Espaço Pierre Verger reverencia produção de fotógrafos baianos

Publicado: 19 de agosto de 2022-8:46

Vista por visitantes e moradores locais como cartão postal gastronômico, cultural, histórico e paisagístico, Salvador é uma cidade fotográfica e vem inspirando ao longo dos anos diversos nomes, nascidos ou radicados na capital baiana, a eternizar momentos, através da imagem, que encantam os olhos e sentidos do público. E um importante equipamento, situado no Forte de Santa Maria, no Porto da Barra, reverencia esses profissionais através da exposição permanente das suas obras: o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana.

Administrado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), o local é uma forma de homenagem ao etnólogo e fotógrafo francês Pierre “Fatumbi” Verger e de outros 100 fotógrafos baianos que, ao longo do último século, revelaram as histórias e os costumes da cidade.

Curador do espaço, o fotógrafo Alex Baradel lembra que o equipamento tem por objetivo mostrar um recorte da fotografia produzida na Bahia em uma apresentação moderna, na maioria virtual, de modo a apresentar um pouco da arte produzida por estes profissionais ao longo do tempo. “Desenvolvemos uma série de temáticas, entramos em contato com fotógrafos que representassem esses tópicos na história da fotografia da Bahia. Todas elas, com exceção do contexto contemporâneo, têm alguma relação com a obra de Verger”.

Intituladas Retratos, Paisagens Urbanas, Cultos Afro- Brasileiros, Interior da Bahia, Cenas do Cotidiano, e Fotografia Contemporânea, além de exposições virtuais, disponíveis através de óculos de realidade virtual, o acervo traz recortes do trabalho de fotógrafos tão diversificados quanto Verger, a exemplo de Amanda Oliveira, Bauer Sá, Adenor Gondim e Hirosuke Kitamura, dentre muitos outros.

“A fotografia, como outros tipos de arte, é uma maneira de guardar a memória da cultura de um grupo de pessoas. É uma forma de melhor entender como era a rotina em outros tempos e que funciona também como fonte de pesquisa”, complementa.

O espaço funciona de quarta a segunda-feira, das 10h às 18h, com ingressos a R$20 (inteira) e R$10 (meia), que dá direito também ao acesso ao Espaço Carybé de Artes, este no Forte São Diogo, na mesma região. Às quartas-feiras a entrada é franca.

Pierre Verger – Nascido em Paris, em 1902, Pierre Verger chegou à Bahia em 1946, onde ficou até sua morte, em 1996. Estudioso da diáspora africana na Bahia, Verger transitou pela etnografia, fotografia, era babalorixá e estudioso do fluxo cultural e econômico do período escravista brasileiro. As imagens têm como foco o cotidiano e a realidade, destacando os costumes e crenças do povo.

Dia Mundial da Fotografia – O dia 19 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia Mundial da Fotografia. A data remete à invenção do daguerreótipo, instrumento que antecedeu às câmeras fotográficas, desenvolvido pelo francês Louis Daguerre (1787-1851).