Após o acidente que atingiu a fachada da Casa do Benin, no Pelourinho, e levou ao fechamento temporário do equipamento cultural, a Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), deu início às obras de reestruturação das colunas externas do imóvel.
Antes do começo das intervenções, foi realizada uma análise dos danos na estrutura, seguida de vistorias técnicas para definição das medidas necessárias à recuperação do espaço.
As obras foram iniciadas no começo de junho e seguem em andamento, com previsão de conclusão até o final de julho. A intervenção é fundamental para garantir a segurança e a preservação do imóvel, um dos espaços de referência na valorização das relações culturais afrodiaspóricas em Salvador.
Com o avanço dos serviços, a expectativa é que a Casa do Benin seja reaberta ao público durante a realização da Flipelô, que ocorre entre os dias 5 e 9 de agosto, retomando sua programação e recebendo visitantes em um dos momentos mais importantes do calendário cultural da cidade.
Realizado entre os dias 4 e 23 de junho no Centro Histórico de Salvador, o Arraiá da Prefs 2026 consolidou-se como um espaço de inclusão, acessibilidade e geração de oportunidades. Além da programação cultural, a festa promovida pela Prefeitura recebeu 12 organizações sociais voltadas ao atendimento de pessoas com deficiência, que levaram 603 crianças atípicas ao evento para momentos de lazer, acolhimento e interação.
A programação também abriu espaço para o empreendedorismo, por meio do projeto Empreender É com Elas, da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Foi realizada uma feira com cerca de 40 mães atípicas, contribuindo para a geração de renda.
As instituições participantes foram a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Instituto Guanabara, Associação Baiana de Reabilitação e Educação (ABRE), Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA), Mães do Bairro da Paz, Lar Vida, Associação de Microcefalia com Acolhimento e Empatia (AMAE), Associação de Projetos de Educação Especial e Inclusiva (APES) Amigos em Ação, Mães Incondicionais. Logopedia e Lagoa da Paixão. Durante a visita ao Arraiá, os grupos participaram das atividades da Fazendinha da Prefs, um dos espaços mais procurados por causa da programação infantil.
A diretora de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência da Sempre, Daiane Pina, pontua que a iniciativa uniu inclusão, empreendedorismo e valorização das mulheres e pessoas com deficiência. Segundo a diretora, receber instituições que atuam com PCD no São João reafirma o compromisso da Prefeitura com a participação dessas famílias nos espaços públicos. “Foram momentos mágicos e de muita alegria para mais de 600 crianças que puderam se divertir e brincar durante os festejos juninos”, afirma Daiane.
Na Praça Municipal, o projeto Empreender É com Elas reuniu comerciantes mulheres em três barracas de alimentação e duas de artesanato, distribuídas em duas casas temáticas. A iniciativa proporcionou visibilidade aos pequenos negócios e fortaleceu a autonomia financeira das participantes. Entre elas, estava Fernanda Correia da Cruz, de 34 anos, mãe de dois filhos neurodivergentes.
Desempregada há nove anos, Fernanda encontrou no projeto uma oportunidade para recomeçar profissionalmente produzindo doces, salgados e bolos. As vendas durante o Arraiá representaram um alívio para o orçamento da família. “Há nove anos fiquei desempregada e fazia alguns trabalhos para viver, mas me encontrei na cozinha através do Empreender É com Elas. Hoje faço meus doces, salgados e bolos para viver. Este ano, a venda no São João foi boa e vou conseguir pagar meu aluguel, que já estava atrasado”, relata.
Daiane Pina reitera que o projeto fortalece o protagonismo das mães atípicas e amplia suas oportunidades de geração de renda. “A possibilidade de empreender através das festas populares da Prefeitura é uma oportunidade de mudança de vida. Elas se animam, se sentem valorizadas, respeitadas e reconhecidas, não só como mulheres, mas também como mães atípicas. Elas entendem que, para a Prefeitura, devem ser valorizadas, vistas e reconhecidas como mulheres capazes de empreender, criativas, artistas, produtoras e que podem contribuir com a sociedade”, completa a diretora.
Falta exatamente um ano para que Salvador e o Brasil recebam a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, que começa em 24 de junho do ano que vem. A contagem regressiva iniciou nesta quarta-feira (24), mas o trabalho da Prefeitura da capital baiana para receber a maior competição do futebol de mulheres já começou. Entre as entregas da gestão municipal está a organização do FIFA Fan Festival, que será realizado na Praça Maria Felipa, no Comércio.
A Prefeitura criou um Grupo de Trabalho reunindo representantes de 16 secretarias e órgãos municipais para concentrar o planejamento para a Copa do Mundo Feminina da FIFA. Por se tratar de um evento com protagonismo feminino, a coordenação do grupo está a cargo, naturalmente, de uma mulher: a vice-prefeita Ana Paula Matos.
Segundo ela, o Mundial será mais uma oportunidade para a capital baiana mostrar para o mundo a sua vocação para receber eventos de impacto global. “Tive a honra de defender Salvador junto à FIFA no processo de escolha das sedes e mostrar que a nossa cidade está preparada para receber grandes eventos internacionais. Sediar a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 é motivo de enorme alegria e uma oportunidade de apresentar ao mundo a nossa capacidade de organização, a força da nossa cultura e a hospitalidade do nosso povo”, disse.
Dentre as medidas que a Prefeitura prepara para a Copa do Mundo está um plano amplo de mobilidade, que inclui uma linha do BRT Salvador indo até a Arena Fonte Nova, além de um esquema especial de trânsito. A gestão municipal também está elaborando um projeto de capacitação para os ambulantes e demais comerciantes, com o objetivo que eles tirem o melhor proveito das oportunidades de renda que o torneio vai trazer.
A Prefeitura também está elaborando um plano de comunicação específico para a Copa, que vai ajudar a divulgar a cidade como destino durante o torneio e ajudará a mobilizar o povo soteropolitano. Além disso, há um plano de sustentabilidade, para que a competição seja uma plataforma de divulgação de ações sustentáveis, direitos humanos e protagonismo feminino.
A competição será uma oportunidade ímpar de gerar emprego e renda para os soteropolitanos. Os trabalhadores ambulantes vão passar por capacitação e por um cadastramento para atuar nas festividades será feito com antecedência, como já ocorre em outros grandes eventos da cidade.
Durante a Copa das Confederações, em 2013, o gasto médio do turista brasileiro em Salvador foi 13% maior que o registrado em outras cidades-sedes, e a permanência na capital baiana foi de 6,4 dias, ante 5,5 nos outros destinos.
Salvador foi escolhida pela FIFA como uma das oito cidades-sede da Copa do Mundo Feminina após um longo processo, no qual apresentou o seu patrimônio histórico e cultural, a sua infraestrutura hoteleira, turística, de serviços e de transporte, além do trabalho realizado pelo Município nas áreas de desenvolvimento social e de sustentabilidade. Contou a favor da capital baiana o sucesso dos eventos anteriores realizados pela entidade na cidade, como a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo masculina em 2014.
Fan Fest – O Fifa Fan Festival (FFF) será realizado na Praça Maria Felipa, no Comércio. O local vai concentrar o público que deseja acompanhar os jogos da Copa do Mundo pelo telão, e também vai trazer diversas atrações artísticas e culturais. O secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Alexandre Reis,, contou que o local foi escolhido pela importância histórica e pela proximidade com outros equipamentos culturais da cidade.
“Salvador está se preparando para receber turistas nacionais e internacionais, e desenvolvendo ações que sejam projetos pilotos para alimentar o banco de dados no que diz respeito à inteligência de turismo. Vamos criar rotas culturais para os torcedores fazerem a integração entre a Arena Fonte Nova e a Praça Maria Felipa, e vamos aproveitar a oportunidade para apresentar a cultura efervescente da nossa cidade”, disse.
Comunicação – Segundo a diretora de Publicidade da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Lília Lopes, o sucesso da estratégia depende do fortalecimento da identidade cultural e do orgulho regional. Ela afirmou que a comunicação é a ponte entre o evento e as pessoas, e que mais do que divulgar que Salvador será uma cidade-sede, ajuda a construir pertencimento, orgulho e expectativa na população.
“Uma boa comunicação ajuda a transformar um evento em uma experiência coletiva. Estimulando o turismo, movimentando a economia, fortalecendo pequenos e grandes negócios e incentivando as pessoas a participarem desse momento. Além disso, cria um ambiente de celebração e envolvimento que faz com que a população se sinta parte da Copa”, afirmou.
O Arraiá da Prefs foi também um espaço de fortalecimento do empreendedorismo feminino e da inclusão social. Durante os festejos juninos realizados no Centro Histórico, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), promoveu o projeto Empreender com Elas, iniciativa voltada à geração de renda e ao fortalecimento da autonomia financeira de mães atípicas e mulheres com deficiência.
Ao todo, 32 empreendedoras participaram da ação durante o evento, distribuídas entre barracas de alimentação, espaços de artesanato e as casinhas da Vila Junina. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD) e reforçou o compromisso da Prefeitura com a inclusão produtiva, a valorização da economia criativa e o protagonismo feminino.
Entre as participantes estava a artesã Mirela Melo, de 54 anos, mãe solo de quatro filhos, que participou do projeto pela primeira vez. Para ela, a oportunidade representou uma importante vitrine para divulgar seus produtos e complementar a renda familiar. “Foi uma oportunidade muito boa para mostrar o nosso trabalho e conseguir uma renda extra. Muitas pessoas conhecem os nossos produtos aqui e depois continuam acompanhando pelas redes sociais”, afirmou.
Outro destaque foi o estande de Emerson Santos e da irmã, Jude Santos, que comercializam laços, tiaras e peças em biscuit inspiradas nas cores do Brasil e nas tradições juninas. “A feira foi realmente maravilhosa porque nos permitiu expor nosso trabalho e apresentar também elementos da cultura que estão presentes tanto na Copa do Mundo quanto no São João”, destacou Emerson.
Para Geruza Souza, de 47 anos, a participação no evento foi além das vendas realizadas durante os festejos. “Mesmo quando a venda não acontece na hora, as pessoas conhecem os produtos, seguem nossas páginas e podem se tornar clientes futuramente”, observou. A jovem Judmily Figueiredo concordou. Ela também aproveitou o espaço para comercializar laços, pulseiras e passadeiras confeccionados pela mãe. “Foi uma oportunidade para divulgar nosso trabalho e conquistar novos clientes”, disse.
Segundo a coordenadora da DPCD, Daiane Pina, a iniciativa gera impactos que vão muito além da geração de renda. “A ação é fundamental para a melhoria da qualidade de vida dessas mulheres e para o fortalecimento da autoestima. Além disso, contribui para impulsionar negócios liderados por mulheres e ampliar sua participação no mercado”, destacou.
Sobre o programa – O Empreender com Elas nasceu da necessidade de fortalecer a rede de apoio às mães atípicas em Salvador. Mais do que uma política pública de incentivo ao empreendedorismo, a iniciativa representa um caminho de acolhimento, autonomia e geração de renda para mulheres que, muitas vezes, precisam abrir mão de empregos formais para se dedicar aos cuidados dos filhos.
Nos últimos três anos, o programa desenvolveu diversas ações e firmou parcerias com instituições voltadas à defesa dos direitos das pessoas com deficiência, incluindo associações e centros especializados. As participantes têm acesso a capacitações e oportunidades de atuação em segmentos como alimentação, artesanato, confecção, costura e produção de bijuterias, recebendo suporte para empreender e ampliar a renda familiar.
As ações do Empreender com Elas não se restringem ao período junino. O projeto também participa de outros eventos promovidos pela Prefeitura, como a Vila Natalina, o Festival da Cidade e a Festa Literária Internacional do Pelourinho (FiPelô), ampliando as oportunidades de comercialização para as participantes ao longo do ano.
As interessadas em integrar o programa podem realizar a inscrição de forma online, por meio das redes sociais da DPCD, ou presencialmente na sede da diretoria, vinculada à Sempre. Para participar, basta ser mãe atípica e ter interesse em empreender.
Salvador já iniciou a contagem regressiva para receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA, que chega ao Brasil daqui a exatamente um ano, no dia 24 de junho de 2027. Neste momento em que os brasileiros ainda vivem as emoções do Mundial masculino – inclusive com jogo da Seleção Brasileira nesta quarta-feira (24) -, é bom lembrar que em pouco tempo todo esse clima será vivido na própria capital baiana, que já se prepara para receber o torneio.
A cidade foi escolhida como uma das oito sedes da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, e volta a receber, após 13 anos, a maior competição de seleções do planeta – desta vez com elas, as mulheres, como protagonistas. A expectativa é repetir o sucesso que Salvador teve em 2014, quando a Arena Fonte Nova recebeu seis partidas. No ano que vem, serão pelo menos cinco jogos – o número final ainda será decidido no sorteio do Mundial.
A Prefeitura já está trabalhando para receber bem os torcedores. Dentre as novidades, Salvador está desenvolvendo um plano de mobilidade que inclui uma linha do BRT até a Fonte Nova e que já está em fase de testes. A gestão municipal também será responsável pela produção do FIFA Fan Festival (FFF), evento gratuito que será realizado na Praça Maria Felipa, no Comércio, com exibição dos jogos e apresentações culturais.
Na Copa do Mundo da FIFA 2014, a capital baiana recebeu 825,1 mil turistas apenas no mês de junho, quando a maioria das partidas foi realizada, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) à época. Foram 237,6 mil visitantes a mais do que num período convencional para o mês, movimentando a economia e gerando emprego e renda para a população.
A expectativa da Prefeitura é de que a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 deixe um legado social para a cidade, como exemplo de evento inclusivo, diverso e respeitoso. Uma das principais pautas trazidas pela competição é o protagonismo feminino e a valorização das mulheres. Salvador também está desenvolvendo um plano de sustentabilidade e direitos humanos, seguindo os parâmetros internacionais de grandes eventos.
A vice-prefeita Ana Paula Matos, que está à frente do grupo de trabalho de organização da Copa pela Prefeitura, destacou a oportunidade que a competição traz: “Além do legado para o esporte, estamos falando de geração de emprego, renda, movimentação da economia, fortalecimento da participação feminina e da pauta de gênero que é significativa aos nossos corações. Estamos trabalhando de forma integrada, com todas as secretarias envolvidas, para garantir uma boa experiência para atletas, delegações, turistas e para a população. Salvador está pronta para fazer uma Copa inesquecível”, disse.
Ainda é cedo para fazer projeções econômicas para 2027, mas na Copa do Mundo de 2014 a receita turística de junho foi de R$ 1,2 bilhão, mais do que os R$ 920 milhões registrados em junho do ano seguinte. No Brasil, foram confirmados crescimentos no faturamento dos segmentos de hospedagem (14,7%), rodoviário (5,4%), aéreo (5,5%) e locadoras de automóveis (8,4%).
Sucesso – Salvador e a Arena Fonte Nova tiveram uma participação marcante nos eventos da FIFA no Brasil. Em 2013, foi uma das sedes da Copa das Confederações, recebendo inclusive a goleada da Seleção Brasileira por 4×2 sobre a Itália com direito a golaço de Neymar.
Em 2014, o sucesso foi ainda maior. Na Copa do Mundo da FIFA, foram 24 gols em seis jogos. A rede da Fonte Nova balançou tantas vezes que o estádio foi apelidado de ‘Fonte dos Gols’. Foi em Salvador que a então campeã mundial Espanha tomou 5×1 da Holanda com um dos gols mais bonitos do torneio, marcado por Van Persie; que a França de Benzema venceu por 5×2 a Suíça; e que a Alemanha iniciou a sua trajetória até o título mundial com um 4×0 sobre Portugal de Cristiano Ronaldo.
O duelo das oitavas-de-final entre Bélgica e Estados Unidos, vencido pelos belgas, foi assistido por 51.227 torcedores, o maior público registrado na Arena Fonte Nova desde a remodelação do estádio. Ao longo daquela Copa do Mundo, o espaço recebeu um público total de 300.674 torcedores, o que resultou numa média de público de 50.112 torcedores por partida.
A Prefeitura de Salvador, por meio da Saltur (Empresa Salvador Turismo), realiza nesta quarta-feira (24) uma programação especial para os torcedores acompanharem a partida entre Brasil e Escócia. A iniciativa contará com transmissão do jogo em telões instalados em diferentes bairros da capital, além de shows gratuitos após a partida.
A partir das 17h, moradores e visitantes poderão acompanhar o confronto em espaços preparados nos bairros de Cajazeiras, Itapuã, Paripe e Ribeira. Após o apito final, a festa continua com apresentações musicais que prometem animar o público em cada localidade.
A ação integra a estratégia da Prefeitura de Salvador de descentralizar as celebrações e proporcionar opções de lazer e entretenimento para moradores de diferentes regiões da cidade, fortalecendo o sentimento de integração e valorizando artistas locais.
Programação por bairro
Cajazeiras
* André e Mauro
* Kart Love
Itapuã
* Rafael Argolo
* Tayná Agazzi
Paripe
* Berguinho
* Larissa Melo
Ribeira
* Lary Samba
* Dan Miranda
As atrações do Arraiá da Prefs, realizadas na Praça Municipal e na Rua Chile, têm animado a estadia de turistas que chegam à capital baiana para conhecer a cidade e aproveitar os festejos juninos. Ao caminhar pelo Centro Histórico, é comum encontrar visitantes apreciando a programação cultural e a decoração temática enquanto passeiam com amigos e familiares.
O último fim de semana foi marcado por uma série de apresentações que reuniram música, dança e manifestações da cultura popular. No sábado (13), a noite foi animada pelo cortejo junino Um Cordel de Amor no Arraiá da Prefs, que reuniu mais de 150 artistas e levou ao público atrações para todas as idades. Diversos grupos tradicionais de quadrilhas juninas de Salvador também percorreram a Rua Chile, cada um apresentando uma temática diferente.
No Palco Coreto, instalado na Praça Municipal, também se apresentaram DJ Sergipe, Legião Forrozeira, Igor Serravale e Cicinho de Assis. A programação contou ainda com um aulão de forró conduzido pela Cabrueira.
No domingo (14), o Cortejo Junino voltou a animar o público. A programação também incluiu apresentações da Rural Elétrica, do DJ Leo Melo, da Noite do Samba Junino e do cantor Felipe Peixinho.
Até o encerramento do Arraiá da Prefs, o Centro Histórico seguirá recebendo uma programação diversificada, com aulas de forró, cortejos juninos e apresentações de artistas e bandas como Lívia Mattos, Trio Querubim, Negra Cor – Tributo a Gonzagão e Dominguinhos, Legião Forrozeira, entre outras atrações.
Celebração
A museóloga Cláudia Celente, de 53 anos, turista de Pelotas, no Rio Grande do Sul, ficou encantada com a festa durante a visita ao Centro Histórico. “Achei maravilhoso esse Arraiá da Praça Municipal e da Rua Chile. Estou encantada. Comentei que, se a felicidade realmente desperta hormônios que fazem bem à saúde, eu serei imortal. Estou amando isso aqui. É tudo muito lindo. Pretendo voltar mais vezes”, comentou.
O filho dela, o professor Eduardo Celente, de 25 anos, também se surpreendeu com a programação. Em sua primeira visita a Salvador, ele veio à cidade para participar de um congresso nacional de educação e acabou encontrando uma celebração que superou suas expectativas. “Embora eu já soubesse da força dessa tradição no Nordeste, não imaginava encontrar toda essa festa no Centro Histórico. Estou achando tudo perfeito. Lá no Rio Grande do Sul temos as Invernadas, em setembro, mas fomos surpreendidos por apresentações lindíssimas de festa junina”, afirmou.
O publicitário carioca Guilherme Heizer, de 33 anos, disse ter tido sorte de visitar Salvador justamente neste período. “É muito bom estar aqui em pleno São João e durante a Copa do Mundo. Sabemos que os festejos juninos são muito fortes no Nordeste, e estou vendo isso de perto com toda essa movimentação no Centro Histórico. Estou achando a festa linda. Só conhecia pela televisão e agora tenho a oportunidade de vivenciar tudo isso”, relatou.
Fortalecimento – O diretor de Qualificação e Promoção do Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Gegê Magalhães, acredita que Salvador vive um momento de fortalecimento do turismo durante o período junino.
Os números da movimentação aérea reforçam esse cenário. De acordo com a Vinci Airports, empresa que administra o Aeroporto Internacional de Salvador, estão previstos 963 voos entre os dias 18 e 26 de junho, período do São João, o que representa um crescimento de 34% em relação ao mesmo período do ano passado.
“Nos últimos anos, Salvador passou a ocupar um espaço cada vez mais relevante nesse cenário. E isso acontece sem que o interior perca sua força ou seu protagonismo histórico. Pelo contrário, o que vemos hoje é uma ampliação da oferta turística junina em todo o estado, com Salvador se consolidando também como um destino para quem deseja vivenciar as tradições nordestinas desse período”, afirmou.
Segundo o gestor, a capital passou a receber não apenas turistas de outros estados e países, mas tbém visitantes de diversas regiões da Bahia. “O Arraiá da Prefs tem desempenhado um papel muito importante nesse contexto. Com a criação do projeto, no ano passado, a ocupação de espaços emblemáticos, como a Rua Chile, a Praça Municipal e o entorno do Centro Histórico, trouxe ainda mais vida, movimento e atratividade para uma das áreas mais importantes da cidade”, destacou.
O Arraiá da Prefs 2026, grande circuito junino gratuito promovido pela Prefeitura de Salvador desde o último dia 4, encerra sua programação nesta terça-feira (23). A despedida será marcada por uma homenagem a dois dos maiores nomes da música nordestina. A banda Negra Cor apresenta o espetáculo “Tributo a Gonzagão e Dominguinhos”, das 22h à meia-noite, no Palco Coreto, montado na Rua Chile, no Centro Histórico, reunindo clássicos do forró, do xote e do baião em uma celebração da cultura junina.
O espetáculo a Gonzagão e Dominguinhos foi idealizado pelo cantor, compositor, arranjador e multi-instrumentista que comanda a Negra Cor, Adelmo Casé. A homenagem nasceu após a participação do artista no filme Gonzaga: De Pai Para Filho (2012), experiência que aprofundou sua admiração pela trajetória de Luiz Gonzaga e inspirou a criação de um show dedicado ao legado deixado pelo Rei do Baião e por Dominguinhos.
“Me apaixonei pela história do Luiz Gonzaga. Já conhecia muitas canções, mas essa experiência como ator, contando uma parte da vida de Gonzaga, me inspirou ainda mais a seguir fazendo música que vem da alma”, revelou Casé.
A proposta da apresentação musical é conduzir o público por uma viagem pela história da música nordestina, valorizando a herança cultural de dois dos maiores representantes do gênero.
No repertório, clássicos que atravessam gerações e fazem parte da memória afetiva dos brasileiros, como “Vida do Viajante”, “Xote das Meninas”, “Nem se Despediu de Mim” e “De Volta Pro Aconchego”, ajudam a transformar a apresentação em uma grande celebração do forró, do xote e do baião como patrimônios culturais do país.
Para o vocalista, o show Tributo a Gonzagão e Dominguinhos é uma celebração da grandeza da música do Nordeste. “É a consagração da nossa cultura e tradição. Além dos clássicos desses dois artistas gigantes, a gente também homenageia quem deu sequência a esse legado, como Flávio José, Dorgival Dantas, Elba Ramalho, João Gomes e muitos outros. Bora dançar xote, baião e arrasta-pé. Viva o São João!”, completou o artista.
Programação – Além do show da Negra Cor, a programação do dia 23 contará com atrações musicais e atividades voltadas para os amantes do forró.
No Palco Coreto, a festa começa às 18h com o projeto Brega a Dois, comandado pelos DJs Ian Fraguas e Spadina Banks.
Em seguida, sobem ao palco Forró Fissura, das 20h às 21h, e Gabriela Freire, das 21h às 22h. Já na Arena Arromba Chão, o público poderá participar de uma aula de forró com o Grupo Cabrueira, das 18h às 19h, reforçando o clima de celebração das tradições nordestinas.
Com o tema “Do Nosso Jeito e Do Nosso Coração”, o Arraiá da Prefs 2026 entra na reta final com uma programação especial nesta segunda (22) e terça-feira (23), reunindo música, dança, gastronomia, cultura popular e atividades para toda a família no Centro Histórico de Salvador. Promovido pela Prefeitura, o evento ocupa espaços como a Rua Chile, Praça Municipal e Praça da Sé, além da Baixa dos Sapateiros e Largo do Santo Antônio Além do Carmo, consolidando-se como um dos principais polos juninos da capital baiana.
Serão dois dias de uma intensa agenda de apresentações musicais, aulas de forró, atividades culturais e homenagens a grandes nomes da música nordestina.
Entre as atrações de segunda-feira, estão shows no Palco Coreto e aulões de forró na Arena Arromba Chão. No Palco Coreto, a programação começa às 18h com a DJ Libreana, seguida por Renan Ribeiro, das 19h às 20h; Legião Forrozeira, das 20h às 21h; Ricardo Buruá, das 21h às 22h30; e Voa Dois, das 22h30 à meia-noite.
Já na Arena Arromba Chão, o público poderá participar de aulas de forró com o grupo Forró 4º Andar, das 18h às 19h e das 21h às 22h. A estrutura do evento conta ainda com a Vila Junina Gastronômica, a Fazendinha Infantil e a Quermesse Feira Elabore, ampliando as opções de lazer e entretenimento para moradores e turistas.
O encerramento do Arraiá da Prefs acontece na terça, véspera de São João, com uma programação cujo grande destaque será o espetáculo “Tributo a Gonzagão e Dominguinhos”, apresentado pela banda Negra Cor, liderada por Adelmo Casé, das 22h à meia-noite, no Palco Coreto da Rua Chile. O show homenageia dois dos maiores ícones da música nordestina, reunindo clássicos do forró, xote e baião em uma celebração das tradições juninas.
Mais cedo, a partir das 18h, se apresenta o projeto Brega a Dois, comandado pelos DJs Ian Fraguas e Spadina Banks. Em seguida, o público acompanha os shows de Forró Fissura, das 20h às 21h, e Gabriela Freire, das 21h às 22h. Na Arena Arromba Chão, uma aula de forró com o Grupo Cabrueira, das 18h às 19h, reforça o clima de celebração.
Mais atrações – O público também pode visitar a Estação São Pedro, a Rota Gastronômica Sabores do Interior, a Fazendinha Infantil e os espaços instagramáveis instalados no circuito.
Já no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, o Coreto Santo Antônio recebe apresentações gratuitas até terça, com shows de Welington Pacheco, Forró Tropical, Fulô de Maria, Dinho do Acordeon, Banda Forró Passa Pé e Forró Fissura.
A Quermesse Feira Elabora também segue até terça na Praça da Sé, sempre a partir das 14h, com artesanato, economia criativa e gastronomia típica junina. A programação completa do Arraiá da Prefs pode ser conferida no site salvadordabahia.com/eventos/arraia-da-prefs-2026-confira-programacao/.
Com a proximidade do São João, a procura de soteropolitanos e turistas pelos produtos dos festejos juninos só aumenta. Diante disso, o Arraiá da Prefs, realizado no Centro Histórico desde o último dia 4, tem sido um importante vetor econômico para os cerca de 200 ambulantes que atuam na festa, aumentando o fluxo de vendas e garantindo o sustento de famílias.
Quem vai à região se depara com barracas que vendem iguarias típicas do período, enfeites e peças de artesanatos temáticos, além de vendedores em isopores comercializando bebidas, inclusive licores dos mais variados sabores.
“O Arraiá da Prefs tem gerado resultados positivos para os vendedores ambulantes, que passaram a ter mais oportunidades para gerar renda. Seguimos atuando para garantir organização e apoio a esses trabalhadores, que são parte fundamental do sucesso da festa. Essa parceria fortalece a economia local e valoriza quem trabalha para fazer do evento uma grande celebração”, destaca o secretário de Ordem Pública (Semop), Décio Martins.
A artesã Shirlei Ferreira de Souza, 51 anos, é uma das ambulantes credenciadas no circuito. Ela enxerga a chegada do São João como uma ajuda essencial para aumentar os seus lucros e trouxe um comparativo com meses anteriores.
“Minhas vendas melhoraram bastante em relação a maio. É o efeito de eventos como esses. Muitas pessoas de diversos locais têm vindo para o Centro Histórico. Está valendo a pena”, comentou.
Luan Carlos também é um dos ambulantes do local e comercializa cerveja, refrigerante e água. Empolgado com o Arraiá da Prefs, ele reforçou suas expectativas para o São João no Centro Histórico, cuja programação ocorrerá até o próximo dia 23.
“A ideia é buscar vender ainda mais do que em 2025, sobretudo na semana que vem, quando devem vir ainda mais pessoas”, comentou.
Já Vanilza Lago, de 47 anos, é mãe de uma criança com apenas um ano e traz seu sustento a partir das vendas de bebidas. Ela também espera impacto positivo para a sequência do período junino.
“Esperamos que o movimento aumente na semana que vem, ainda mais com a tendência das pessoas virem até o Centro Histórico para curtir o São João. Meu ponto não é fixo, vou circulando e, ano passado, tive boas vendas. Agora, espero superar esse desempenho para garantir um incremento da renda”, disse.