Após o acidente que atingiu a fachada da Casa do Benin, no Pelourinho, e levou ao fechamento temporário do equipamento cultural, a Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), deu início às obras de reestruturação das colunas externas do imóvel.
Antes do começo das intervenções, foi realizada uma análise dos danos na estrutura, seguida de vistorias técnicas para definição das medidas necessárias à recuperação do espaço.
As obras foram iniciadas no começo de junho e seguem em andamento, com previsão de conclusão até o final de julho. A intervenção é fundamental para garantir a segurança e a preservação do imóvel, um dos espaços de referência na valorização das relações culturais afrodiaspóricas em Salvador.
Com o avanço dos serviços, a expectativa é que a Casa do Benin seja reaberta ao público durante a realização da Flipelô, que ocorre entre os dias 5 e 9 de agosto, retomando sua programação e recebendo visitantes em um dos momentos mais importantes do calendário cultural da cidade.