Mais de 3 milhões de turistas devem desembarcar em Salvador no verão

Publicado: 5 de dezembro de 2022-11:27

Fotos: Bruno Concha/Secom e Otávio Santos/Secom

Salvador se prepara para voltar a receber grande volume turístico para o próximo verão, após dois anos de restrições decorrentes das medidas sanitárias de controle à pandemia da Covid-19. A estimativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) é que a cidade receba aproximadamente mais de 3 milhões de turistas entre dezembro deste ano até março de 2023.

As projeções são baseadas em estudos que preveem dois tipos de cenários: conservador, de acordo com a manutenção das atuais condições mundiais (política e socioeconômica); e otimista, no qual os indicadores são favoráveis às atividades turísticas devido a uma possível melhora do panorama vigente. Desse modo, a ocupação hoteleira deverá alcançar entre 67% a 70%, enquanto a receita turística deve girar em torno de R$5 bilhões.

Os visitantes que desembarcarão na capital baiana durante a estação mais quente do ano poderão curtir um calendário intenso que estará recheado de eventos populares, além de toda a gastronomia, cultura, história e belezas naturais que estão presentes, sobretudo, nos mais de 60 quilômetros de orla marítima da cidade.

“Salvador está preparada para receber o turista. A Prefeitura não parou de investir nas ações de promoção do destino e também na requalificação da cidade e, graças a esses investimentos, os resultados recentes têm apresentado uma tendência de crescimento e vem mostrando cenários positivos constantes. O fluxo de turistas no terceiro trimestre de 2022, por exemplo, fechou o período com uma variação de 22% acima na comparação com o mesmo período de 2021, sendo ainda cerca de 4% superior ao segundo trimestre (abril a junho de 2022)”, declarou a titular da Secult, Andrea Mendonça.

A pasta estima que, num cenário conservador, Salvador atraia 3,2 milhões de turistas no próximo verão, mesmo número registrado em 2020, último período anterior ao início da pandemia. Num traçado otimista, a capital baiana poderá receber 3,4 milhões de visitantes, número que superaria em 5% o verão de 2020.

Voos – Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revelam que cerca de 18,4 mil pousos e decolagens estão previstos para o período de dezembro 2022 a março de 2023 no Aeroporto de Salvador.

Mesmo com um ano ainda marcado pela influência da pandemia do Covid-19 na rotina mundial, houve crescimento significativo ao longo do ano dos voos e retorno de rotas internacionais importantes para a capital baiana como, por exemplo, os da empresa TAP, com voos provenientes da cidade de Lisboa; a Air Europa, com voos vindos de Madri; e as Aerolíneas Argentinas e GOL, com decolagens e pousos para Buenos Aires.

Cruzeiros – A temporada de cruzeiros marítimos teve seu retorno no verão passado (2021/2022) ainda com dados tímidos por conta da influência direta da crise sanitária. Entretanto, para o próximo verão, estão previstos para atracar no Porto de Salvador até o momento 77 navios, de acordo com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).

O número é o maior desde a temporada 2014/2015, quando 74 navios atracaram no porto da cidade, e cerca de 45% superior na comparação com o número de atracações da última temporada antes do início da pandemia (2019/ 2020), quando 53 navios estiveram na capital baiana.

Ainda segundo a Codeba, a capacidade total de passageiros para a temporada 2022/2023 chegará a 309.337 pessoas, sendo o maior número desde o início da série histórica em 2004.

Festas populares – Embora o verão comece no dia 21 de dezembro, o calendário de grandes eventos populares de Salvador para a estação começará mais cedo, com as festas de Santa Bárbara, no último domingo (4); de Nossa Senhora da Conceição da Praia (8); e de Santa Luzia (13).

Entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro ocorrerá o Festival Virada Salvador, que contará com 100 horas de música e deverá ter a participação de dois milhões de pessoas na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, orla da capital. Outras grandes manifestações populares que voltarão a acontecer são a Lavagem do Bonfim (12 de janeiro), Festa de São Lázaro (17 de janeiro), Festa de Iemanjá (2 de fevereiro), e Carnaval, que ocorrerá oficialmente entre os dias 15 a 21 de fevereiro.

Divulgação – A capital do verão conta com um canal único, por meio do qual será possível a conexão com toda a experiência que o turista e o próprio soteropolitano possam ter em Salvador. O site www.salvadordabahia.com é uma plataforma em que podem ser encontrados roteiros gastronômicos, de lazer, cultura, música, agenda de shows e eventos, história e curiosidades sobre a cidade. Um lugar onde é possível se planejar e organizar as melhores experiências – a estimativa é de que a capital baiana tenha cerca de mil eventos apenas na alta estação.