Salvador recebe evento internacional sobre setor aéreo nesta quinta (25)

Publicado: 23 de agosto de 2022-8:47

Como anda a recuperação do setor de aviação civil na América Latina? Esse é um dos assuntos a serem discutidos na próxima edição da CAPA Latin America Aviation & LCCs Summit, que acontece nesta quinta (25) e sexta-feira (26), a partir das 8h, no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio. O evento, que ocorre pela primeira vez no Brasil, é apoiado pela Prefeitura e pelo Aeroporto de Salvador, e a abertura contará com as presenças do prefeito Bruno Reis e demais autoridades.

Com diferentes tempos de flexibilização de fronteiras e cenários econômicos particulares, cada país tem seus próprios desafios para enfrentar, apesar de a região como um todo ter recuperado o tráfego num ritmo forte. A América Latina já recuperou 94,7% da capacidade registrada no pré-pandemia, quando comparados os números registrados na semana começando em 18 de julho. Os dados são de dois provedores internacionais de dados, a CAPA (Centre for Aviation) e da OAG (Official Airline Guides).

Para responder a essa e outras perguntas, um grupo com notório conhecimento do mercado na região irá debater um assunto no primeiro painel do evento, intitulado “Entendendo a recuperação pós Covid-19 – Onde a América Latina se encontra?”. Os painelistas serão o diretor geral do Conselho Internacional de Aeroportos – América Latina e Caribe, Rafael Echevarne; o diretor da América Airlines para a América do Sul e parcerias estratégicas, Gonzalo Schames, o vice-presidente para vendas da Azul, Abhi Shah; e o vice-presidente regional para as Américas da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Peter Cerdá.

O Brasil segue a mesma tendência. Embora ainda haja uma jornada a percorrer – até agora 89% da oferta pré-pandemia foi recuperada -, o país tem se destacado na reposição de assentos. As companhias dão sinais de otimismo e estão anunciando novos voos.

A dinâmica do mercado do país é tema do painel “Holofotes no Brasil: Um olhar profundo sobre a dinâmica do mercado” da CAPA Summit e contará com a participação do CEO da Associação Latino-Americana e Caribenha de Transporte Aéreo (ALTA), José Ricardo Botelho, do vice-presidente de vendas da Azul, Abhi Shah, Daniela Araújo, diretora de produtos aéreos da Decolar, da Diretora de Marketing e Vendas da Latam, Aline Mafra, do CCO do GRU Airport, João Pita e do diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Pereira.

A programação completa do evento pode ser acessada no site https://laas22.capaevents.com/page/2203141/agenda-portugese.