Logo Prefeitura de Salvador

Projeto Orla – Perguntas Frequentes

Publicado: 23 de setembro de 2022-10:38

A Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe foi a praia indicada pela Prefeitura de Salvador para que o município pudesse ser selecionado entre as 10 cidades a serem contempladas pelo Projeto “Brasil, essa é a Nossa Praia”, de iniciativa do Governo Federal, que tem como objetivo qualificar os destinos turísticos por meio do ordenamento do território via Projeto Orla.

Destaca-se que de uma forma geral a participação da sociedade civil na elaboração do PGI – Plano de Gestão Integrada da Orla de Salvador, a partir da caracterização da orla (praia de Guadalupe), da sua identificação de problemas e potencialidades, e definição dos cenários atual, tendência e desejado também pode ser considerada como uma das expectativas previstas. 

Dez (10) municípios da costa brasileira foram selecionados, dentre estes o município de Salvador. A iniciativa possui uma assessoria técnica especializada para o desenvolvimento da metodologia do Projeto Orla, cujo produto final é a elaboração do PGI, um dos instrumentos da Política Nacional de Gerenciamento Costeiro. Este plano tem o grande diferencial de ser construído a várias mãos, por meio da realização de oficinas de planejamento participativo, envolvendo as principais instituições públicas dos 3 níveis de governo, setor privado e sociedade civil organizada.

Segundo os procedimentos do método do Projeto Orla, nas oficinas anteriores houve uma visita técnica de campo, uma Oficina de Nivelamento de Conhecimento (virtual), e uma Oficina 1 (híbrida), onde está sendo disponibilizado todo material no canal de Youtube da Secretaria de Turismo de Salvador : https://www.youtube.com/c/SecultSalvador

Os resultados gerados durante a Oficina I serão publicizados em breve para consulta pública, com o objetivo de oportunizar mais atores a contribuir com o processo, além de validar os problemas, potencialidades e cenários criados para cada trecho dentro das unidades de paisagem.

Foram identificadas nesta fase inúmeras demandas as quais foram registradas através de um olhar sistêmico do uso e ocupação da área de abrangência do Projeto Orla Salvador, nas três (3) Unidades de Paisagens – UPs da orla soteropolitana, a partir da metodologia do Projeto Orla.

Voltar

Skip to content