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DTI

DESTINO TURÍSTICO INTELIGENTE em transformação

Em parceria com o instituto argentino Ciudades Del Futuro (ICF) e com a Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e as Tecnologias Turísticas (SEGITTUR), da Espanha, o Ministério do Turismo deu início ao Destino Turístico Inteligente (DTI) Brasil. O projeto-piloto selecionou 10 cidades com o objetivo de promover e estimular o desenvolvimento de cidades turísticas brasileiras em Destinos Turísticos Inteligentes. Além de desenvolver uma metodologia aplicada à realidade brasileira, o DTI Brasil também vai realizar um diagnóstico situacional dos destinos e capacitar gestores federais e locais. As soluções serão implementadas e acompanhadas nas áreas de governança, correta utilização de recursos públicos, respeito às normas de acessibilidade e aos princípios de sustentabilidade e utilização da tecnologia a favor da valorização dos destinos e seus patrimônios.

Fonte: Ministério do Turismo 2022

O que é um DESTINO TURÍSTICO INTELIGENTE?
É um destino turístico que gerencia seus processos e seu território, de forma inovadora e sustentável, comprometido com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas.
Saiba mais na Cartilha DTI Brasil

Sobre SALVADOR
A cidade do Salvador se encontra totalmente alinhada com a nova estratégia de Destinos Turísticos inteligentes, que impulsiona a aplicação de tecnologia, inovação e conectividade, como instrumentos de comunicação e informação para moradores e turistas.

O conceito de um destino turístico inteligente vai além da implementação de meios digitais, é um destino inovador, caracterizado por ofertar a seus visitantes produtos e experiências inovadoras, tecnológicas e criativas de qualidade.

As vantagens dessa transformação são inúmeras, como a ampliação da competitividade dos destinos turísticos, a melhoria da eficiência dos processos de comercialização e o desenvolvimento sustentável local. Toda a cadeia produtiva é beneficiada nesse processo, desde os empreendedores de serviços turísticos, com ampliação da visitação, gerando economia e renda para a cidade, até o turista, que tem a sua experiência melhorada a partir do momento da compra da viagem.

OBJETIVO PRINCIPAL:
Posicionar Salvador como Destino Turístico Inteligente em níveis nacional e internacional, cumprindo todos os requisitos estabelecidos pelo projeto do Ministério do Turismo.

OBJETIVOS SECUNDÁRIOS:
Definir uma gestão através da inteligência turística, que ajude a desenvolver propostas que aumentem a qualidade de vida do cidadão, a experiência do turista, aproveitando a tecnologia e a inovação, para facilitar, ampliar, personalizar e conectar as ofertas turísticas existentes.
Criação de uma comissão permanente para assessoria e consultoria, apta a participar das decisões e ações realizadas pela Prefeitura de Salvador, que impactem diretamente na cidade como Destino Turístico Inteligente (DTI).
Potencializar a competitividade local, através de ações inovadoras aplicadas ao Destino Turístico Inteligente (DTI).
Trabalhar o modelo de Salvador com Destino Turístico Inteligente (DTI) e dessa forma possibilitar o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Município.
Adaptar as instalações e facilitar o acesso às informações do Município e dos serviços turísticos para torná-los acessíveis a todos.

LINHAS DE ATUAÇÃO
As diretrizes de atuação do Plano de Transformação para tornar Salvador um Destino Turístico Inteligente (DTI) estão embasados nos nove eixos estabelecidos pela empresa de consultoria responsável pelo desenvolvimento do projeto piloto Destino Turístico Inteligente, do Ministério do Turismo.

1. GOVERNANÇA
O governo local deve ser capaz de gerar confiança, gerir os bens públicos com legitimidade e governar com a participação efetiva dos atores estratégicos.

2. INOVAÇÃO
Adoção de novos serviços, processos, métodos de comercialização ou de organização com a finalidade de melhorar os benefícios e a competitividade.

3. TECNOLOGIA
De caráter transversal, permite a capacitação e análise da informação em tempo real, contribui com a sustentabilidade e melhora a acessibilidade.

4. ACESSIBILIDADE UNIVERSAL
O destino deve trabalhar como um todo integrado, que assegure a qualquer visitante a liberdade de viajar sem problemas ao destino, de escolher a atividade de lazer de seu interesse e aproveitá-la com plena autonomia.

5. SUSTENTABILIDADE
Proteção da atividade econômica do turismo, respeito ambiental, preservação e valorização do aspecto sociocultural e garantia na qualidade de vida das gerações atuais e futuras.

6. CRIATIVIDADE
O destino deve assumir um compromisso com a incorporação da criatividade no desenvolvimento de políticas públicas, visando o fortalecimento dos ecossistemas criativos e o desenvolvimento da cultura e do turismo por meio da economia criativa.

7. MOBILIDADE E TRANSPORTE
Trabalho focado na melhoria da mobilidade e da conectividade aérea e de estradas do e para o destino, identificando a disponibilidade de infraestrutura e de meios de transporte existentes.

8. PROMOÇÃO E MARKETING
Estratégia focada na melhoria do relacionamento entre o destino e o turista, por meio da oferta de experiências de valor e de ações que proporcionem o fortalecimento da imagem do destino e a promoção com o seu público.

9. SEGURANÇA
Identificação e promoção de medidas de controle e mitigação de riscos, além de disponibilização de informações aos turistas acerca das medidas de segurança, preventivas e de autocuidado para uma visita segura.

Planejamento Estratégico Salvador 2021-2024

NOSSOS PRODUTOS TURÍSTICOS:

  • Sol e Mar
  • Gastronomia
  • Cidade da Música
  • História e Cultura
  • Esportes Náuticos
  • Turismo Religioso
  • Turismo Étnico Afro

Saiba mais no www.salvadordabahia.com/

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