Espaço Carybé de Artes (Forte de São Diogo)

Centro tecnológico de referência da vida e obra do artista, demonstrando através de recursos de mídia digital e realidade virtual a grandeza artística deste homem e sua importância dentro das mais diversas técnicas e linguagens utilizadas. São de 1938 os primeiros quadros de Carybé inspirados na Bahia, terra que amou à primeira vista. Desde então, imprimiu sua marca na cidade. Artista de muitas técnicas, preferia a muralística por permitir a apreciação por todos. Hoje, quem visita a Bahia, pode desfrutar de sua obra integrada à arquitetura da cidade. São exemplos: o gradil do MAM; o mural da Assembleia Legislativa da Bahia; o do aeroporto, retirado para restauração; os do Hotel da Bahia e do TCA, no Campo Grande; os painéis dos Orixás, talhados em madeira, exibidos no Museu Afro-Brasileiro, no Terreiro de Jesus, entre muitos outros.

A exposição propõe uma imersão no trabalho de Carybé, mostrando sua beleza e autenticidade expressas nas diversas técnicas usadas pelo artista. Utilizando a tecnologia, tornamos acessíveis mais de 500 obras, possibilitando aos visitantes uma experiência lúdica, poética e instrutiva, dando a cada um a possibilidade de criação de sua própria mostra, pela escolha individual dos temas apresentados.

E, finalmente, por meio de projeções na fachada do Forte, que criam uma realidade fantástica, realizamos o sonho deste artista, que queria que seu trabalho pudesse ser visto livremente por quem lhe inspirou, o povo da Bahia e do mundo todo.

A curadoria é de Solange Bernabó e o projeto expográfico da empresa Blade Design (Joãozito Pereira e Lanussi Pasquali).

Roteiro Expositivo: Áudio Carybé – janela aberta para a Baía – áudio com um texto de Carybé em que comenta seu encontro com a Bahia, em frente à janela em que é possível ver o mar, além de um vídeo com obras e fotos do artista.

Tótens – Exposição virtual de acervo em telas táteis em formato de totem com banco de imagens do acervo. São 09 (nove) totens cenográficos, contendo computadores e em cada um destes equipamentos temos o programa de navegação do Espaço Carybé. Tal programa administra um banco de imagens dividido em 9 (nove) eixos temáticos conforme projeto conceitual: 1. Biografia; 2. Pinacoteca Carybé (41 obras com técnicas diversas; 3. Rota Carybé (locais da cidade de Salvador onde estão as suas 10 obras); 4. Ilustríssimo Carybé (traz os desenhos de 6 livros ilustrados pelo artista); 5. Carybé Encena (18 páginas com figurinos para óperas e balé contendo o detalhamento sobre a confecção dos mesmos); 6. Carybé sem tinta (14 obras em madeira, ferro, esculturas de bronze, argila e pedra sabão); 7. Gravuras Carybé (xilogravuras, litografias, gravuras em metal, entre outras); 8. Incompleto Carybé (16 obras que o artista não finalizou, em diversas técnicas); 9. Cadernos Carybé (3 cadernos com esboços e anotações em viagens, predominando a técnica de aquarela).

Avatar personagem Carybé – Personagens de Carybé modelados em 3D são controladas e animados pelo visitante com seu próprio corpo, através da programação de software que utilizará o kinect, de modo a reconhecer quando um visitante está diante da projeção, replicando na projeção seus movimentos.

Pintura Virtual – Cavalete e mesa com material de pintura simulam um ambiente de atelier. Sobre o cavalete uma TV serve de “tela” de pintura para o visitante, que “desvela” desenhos de Carybé com movimento das mãos e pincéis, através da programação de software que utilizará o Leap Motion, para reconhecer os movimentos do visitante.

Projeções internas – Um conjunto de 9 (nove) projetores colorem o espaço com desenhos de Carybé que surgem e desaparecem nas paredes internas do Forte.

Vídeo na Fachada – Vídeo-mapping com desenhos de Carybé que surgem e desaparecem nas paredes externas do Forte.

Exposições virtuais – É um dos grandes diferenciais tecnológicos do espaço. Exposições de Carybé, que aconteceram ou que foram criadas especificamente para o projeto, são visitadas através de óculos de realidade virtual. O público poderá explorar os ambientes virtuais e apreciar obras em lugares que não estiveram presencialmente.

As exposições virtuais do Espaço Carybé de Artes são:

1. Estúdio Carybé (a casa do Engenho Velho onde funciona o instituto)

2. Hotel da Bahia (Mural em concreto no mesanino do atual ‘Hotel Sheraton da Bahia’)

3. As Cores do Sagrado (Exposição de Carybé realizada na Caixa Cultural do Rio de Janeiro – RJ)

4. Aquarelas do Descobrimento (Exposição montada no Palacete das Artes, exclusivamente para a transposição para os óculos de realidade virtual).

– Funcionamento de quarta a segunda, das 10h às 18h (entrada até as 17h ).

– Ingressos custam R$ 20,00 inteira/R$ 10,00 meia e dão direito à visitação de ambos os espaços (Carybé de Artes e Pierre Verger da Fotografia Baiana).

– Gratuidade nas quartas-feiras.

– Residentes de Salvador que apresentarem o comprovante pagam meia entrada todos os dias.

– Proibidos alimentos e bebidas durante toda a permanência no local.

– Obrigatório o uso de máscara cobrindo o nariz e a boca durante toda a visita.

– É importante lembrar que os adultos precisam comprovar ter recebido, no mínimo, as duas doses da vacina ou dose única, a depender do imunizante utilizado. Já os adolescentes deverão comprovar, no mínimo, ter recebido a primeira dose contra o coronavírus. Será exigido o cartão de vacinação físico ou digital (ConectSUS ou Carteira de Vacinação Digital, por exemplo). Apenas crianças e adolescentes, até 16 anos, vão poder acessar os locais, sem precisar do comprovante.