Logo Prefeitura de Salvador

Espaço para comunicadores na Castro Alves será aberto nesta sexta (17)

Publicado: 17 de fevereiro de 2023-14:51

Profissionais de comunicação e influencers digitais passarão a contar com mais um ponto de apoio para a cobertura do Carnaval do Centro. O Espaço Salvador Capital Afro, localizado no Cine Meta Glauber Rocha, na Praça Castro Alves (acesso pela entrada lateral), estará aberto a partir desta sexta-feira (17) até a terça (22), das 16h às 3h, com toda a estrutura para dar suporte ao trabalho da imprensa.

A abertura do espaço para jornalistas, de forma inédita, na Praça Castro Alves, tem objetivo de dar visibilidade aos desfiles de blocos afro e afoxés, aos encontros de trios, às diversas atrações do Circuito Batatinha e no contrafluxo, e o fechamento das noites com after do Batekoo.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, a montagem da estrutura para a imprensa é mais uma estratégia para o fortalecimento da folia no circuito mais tradicional. “O Carnaval surgiu no Centro e foi lá que sempre tudo aconteceu. Houve esse momento em que a imprensa e os camarotes se localizaram mais na Barra/ Ondina, mas o Centro sempre trouxe muita inovação, novas formas musicais e novas formas de consumir a folia. Então, estamos estruturando para que todos vejam o tamanho do Carnaval do Centro.

Atrações – Uma das atrações na Praça Castro Alves será o palco Donas do Som, com participação exclusiva de artistas mulheres. Serão 12 cantoras num espaço para discutir o respeito ao corpo feminino e o combate ao machismo. Lá também será realizado o Pôr do Sol, com uma apresentação a cada fim de dia entre 17 e 21 de fevereiro.

O tradicional Encontro de Trios será mantido na Praça Castro Alves, com Afrocidade ao lado de Baco Exu do Blues e Carlinhos Brown em parceria com Àttooxxá. Ainda nas proximidades da praça será realizado o Palco Brisa, no Espaço Cultural da Barroquinha. Sucesso no Festival da Virada, o palco tem como foco dar espaço aos novíssimos ventos da música baiana, reunindo 24 atrações.

After Batekoo promete levar alegria, arte e diversidade durante madrugadas na Praça Castro Alves
Criado: 17 Fevereiro 2023

O Carnaval de Salvador traz neste ano, pela primeira vez, um dos maiores movimentos negros, periféricos e LGBTQIAP+ do país como atração: o Batekoo. Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, das 0h às 3h, a plataforma cultural vai levar alegria e arte para os foliões na Praça Castro Alves após a passagem do último trio – a famosa festa ‘after’.
Fundado em 2014 por Maurício Sacramento e Wesley Miranda, o Batekoo surgiu como uma festa despretensiosa no bairro do Rio Vermelho que logo ganhou notoriedade e se consolidou em seis estados, por promover o respeito e a diversidade.

Conhecido artisticamente como FreshPrincedaBahia, Sacramento exalta a participação no carnaval. “É muito gratificante participar pela primeira vez da maior festa de rua do planeta e ver que a Prefeitura de Salvador está olhando tanto para os novos movimentos quanto para a nova cena artística baiana. Queremos promover a comunhão, celebrar nossas existências e a diversidade. O After Batekoo está aberto para todos”, afirma.

Maurício Sacramento também valoriza o local escolhido para as apresentações. Para o artista, a Praça Castro Alves é o cenário ideal para a estreia do After Batekoo no carnaval da cidade. “É muita responsabilidade. Estamos muito felizes por estarmos nos apresentando na Castro Alves. É um local histórico para o carnaval soteropolitano e, para mim, traz a ideia de recomeço e força do movimento negro”, pontua.

Pedro Tourinho, secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), enaltece o trabalho dos jovens soteropolitanos e a parceria com o movimento na promoção da diversidade durante o festejo momesco. “Batekoo é reconhecida internacionalmente como uma das mais importantes plataformas de cultura e entretenimento negro LGBTQIAP+ que temos atualmente. Possui eventos em diversas cidades do país, realizou um festival para mais de dez mil pessoas no final do ano passado em São Paulo, e é soteropolitana”, disse.

“Seus fundadores são jovens da periferia de Salvador. Nada mais natural do que a própria cidade reconhecer a importância e fazer uma parceria para fazer o carnaval de um ponto fundamental da folia: a Praça Castro Alves”, completou Tourinho.

Alan Costa, um dos líderes do AfroBapho, que é uma das atrações da festa, fala sobre a expectativa para os cinco dias de apresentações performáticas. “Recebemos com muito carinho a possibilidade de mostrar nosso trabalho. A gente pretende levar o que construímos sempre. Apresentaremos muita cultura, arte e diversão, unindo ritmos afrodiaspóricos com movimentos de dança que valorizam e afirmam nossas identidades”, disse.

Skip to content