafa e professora de fotografia. O projeto expográfico é assinado pelos arquitetos Fritz Zehnle Jr e Rose Lima.

– Funcionamento de quarta a segunda, das 10h às 18h (entrada até as 17h).

– Ingressos custam R$ 20,00 inteira/R$ 10,00 meia e dão direito à visitação de ambos os Espaços (Pierre Verger da Fotografia Baiana e Carybé de Artes).

– Gratuidade nas quartas-feiras.

– Residentes de Salvador que apresentarem comprovante pagam meia entrada todos os dias.

– Proibidos alimentos e bebidas durante toda a permanência no local.

– Obrigatório o uso de máscara cobrindo o nariz e a boca durante toda a visita.

– É importante lembrar que os adultos precisam comprovar ter recebido, no mínimo, as duas doses da vacina ou dose única, a depender do imunizante utilizado. Já os adolescentes deverão comprovar, no mínimo, ter recebido a primeira dose contra o coronavírus. Será exigido o cartão de vacinação físico ou digital (ConectSUS ou Carteira de Vacinação Digital, por exemplo). Apenas crianças e adolescentes, até 16 anos, vão poder acessar os locais, sem precisar do comprovante.

Skip to content