Projeto Orla recebe contribuições dos cidadãos até o próximo dia 25

Publicado: 19 de agosto de 2022-8:44

Com o propósito de ampliar a participação da sociedade civil na tomada de decisões relativas ao Projeto Orla de Salvador, a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) está realizando uma consulta pública para receber contribuições da população nas discussões acerca das características locais, dos usos, dos problemas e das potencialidades relacionadas às unidades de paisagens e trechos da orla do município. Os interessados em participar da pesquisa devem acessar o site https://bit.ly/consultaprojetoorla até o dia 25.

No ambiente virtual o usuário vai preencher uma ficha com seus dados e, em seguida, responder um questionário com quatro perguntas sobre a orla soteropolitana. Após a consulta, será realizada uma Oficina Intermediária Online, nos dias 30 e 31 de agosto, das 19h às 21h, através da página da Secult Salvador no YouTube (www. youtube/ secultsalvador), tendo como objetivo apresentar os resultados gerados na Oficina de Planejamento Integrado e Participativo do Projeto Orla, bem como entender a importância das contribuições dadas na consulta pública.

Além disso, um novo encontro também acontecerá entre os dias 12 a 14 de setembro, desta vez de forma presencial, com o intuito de estabelecer um Comitê Gestor da Orla. A intenção é criar uma forma ainda mais participativa para as tomadas de decisões futuras do Projeto Orla de Salvador e propor ações que o poder público local possa adotar, tendo como base o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Dinâmica – Devido à grande extensão territorial da orla soteropolitana, três trechos, denominados como unidades de planejamento, foram selecionados para iniciar esta fase do projeto. A Unidade de Planejamento 1 é a maior de todas, com 20 km de extensão, banhada pelo Oceano Atlântico, sendo delimitada na divisa com o município de Lauro de Freitas até o Jardim de Alah.

Já a Unidade de Planejamento 2 tem 5,24 km de extensão e está inserida na Baía de Todos-os-Santos, tendo seus limites entre o Farol da Barra até o Terminal Náutico Turístico, no bairro do Comércio. Por fim, a Unidade de Planejamento 3 tem 0,5 km de extensão e fica situada na praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades. As áreas que não foram contempladas nesta etapa do projeto devem ser incorporadas posteriormente.