Logo Prefeitura de Salvador

Secult prepara ação especial para 5 mil visitantes no Porto de Salvador nesta segunda (20)

Publicado: 20 de fevereiro de 2023-15:20

Mais de 5 mil visitantes, a bordo do navio MSC Seaview, chegaram em Salvador na manhã desta segunda-feira (20) de folia. Um receptivo montado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) promoveu uma ação especial, no Terminal Marítimo de Passageiros, no Comércio, para apresentar a programação oficial do Carnaval de Salvador, além dos principais pontos de visitação e opções culturais e de lazer que a cidade oferece.

A empresária Adriana Godoi, de Minas Gerais, conta que a festa soteropolitana é excepcional e que é muito bom estar de volta à cidade. “Eu amo o Carnaval de Salvador. Estou animadíssima para pegar logo o meu abadá e cair na folia”, conta a visitante.

Além do Carnaval, os turistas que desembarcarem na capital baiana nesse período poderão curtir um calendário intenso que estará recheado de eventos populares, além de toda a gastronomia, cultura, história e belezas naturais que estão presentes, sobretudo, nos mais de 60 quilômetros de orla marítima da cidade. A estimativa da Secult é que a cidade receba aproximadamente mais de 3 milhões de turistas entre dezembro do ano passado até março de 2023.

De acordo com Gegê Magalhães, diretor de Turismo do município, a Prefeitura mantém grandes esforços a fim de fomentar o turismo em Salvador. “A Secult está aqui presente para recepcionar esses turistas e apresentar o que a cidade tem de melhor. Estamos distribuindo a programação oficial para que eles possam acompanhar tudo que está acontecendo nos circuitos. Os nossos técnicos estão fazendo uma recepção de boas-vindas também, tudo isso com muita música, incluindo um minitrio circulando por aqui. Esperamos que essas pessoas curtam muito tudo que a cidade tem a oferecer”, explica o gestor.

Cruzeiros – A temporada de cruzeiros marítimos teve seu retorno no verão passado (2021/2022) ainda com dados tímidos por conta da influência direta da crise sanitária. Entretanto, para o próximo verão, estão previstos para atracar no Porto de Salvador até o momento 77 navios, de acordo com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).

O número é o maior desde a temporada 2014/2015, quando 74 navios atracaram no porto da cidade, e cerca de 45% superior na comparação com o número de atracações da última temporada antes do início da pandemia (2019/ 2020), quando 53 navios estiveram na capital baiana.

Ainda segundo a Codeba, a capacidade total de passageiros para a temporada 2022/2023 chegará a 309.337 pessoas, sendo o maior número desde o início da série histórica em 2004.