Projeto leva corais natalinos para sacadas de imóveis no Centro Histórico

Publicado: 15 de dezembro de 2022-15:11

O Centro Histórico de Salvador celebra o Natal com o projeto Sacadas Musicais, que começa nesta sexta-feira (16) e segue nos próximos dias 17,18, 20, 21 e 22 de dezembro, às 18h30, nas sacadas iluminadas de três prédios históricos no Terreiro de Jesus, Cruzeiro de São Francisco e Largo do Pelourinho. A iniciativa é gratuita e é realizada pela Prefeitura, através da Diretoria de Gestão do Centro Histórico (DGCH), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

O espetáculo ficará a cargo do Coral Música das Nascentes, formado por crianças e jovens da zona rural Barra de Pojuca, em Camaçari, que cantará músicas tradicionais e do cancioneiro popular do Litoral Norte, sob regência do maestro Fred Dantas. A participação especial é da cantora Manu Dourado, do Instituto de Cegos da Bahia (ICB).

Oriundos da comunidade rural de Tiririca, os 16 jovens, meninos e meninas do coral cantarão, acompanhados de flauta e teclado, canções como “Noite Feliz”, “Bate o Sino” e “Papai Noel”. Também entram no repertório músicas do acervo musical regional, como “Siriri Comia”, canção das marisqueiras do Rio Pojuca, e “Samba de Viola, samba-chula da orla de Camaçari.

Para o diretor do Centro Histórico, Gegê Magalhães, os próximos seis dias serão bastante especiais para os turistas e moradores da capital. O projeto, além de resgatar a tradição, visa abrilhantar mais o espírito natalino através das vozes infanto-juvenis e de um repertório que desperta nas pessoas o sonho, a alegria e o amor ao próximo.

“Sempre foi um desejo nosso fazer esse projeto de levar música para as lindas sacadas do Centro Histórico e não poderia haver um período melhor que o do Natal. Com o tema ‘Iluminando Nossos Sonhos’, do Natal Salvador 2022, contemplaremos um dos lugares mais icônicos da cidade e sua comunidade com uma ação que vai emocionar e encantar a todos”, completou Magalhães.

Coral Música das Nascentes – O Coral Música das Nascentes surgiu na Escola Ambiental, projeto existente desde 1996 que realiza um trabalho de inclusão social através da música, com apoio da Prefeitura de Camaçari e patrocínio este ano da empresa Bahia Control. O maestro Fred Dantas é o criador da Fundação Eco-Educativa Fred Dantas, no Litoral Norte da Bahia, que protege uma área de restinga e de Mata Atlântica, e a Escola Ambiental, onde crianças filhas de lavradores e pescadores aprendem a ler música e tocar.

Programação:

• Dias 16, 17 e 18/12: Sacada da Federação Espírita da Bahia – Cruzeiro de São Francisco
  • Dias 20 e 21/12: Sacada do Casarão 17 – Terreiro de Jesus
  • Dia 22/12: Sacada do Senac Pelourinho – Largo do Pelourinho