Logo Prefeitura de Salvador

Quase 1 milhão de turistas visitam Salvador com receita tutística de 2 bilhões durante Novembro Salvador Capital Afro

Publicado: 21 de dezembro de 2025-13:59

Salvador encerrou novembro de 2025 com números expressivos no setor turístico. De acordo com dados prévios do Observatório do Turismo de Salvador, a capital baiana recebeu 918,5 mil turistas ao longo do mês, um desempenho que reforça a consolidação da cidade como o destino mais procurados do país no mês da Consciência Negra. A receita turística ultrapassou os R$ 2 bilhões, 4,1% a mais do que o mesmo periodo do ano anterior.

Além do crescimento mensal, o acumulado do ano também reforça a força do turismo soteropolitano em 2025. Entre janeiro e novembro, a taxa média de ocupação hoteleira também ficou 4% acima do registrado no mesmo período de 2024. No mesmo intervalo, a estimativa de fluxo turístico cresceu pouco mais de 4,2%**, e a receita alcançou R$ 19,7 bilhões.

Para a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, os resultados refletem planejamento e constância.
“Os números de novembro confirmam o sucesso absoluto do Salvador Capital Afro e de toda a nossa estratégia de posicionar a cidade como um referência mundial no afroturismo. Salvador hoje recebe turistas o ano inteiro. A cultura, a música, os eventos e nossa identidade estão movimentando a economia, gerando renda e fortalecendo ainda mais a imagem da cidade no Brasil e no mundo”, argumentou.

Equipamentos culturais

O bom desempenho do turismo em novembro também se refletiu na procura pelos equipamentos culturais da Secretaria de Cultura e Turismo. O Espaço Carybé de Artes registrou o segundo mês consecutivo de crescimento, recebendo em novembro um público 24% maior que no mesmo mês de 2024. Já a Casa do Carnaval da Bahia apresentou aumento de 7% no número de visitantes em novembro.

A Cidade da Música da Bahia também teve desempenho positivo no mês, com crescimento de 8% em relação a novembro de 2024. O destaque mais expressivo, porém, veio do Memorial Dois de Julho, que fez seu terceiro mês consecutivo de forte expansão e apresentou, em novembro, um aumento de 55% no número de visitantes na comparação com o ano anterior. No somatório de janeiro a novembro, o memorial mantém um crescimento robusto, com alta aproximada de 17%.

“Os números evidenciam que a movimentação turística de Salvador cresceu não apenas em volume, mas também em diversidade de interesses, fortalecendo a economia criativa, ampliando a circulação em espaços culturais e consolidando novembro como um dos meses mais potentes do calendário turístico soteropolitano”, analisou Ana Paula Matos.

Salvador destinará R$ 15 milhões para o Viva Esporte em 2026 e ampliará números de inscritos no Bolsa Atleta

Publicado: 16 de dezembro de 2025-16:52

Texto: Gilvan Santos e Thiago Souza/ Secom PMS

O pacote de investimentos para incentivo ao esporte em Salvador ficará ainda mais robusto em 2026. O prefeito Bruno Reis anunciou nesta terça-feira (16) diversas ações para a área, sendo um dos destaques o aumento de 50% no volume de recursos municipais destinados ao programa Viva Esporte, que passará de R$10 milhões para R$15 milhões. Outra novidade é a ampliação do número de inscritos que receberão o Bolsa Atleta Salvador, que sairá de 358 para 400 beneficiados.

Além disso, o prefeito assinou um decreto que cria contrapartidas para empresas promotoras de eventos esportivos. Pela regra, os organizadores poderão converter taxas que seriam pagas ao município para contratação de atletas ou para oferta de inscrições gratuitas. As medidas foram apresentadas durante o Grande Encontro Esporte Salvador 2025, realizado no Centro de Cultura Cristã da Bahia (Cecba), no Costa Azul.

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), reuniu atletas, paratletas, dirigentes esportivos e autoridades municipais para a apresentação do balanço das políticas públicas de esporte da capital baiana, com a presença da vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos. A programação contou ainda com apresentações esportivas, depoimentos de atletas e a participação da Receita Federal, parceira institucional da iniciativa.

Durante o encontro, Bruno Reis destacou que os investimentos realizados pela gestão municipal têm como principal indicador de sucesso os resultados alcançados pelos atletas beneficiados.

“Quando a gente realiza uma política pública, para ela ter efetividade e cumprir seu papel, ela precisa alcançar resultados. E a melhor forma de medir o esforço que a gente vem fazendo, seja com o Viva Esporte, com a Ajuda de Custo ou com o Bolsa Atleta, é pelo desempenho de vocês, pelos pódios e pelas medalhas que vocês conquistam”, afirmou.

Ao detalhar o funcionamento do Viva Esporte, o prefeito explicou que o programa permite que empresas direcionem impostos para projetos esportivos. “O patrocinador que tem que pagar ISS ou IPTU pode destinar 100% desse valor para apoiar o projeto de vocês. Se for um projeto de R$500 mil, ao invés de pagar esse imposto à Prefeitura, ele aporta diretamente no esporte”, disse. Em seguida, ele comunicou a ampliação do orçamento: “Hoje o Viva Esporte é de R$10 milhões, e eu quero anunciar que, para o ano que vem, serão R$15 milhões”.

Na ocasião, o titular da Sempre, Júnior Magalhães, apresentou os resultados dos principais programas esportivos da pasta. Entre os destaques está a ampliação do Bolsa Atleta Salvador, que passará de 358 para 400 beneficiados em 2026, cujos valores do benefício variam de R$ 300 a R$ 2 mil, de acordo com o ranqueamento do inscrito.

“Além disso, mais de 600 atletas já viajaram pelo mundo inteiro, inclusive para países como Japão, Alemanha e Estados Unidos, por meio da Ajuda de Custo que a Prefeitura concedeu nos últimos dois anos. Vale frisar que priorizamos aqueles que estão no Cadastro Único (CadÚnico), pois nosso olhar é sempre para o atleta mais vulnerável, porque sabemos que o esporte é uma das ferramentas mais potentes de transformação e ascensão social”, pontuou.

Conquistas – A estudante Isa Eduarda, 14 anos, pratica natação há três anos. Ela recebe o Bolsa Atleta Salvador e, graças ao recurso, participou de diversas competições dentro e fora da Bahia.

“Esse apoio é muito bom, porque dá àqueles atletas que não têm como pagar a oportunidade de pelo menos conseguir competir e também ter novas conquistas. Já competi em Sergipe, no Ceará e no Amazonas. Participei dessas competições com a ajuda da Prefeitura e isso foi muito importante pra mim”, contou.

Eduarda já conquistou mais de 100 medalhas e contou que o irmão mais novo, de 10 anos, segue pelo mesmo caminho. O pequeno pratica judô. O pai deles, o enfermeiro José Carlos, 43 anos, demonstrou-se orgulhoso com o caminho em que os jovens estão trilhando.

“Esse apoio da Prefeitura foi muito benéfico. A gente tem muitos gastos com viagem e outras coisas mais. Sem contar que, na vida cotidiana, para a gente conseguir algo para os nossos filhos é bastante complicado. Então, através da Bolsa Atleta e outros programas que a Prefeitura tem, a gente tenta galgar alguma coisa para ela”, disse.

Em parceria com a Receita Federal, a Prefeitura também passou a entregar malas de viagem para atletas atendidos pelos programas municipais, como forma de apoio logístico às competições.

O superintendente da 5ª Região Fiscal da Receita, Francisco Lessa Ribeiro Júnior, falou diretamente para os atletas que lotaram o auditório. “Estou ouvindo o barulho das medalhas que anima a todos nós. A missão da Receita não é diretamente vinculada ao esporte, mas é prover recursos públicos para o Estado nas suas diversas necessidades. E o esporte é também uma política pública muito importante, com muitos dividendos sociais para o país. Como baiano, soteropolitano, poder ajudar o mínimo que seja é motivo de grande alegria e nos anima a seguir apoiando a Prefeitura”, afirmou.

Acesse as galerias de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/prefeitura-destinara-r-15-milhoes-para-o-viva-esporte-em-2026/ .

https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/grande-encontro-esporte-salvador-2025/

Mundo Encantado da Criança atende desde a primeira infância à adolescência com atrações diversificadas

Publicado: 12 de dezembro de 2025-14:26

Fotos: Igor Santos/ Secom PMS
Reportagem: Priscila Machado/ Secom PMS

Desde o final de outubro, Salvador conta com um espaço que prioriza o brincar, acolhendo bem tanto os moradores e grupos escolares como os turistas. O Mundo Encantado da Criança funciona dentro do Centro de Interpretação da Mata Atlântica (Cima), no Bonfim, e é voltado para o público infantil de todas as idades, além dos seus familiares e responsáveis. Com entrada gratuita, o espaço está aberto à visitação de quarta-feira a sábado, de 9h às 17h, e domingo, das 10h às 14h, sem necessidade de agendamento prévio.

Entre as atrações estão uma Casa do Brincar, onde está instalada a exposição permanente de brinquedos da artista Lydia Hortélio, uma bebeteca, dedicada ao contato das crianças com a literatura, desde os primeiros anos de vida, além de jardins sensoriais, o Boquinha de Brasa (ambiente destinado a ações formativas, apresentações artísticas, encontros e oficinas) e a Sala Imersiva, que transporta os visitantes para dentro da Mata Atlântica por meio de uma experiência sensorial.

“Quando a Prefeitura começou a projetar o Mundo Encantado da Criança, com a nossa consultoria, nós pensamos em como inserir os conceitos de Lydia Hortélio, uma baiana que vive em Salvador e que é uma das pesquisadoras mais importantes da cultura da criança. Ela fala muito da importância de aproximar a natureza da criança, que o brincar deve acontecer nos espaços naturais. Então trouxemos tudo isso para o Cima, um espaço voltado para a natureza e para a investigação da Mata Atlântica”, conta Marcelo Peroni, consultor de Cultura e Primeira Infância da Rede Urban95.

Ele explica que a bebeteca foi pensada como um espaço que acolhe muito bem a primeira infância, ou seja, crianças de 0 a 3 anos de idade, e que também acolhe os cuidadores com muito cuidado. “Todo o mobiliário foi pensado nisso, com estímulos para que possam brincar livremente, com atenção às questões sensório-motoras e do equilíbrio. O mobiliário também propõe brincar de se esconder, de se olhar no espelho, de andar engatinhando por labirintos”, diz.

Além disso, ele lembra que a bebeteca dispõe de livros voltados para a primeira infância, livros que seguem algo que só Salvador tem, que é a bebeteca antirracista.

“Há livros que trabalham, desde a primeira infância, o combate ao racismo e a valorização da pessoa negra, da criança negra. Mas há também livros com questões ligadas à natureza. Então, houve um olhar para a oferta de livros que despertassem nas crianças, desde pequenas, a consciência ambiental e a preservação. Dentro da bebeteca, há um local voltado para a contação de histórias, pois entendemos que essa atividade é parte fundamental do desenvolvimento”, complementa.

No local, foi muito explorada a utilização de madeira em substituição ao plástico, com uma proposta de elementos mais naturalizados. Além disso, há banheiros acessíveis, com trocadores, e mobiliários na altura das crianças.

Equipamento – O Mundo Encantado da Criança nasceu como um ambiente de estímulo à imaginação, à arte e ao brincar, como parte de um compromisso com a cultura, a educação, o turismo e o desenvolvimento integral dos pequenos. O equipamento está vinculado às secretarias municipais de Cultura e Turismo (Secult) e de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).

“Hoje, oferecemos experiências que fortalecem identidade, pertencimento e imaginação, em um espaço criado especialmente para a família. O Cima e o Mundo Encantado da Criança representam esse novo olhar de Salvador: uma cidade inclusiva, que acolhe as famílias, valoriza a infância e oferece equipamentos públicos onde educação, natureza e cultura caminham juntas. Vivenciar a Mata Atlântica, brincar, ouvir histórias, se ver refletida na própria ancestralidade, tudo isso faz parte da formação cidadã que queremos incentivar”, afirmou a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos.

Ela também reforçou o convite às famílias: “Esse espaço está aberto, vivo e pulsante. Convidamos todas as famílias para conhecer, brincar, ler, participar das oficinas e viver esse ambiente de aprendizado lúdico. Salvador está investindo em uma infância mais rica, criativa e conectada com sua história”.

O equipamento vem recebendo um número crescente de visitantes, destacando-se como um espaço de vivência, descoberta e contato com a natureza. “O Mundo Encantado da Criança no Cima é mais do que um espaço de brincar, é uma ponte viva entre a infância e a natureza. Estudos já demonstram que o contato com ambientes naturais fortalece o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Quando oferecemos esse encontro com a biodiversidade de forma lúdica e educativa, estamos plantando sementes de cuidado, pertencimento e consciência ambiental para toda a vida”, destacou Ivan Euler, titular da Secis.

Escadaria – Entre os elementos que compõem o cenário externo, a escadaria colorida de acesso ao pavimento inferior tem chamado atenção pela beleza e combinação das cores e das figuras. Muitos visitantes aproveitam para tirar fotos no local. A obra foi pintada pelas artistas Miu Monteiro e Jana Dourado.

“Foi muito bom receber esse convite da Prefeitura, porque nós já fazemos muitos trabalhos para crianças. Fizemos também o Caminho da Criança, o Primeira Infância, que liga o Calabar à Avenida Centenário, que é um caminho interativo. Essa pintura na escada de acessibilidade nasceu do desejo de transformar um caminho que seria técnico, cinza, em um caminho de encantamento, já que o Cima recebe muitas crianças e muitos grupos escolares”, explicou Miu Monteiro.

A proposta, segundo ela, foi que, ao subir, o visitante não encontrasse apenas degraus, mas também um pedaço vivo da Mata Atlântica, do mar e do folclore brasileiro. “Nós espalhamos pelas escadas os bichos da Mata Atlântica, as folhas, as águas, os personagens da nossa lenda, a exemplo do Saci-Pererê e da Iara, e fizemos tudo de forma muito lúdica, colorida, como se a criança estivesse entrando na história do folclore e na Mata Atlântica ao mesmo tempo. A criança já conhece o Saci, a Iara e o Curupira pelas histórias, mas quando esses seres aparecem no meio da floresta, do rio e do mar, aí elas vão entendendo que é um cenário vivo, a nossa cultura viva, a casa onde eles realmente vivem, que é o meio ambiente”, complementou.

O mar desenhado na escadaria segue um caminho em direção à Baía de Todos-os-Santos, da qual um trecho pode ser avistado a partir do Cima. Na descida, animais como capivara, tamanduá-bandeira, pássaros, peixes, caranguejo, estrela do mar, tartaruga, boto-cor-de-rosa, coelhos, formigas, borboletas, sapos e a onça-pintada, símbolos da Mata Atlântica, compõem o cenário, além de figuras do folclore.

Para Miu e Jana, foi muito simbólico ter pintado a escada de acessibilidade. “É um equipamento de acesso ao espaço, à arte, à natureza e ao meio ambiente. Que as pessoas se sintam incluídas não só na arquitetura, mas também na poesia do lugar, da natureza e da arte, pois a mensagem também é essa: o caminho é de todos. E eu acredito que a educação ambiental começa pelo lúdico, pelo encantamento e pela sensação de pertencimento. Antes de pedir que os pequenos tenham uma conscientização ambiental, precisamos deixar que eles se apaixonem pelo meio ambiente”.

Exposição – A sala de exposição de brinquedos da artista Lydia Hortélio conta com brinquedos tradicionais da infância, a exemplo de pipa, pião, pedrinhas, bonecas, panelas de barro, minimóveis de madeira e carrinhos. Toda a sala é cercada por um quadro em que os pequenos podem soltar a imaginação enquanto escrevem e desenham a giz. As peças da exposição têm 95 centímetros de altura para que estejam compatíveis com a altura das crianças.

Em breve, também serão instaladas placas pelo Cima com trechos de músicas de Lydia Hortélio que falam sobre a natureza e sobre as pesquisas realizadas por ela, relacionadas às brincadeiras cantadas. QR Codes darão acesso às músicas para que familiares e demais cuidadores possam apresentá-las às crianças. Também está prevista a implantação de um café no Centro de Interpretação da Mata Atlântica.

Com uma área verde de 13,8 mil metros quadrados, o equipamento possui leiras, viveiros de mudas, que podem ser explorados por todos os públicos, inclusive o infantil. Recentemente foram plantados ipê-amarelo, ipê-roxo, ipê-rosa, sibipiruna, pau-brasil e jacarandá.

Salvador celebra 476 anos da Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia com missa campal e procissão no Comércio

Publicado: 8 de dezembro de 2025-15:21

Milhares de fiéis tomaram as ruas do Comércio na manhã desta segunda-feira (08) para celebrar Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia e figura central da festa religiosa mais antiga do Brasil, que chega aos seus 476 anos em 2025. Entre cânticos, fé e emoção, Salvador renovou uma tradição que atravessa séculos, mantendo viva a devoção iniciada em 1549, quando a imagem da santa foi trazida de Portugal por Tomé de Souza, primeiro governador-geral do Brasil.

As homenagens à padroeira começaram ainda de madrugada, às 5h, com a alvorada, que marcou o início das festividades. Em seguida, duas missas foram celebradas no interior da basílica. O ponto alto da festa aconteceu às 8h, com a Solene Missa Campal realizada em frente à Basílica Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Praia, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. O prefeito de Salvador, Bruno Reis, e a vice-prefeita, Ana Paula Matos, acompanharam a celebração.

Em sua homilia, Dom Sergio destacou a importância da devoção mariana na vida espiritual dos católicos, lembrando que a Festa da Conceição não é apenas uma homenagem à Mãe de Jesus, mas também um chamado à preparação interior para o Natal. Ele reforçou que a figura de Maria inspira esperança, fé, fraternidade e o compromisso com o amor ao próximo, valores essenciais especialmente neste período de reflexão que antecede as celebrações natalinas.

Após a missa, a tradicional procissão levou às ruas do Comércio as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Deus Menino, Santa Bárbara, Senhor do Bonfim, Santa Dulce dos Pobres e São José, acompanhadas por cânticos, orações e manifestações de fé de milhares de fiéis. O cortejo percorreu vias históricas do bairro e retornou à basílica para a bênção do Santíssimo Sacramento, encerrando o rito solene da manhã. A programação segue ao longo do dia, com missas às 12h30, 14h e 15h30 — esta última conhecida como “Missa da Amizade”.

Antes da missa campal, o prefeito Bruno Reis ressaltou a força histórica, cultural e espiritual da festa. “A primeira festa religiosa do Brasil completa, este ano, 476 anos. Estamos aqui para render nossas homenagens a Nossa Senhora da Conceição da Praia, em um local de fé e tradição, momento de pedir proteção, sabedoria e renovar as esperanças”, afirmou. Ele destacou ainda que o ciclo das festas populares começa com otimismo. “Estamos no início da temporada de festas. Vamos bater recorde de visitantes, gerar emprego, renda e fortalecer a capacidade de investimento da cidade. Tenho certeza de que 2026 será marcado por grandes realizações e muitas conquistas”, afirmou.

A vice-prefeita Ana Paula Matos reforçou o caráter identitário e coletivo da celebração, lembrando que a festa sintetiza elementos fundamentais da cultura baiana. “É um momento muito especial, a abertura das festas populares da Bahia, quando nosso povo se revitaliza pela força da fé”, disse. Ela lembrou, ainda, que as festas populares baianas têm origem na tradição católica, mas se expandiram para as ruas, integrando diferentes expressões religiosas e culturais. “Quando a gente pensa em festas populares, pensa em celebrações que nasceram dentro da Igreja e tomaram as ruas. São festas do coletivo, da mistura de religiões, da força das nossas raízes”, afirmou.

Ana Paula ressaltou também que a gestão municipal tem papel fundamental em assegurar que essas manifestações continuem vivas. “Organizar a cidade, garantir infraestrutura e investir nessas manifestações é assegurar que o povo continue expressando sua fé e, ao mesmo tempo, tenha oportunidades por meio do turismo. A cidade tem que ser boa para os baianos, mas também preparada para receber, gerar renda e promover uma vida melhor para todos”, concluiu.

Devoção — A Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia é uma das expressões mais profundas da religiosidade do povo baiano. A devoção remonta a 1549, quando a imagem da santa foi instalada em uma pequena capela no Comércio. O local tornou-se referência espiritual para a população e deu origem à atual Basílica, elevada a sacrossanta pelo Vaticano em 1946. Em Salvador, o dia 8 de dezembro é feriado municipal, reforçando a dimensão simbólica da celebração, que reúne fiéis ao longo de todo o mês.

Os festejos de hoje foram precedidos por uma extensa programação preparatória. A Solene Novena foi realizada até domingo (7), com missas diárias na basílica. No último dia, os fiéis participaram também de uma celebração presidida pelo bispo auxiliar, Dom Gilvan Pereira Rodrigues. A novena reforçou a espiritualidade do período e intensificou o clima de preparação para o dia dedicado à padroeira.

Durante a missa campal, o Cardeal Dom Sergio da Rocha destacou o sentido espiritual da festa e a presença de Maria na vida dos devotos. “Temos a grande alegria de celebrar a padroeira da Bahia. Viemos ao seu santuário como filhos que visitam a mãe, trazendo nosso carinho e aprendendo com Maria como viver no mundo de hoje. Ela está no coração dos baianos, e os baianos estão no coração de Maria.”

Ao final da manhã festiva, ele reforçou a mensagem central da celebração, orientada pela fraternidade e pela esperança que conduzem ao Natal: “Maria nos ensina a caminhar juntos, unidos como irmãos, em um mundo tão necessitado de amor, esperança e paz”.

Calendário — A Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia integra o calendário oficial das festas populares de Salvador e é a segunda grande celebração do ciclo, que foi aberto no último dia 4 de dezembro com a tradicional Festa de Santa Bárbara. A programação segue com uma série de eventos religiosos e culturais que movimentam a cidade até o Carnaval, fortalecendo a identidade, a fé e as tradições do povo baiano.

As próximas datas do calendário incluem: no dia 25 de dezembro, a apresentação de Frei Gilson na Boca do Rio como parte das celebrações do Natal, seguida pelo show de Roberto Carlos no dia 26, também na Boca do Rio. De 27 a 31 de dezembro, acontece o Festival da Virada Salvador, precedendo a Festa de Bom Jesus dos Navegantes nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Em 15 de janeiro, ocorre a Lavagem do Bonfim; no dia 25, a Festa de São Lázaro; e em 2 de fevereiro, a Festa de Iemanjá. Já em fevereiro, a programação pré-carnavalesca inclui o Furdunço no dia 7, o Fuzuê no dia 8, o Pipoco no dia 10 e o Habeas Corpus no dia 11. O Carnaval tem início oficial em 12 de fevereiro, e o ciclo se encerra tradicionalmente com o Arrastão no dia 18.

Foto: Betto Jr./ Secom PMS

Com missa, Papai Noel, desfile e iluminação cênica, Prefeitura dá início aos festejos de Natal em Salvador

Publicado: 5 de dezembro de 2025-14:37

Foto: Valter Pontes / Secom PMS

Entre cantos, velas e milhares de lâmpadas que cintilavam ao mesmo tempo, a Prefeitura de Salvador deu as boas-vindas ao Natal na noite desta sexta-feira (5), com uma cerimônia especial que marcou a abertura oficial da festa na capital baiana. Na ocasião, foi aberta a Casa do Papai Noel, seguida de uma parada natalina, que partiu da Rua Chile e percorreu o Centro Histórico. No adro da Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus, foi celebrada uma missa festiva e, em seguida, as luzes que vão decorar a cidade pelos próximos dias foram acionadas pelo prefeito Bruno Reis.

A programação deste ano, que segue até 6 de janeiro, busca unir tradição religiosa, atrações culturais e o fortalecimento do turismo na capital. Entre as novidades estão a Santa Missa campal conduzida pelo sacerdote paulista Frei Gilson em 25 de dezembro às 19h na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, e a apresentação de abertura com o Padre Jaciel às 15h. No dia 26, às 17h, no mesmo palco, o cantor Roberto Carlos fará um show especial com entrada gratuita.

Durante a abertura, o prefeito Bruno Reis comentou sobre a ampliação da programação do Natal Salvador e o fortalecimento do evento como estratégia para movimentar o Centro Histórico e atrair visitantes. Segundo ele, esta edição é a maior da história da cidade, com mais atrações, novos pontos iluminados e uma decoração que percorre diferentes áreas da capital.

O gestor municipal explicou, ainda, que o circuito natalino tem início na Praça do Campo Grande, atravessa toda a Avenida Sete e chega ao Centro Histórico. “É um momento especial para celebrarmos a chegada do Nosso Senhor Jesus Cristo, mas também para proporcionar ao cidadão soteropolitano um Natal especial e, ao mesmo tempo, estimular a economia desta região. Foi uma decisão acertadíssima transferir o Natal de Salvador para o Centro Histórico, que já é um dos patrimônios arquitetônicos mais bonitos do mundo. Com essa iluminação especial, nossa cidade fica ainda mais bonita”, disse.

O cônego José Abel Carvalho Pinheiro, que presidiu a celebração, falou sobre o significado espiritual do período natalino e a importância das tradições religiosas na primeira capital do Brasil. Ele comentou, ainda, o trabalho realizado pela Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip) da Prefeitura e afirmou que as luzes instaladas no Centro Histórico representam mais do que decoração. 

“A beleza deste espaço, as luzes, a presença de tantas famílias, de tantas crianças… tudo isso é sinal de que o nosso povo tem sede de esperança. Mas o Natal não é apenas um espetáculo externo; é, antes de tudo, um movimento interior do Espírito. É Deus que se aproxima, Deus que visita, Deus que se faz criança para tocar o nosso coração. A verdadeira luz não está nos ornamentos que vemos, mas no Cristo que nasce dentro de nós, transformando a vida, curando feridas e reacendendo sonhos”, afirmou o líder religioso.

Casa do Papai Noel – Durante a abertura, o Centro Histórico ficou repleto de adultos e crianças ansiosos para conferirem de perto a iluminação natalina deste ano. Da Rua Chile ao Pelourinho, famílias registravam a decoração e os ambientes iluminados. Para as crianças, o grande destaque foi a Casa do Papai Noel que, mesmo antes de abrir, já contava com uma fila extensa de visitantes. O espaço, situado na Faculdade de Medicina, funcionará diariamente das 17h às 22h até 25 de dezembro.

A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, lembrou que, no ano passado, o circuito natalino do Centro Histórico recebeu 1,7 milhão de visitantes, e que, este ano, a expectativa é ainda maior, porque Salvador já se consolidou como um destino turístico de Natal. 

“Temos uma celebração identitária, com a cara do soteropolitano, que se distancia da estética nórdica e reafirma nossa cultura, mas mantém viva a essência do nascimento de Cristo de forma democrática e acolhedora. Esse diferencial desperta o interesse de pessoas de todo o mundo, e a tendência é que, a cada edição, recebamos mais turistas para celebrar conosco”, afirmou. 

O diretor de Iluminação, Ângelo Magalhães, contou que cada detalhe foi pensado com cuidado. “Entregamos um projeto que garante mobilidade, segurança, acessibilidade, diversão e muita luz. Isso tudo é fruto de um esforço contínuo, que busca referências em feiras, acompanha tendências internacionais e, ao mesmo tempo, preserva a identidade e a cultura do nosso povo. Hoje, Salvador ilumina o Brasil, e ilumina a alma de quem vive e visita a nossa cidade”, contou.

Programação – O Centro Histórico receberá o desfile Corte Soteropolitana do Menino Jesus no corredor de som e luz instalado na Rua Chile, que conta com quase 400 metros e mais de 25 milhões de microlâmpadas sincronizadas com músicas natalinas. O desfile reunirá quatro carros alegóricos e cerca de 800 participantes, combinando elementos cristãos à identidade cultural da cidade. As apresentações ocorrerão nos dias 5, 13, 14, 19, 20 e 21 de dezembro.

Já o Terreiro de Jesus receberá peças instagramáveis, show de lasers, iluminação especial da Catedral Basílica e da Igreja de São Domingos e ainda a Casa do Papai Noel e o Carrossel Mágico. O Largo do Cruzeiro de São Francisco abrigará o presépio oficial, e a Praça Thomé de Souza receberá uma vila de artesanato, além de palco e cenografia especial.

As sacadas dos prédios históricos do Pelourinho serão palco de apresentações de corais e grupos infantis entre 7 e 13 de dezembro, sempre às 18h30. Na Praça Municipal, o Palco Anunciação exibirá coros e orquestras às 17h de 5 a 25 de dezembro. O Palco Esperança reunirá corais das escolas municipais nos dias 9, 10, 11, 12, 15 e 16, sempre às 17h.

As vilas natalinas da Praça da Sé e do Largo do Santo Antônio Além do Carmo terão coretos decorados, quermesses e arenas infantis com oficinas e contação de histórias. No foyer da Prefeitura será montado um espaço destinado a um baile infantil voltado a crianças atendidas por instituições sociais, reforçando o caráter inclusivo e afetivo da festa.

A árvore de Natal de 18 metros instalada no Terreiro de Jesus contará novamente com a tecnologia Twinkly, sistema de LED inteligente de última geração. As avenidas Oceânica, Suburbana, Vasco da Gama, Garibaldi, Centenário e ACM receberam iluminação cênica e decoração especial, conectando os corredores mais movimentados da cidade ao clima festivo.

A programação religiosa inclui missas campais no Terreiro de Jesus, no Largo do Pelourinho e no Largo do Santo Antônio Além do Carmo. O evento contará também com iniciativas paralelas como a rota gastronômica Minha Ceia, o concurso de vitrines e o circuito de presépios montados por moradores e comerciantes do Centro Histórico.

Confira a programação completa do Natal em https://natal.salvador.ba.gov.br/

Celebração a Santa Bárbara reúne multidão e abre calendário das festas populares de Salvador

Publicado: 4 de dezembro de 2025-16:21

Reportagem: Mateus Soares / Secom PMS

As ruas do Centro Histórico de Salvador amanheceram tomadas pelo vermelho nesta quinta-feira (4), quando milhares de pessoas celebraram mais uma edição da Festa de Santa Bárbara. O cortejo, que mistura devoção católica e raízes das religiões de matriz africana, abriu mais uma vez o calendário de festejos populares da cidade, renovando uma tradição que atravessa séculos desde o seu início, no século 17, e que segue viva tanto na fé em Santa Bárbara quanto no culto a Iansã.

Logo cedo, por volta das 6h, a Alvorada de Fogos marcou o início da programação, seguida pela Salva dos Clarins e pela missa campal diante da Igreja do Rosário dos Pretos. Depois, fiéis acompanharam a procissão pelas ruas do Pelourinho, passando por caminhos consagrados pela festa, como Gregório de Mattos, João de Deus, Terreiro de Jesus, Praça da Sé e Ladeira da Praça, até chegar à sede do Corpo de Bombeiros na Barroquinha, onde a padroeira da corporação foi reverenciada. O cortejo seguiu pela Baixa dos Sapateiros, Rua Padre Agostinho e retornou ao Pelourinho.

Entre os participantes, estava Samara Alves, de 48 anos, moradora de Pau da Lima e aniversariante do dia. Ela contou que repete um ritual que atravessa gerações em sua família. “Venho para a Festa de Santa Bárbara desde criança. Minha avó costumava me trazer dizendo que esse dia era sagrado para nossa família. Eu inicio a celebração de todos os meus aniversários aqui. Minha avó já faleceu, mas continuo a tradição com o mesmo carinho e gratidão. A energia daqui me renova e me faz lembrar de tudo o que já vivi sob a proteção dela”, disse.

A emoção da festa também movia a comerciante Vânia dos Santos, de 52 anos, moradora da Mata Escura, que reconheceu nesta data uma espécie de reencontro anual. “Santa Bárbara sempre esteve presente nos momentos mais difíceis da minha vida. Quando chego ao Pelourinho no dia 4, sinto como se abraçasse uma velha amiga. É uma emoção que não consigo explicar. A missa, o cortejo, o vermelho por toda parte, enfim, tudo isso toca meu coração de um jeito especial”, contou.

Ao lado dela, o marido Alessandro dos Santos, de 65 anos, que falou sobre o esforço que faz, mesmo aposentado e com problemas de locomoção, para visitar as ruas do Centro Histórico neste dia. “Para mim, participar da festa é agradecer pelas conquistas do ano, principalmente pela saúde. Trabalhei aqui na região por muitos anos, então sempre participei da festa de alguma forma, seja trabalhando e ao mesmo tempo acompanhando os fiéis. Agora, sempre que posso faço questão de sair acompanhando o cortejo. É uma data que me fortalece e me lembra do quanto a fé move a gente”, afirmou.

O segurança Wagner Lima Santos, de 58 anos, saiu de Águas Claras para se reunir com familiares. “Eu venho com minha família inteira há quase 10 anos. É o dia em que a gente se encontra, reza, come junto e celebra nossa história. Não consigo imaginar dezembro sem viver esse momento. Para mim, é a principal festa do ano, apesar de ser no finalzinho do ano. É uma festa muito bonita”, declarou, segurando uma foto da mãe, já falecida.

Representantes da Prefeitura de Salvador ressaltaram o impacto cultural e social do evento. O diretor do Distrito do Centro Histórico, Sérgio Freire, afirmou que a Festa de Santa Bárbara “é uma das celebrações mais importantes de Salvador, unindo fé, tradição e cultura popular”. “Realizada no Centro Histórico, ela movimenta o comércio e atrai milhares de visitantes, fortalecendo o turismo religioso e revitalizando as ruas e praças do nosso Centro Histórico. Valoriza o patrimônio e reforça a identidade cultural da cidade. A festa transforma o espaço em um palco de devoção, diversidade e renovação das tradições afro-brasileiras, que são a essência deste local”, completou o diretor.

O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, classificou a Festa de Santa Bárbara como “uma das expressões mais profundas da fé e do sincretismo religioso que marcam a identidade de Salvador”. “Abrir o calendário popular 25/26 com essa celebração é reconhecer a força das nossas tradições, que unem católicos e devotos de Iansã em um mesmo gesto de respeito, energia e renovação. É um dia em que a cidade reafirma sua essência: plural, diversa e culturalmente vibrante”, afirmou Isaac.

Já o diretor de Arte e Fomento Cultural da Fundação Gregório de Mattos (FGM), George Vladimir, enfatizou o papel simbólico e social da celebração. “A Festa de Santa Bárbara possui grande importância para a cidade, especialmente por sua capacidade de valorizar o Centro Histórico, em particular a Baixa dos Sapateiros. Este local, reconhecido como um ponto de referência cultural e social, é perpetuado na memória através das nossas canções e da nossa literatura”, disse.

“A celebração da festa, realizada no Mercado de Santa Bárbara, nas imediações do Pelourinho, demonstra-se crucial para a sua preservação. A festa se destaca pela valorização da fé e pelo respeito à diversidade religiosa baiana, evidenciado na celebração conjunta de Santa Bárbara e Iansã, entidades que, embora distintas, se unem em um sincretismo que simboliza a valorização da mulher e seu empoderamento na sociedade. Por esses motivos, a festa de Santa Bárbara tem conquistado cada vez mais relevância e visibilidade, reforçando sua importância na valorização da fé, da cultura e da identidade soteropolitana”, emendou George.

Programação – Com o fim da celebração desta quinta, Salvador se prepara para outras datas que mantêm acesa a tradição de seus festejos populares. Nesta segunda-feira (8), ocorre a homenagem à Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, marcada por missas, devoção e o movimento intenso em torno da Basílica dedicada à padroeira da Bahia, reverenciada também no sincretismo como Oxum. Já no dia 13, a Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia realiza a celebração dedicada à santa protetora da visão.

O calendário segue para o período natalino, quando a Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, receberá a Santa Missa celebrada pelo Frei Gilson no dia 25, com abertura do Padre Jaciel. No dia seguinte, o público poderá assistir gratuitamente ao show de Roberto Carlos no mesmo espaço. As duas novidades foram anunciadas pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis.

Entre 27 e 31 de dezembro, o local volta a receber o Festival Virada Salvador, com shows de Ivete Sangalo, que novamente comanda a contagem regressiva para a chegada de 2026, além de Léo Santana, Wesley Safadão, Xand Avião, Parangolé, Cláudia Leitte, Pablo, Simone Mendes, Edson Gomes, Tony Salles, Durval Lelys, Nattan, Psirico, Bell Marques, Belo, Olodum, Timbalada, Xanddy Harmonia e outros artistas.

Em janeiro, fiéis voltarão às ruas para a tradicional Lavagem do Bonfim, no dia 16, um dos marcos do calendário religioso da capital baiana. O mês se encerra com a homenagem a São Lázaro, no dia 25, tradição que une católicos e adeptos do candomblé em torno da devoção ao santo e às celebrações ligadas a Omolu.

Em fevereiro, o ciclo de festas segue com o dia de Iemanjá, no dia 2, no Rio Vermelho, e com a Lavagem de Itapuã, que em 2026 ocorrerá no dia 5. No mesmo mês, a cidade entra no ritmo do pré-Carnaval, com o Furdunço no dia 7, o Fuzuê no dia 8, seguido por Melhor Segunda-feira do Mundo no dia 9, o Pipoco no dia 10 e o Habeas Corpus no dia 11.

O Carnaval oficial de Salvador será realizado entre os dias 12 e 17, chegando ao fim com o Arrastão da Quarta-feira de Cinzas, no dia 18, quando trios e foliões ocupam mais uma vez os circuitos da cidade para a despedida final da folia.

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

Salvador recebe 5,2 mil turistas do primeiro cruzeiro de dezembro com música, dança e passaporte para equipamentos culturais

Publicado: 2 de dezembro de 2025-16:29

Fotos: Otávio Santos / Secom PMS
Reportagem: Camila Vieira / Secom PMS

Salvador recebeu o primeiro navio turístico do mês de dezembro, nesta terça-feira (2), marcando o início da temporada de cruzeiros que irão passar pela capital baiana durante a alta estação. A embarcação MSC Seaview trouxe 5,2 mil visitantes vindos de Búzios (RJ). Ao pisarem em solo baiano, os visitantes foram acolhidos pelo receptivo da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e animados por uma banda percussiva. Os turistas nacionais e internacionais receberam as boas-vindas de dançarinos que fizeram questão de apresentar coreografias de axé, levando a energia e identidade cultural da cidade.

Vale destacar que nesta temporada 2025/2026, a Bahia lidera o Nordeste em número de escalas marítimas. No total, serão 80 operações, sendo 62 em Salvador. Para o diretor de Turismo da capital baiana, Gegê Magalhães, a chegada do MSC Seaview abre oficialmente o mês mais movimentado do calendário de cruzeiros, quando Salvador se torna um dos destinos mais desejados do Brasil e do mundo. “Um grande navio, um gigante dos mares chegando para dar o start desse período tão promissor para o turismo da nossa cidade. Esse é o maior navio dessa temporada e é muito importante para a gente receber bem e mostrar todo potencial que a gente tem”, destaca.

Dos 5.210 passageiros do cruzeiro MSC Seaview, 3.630 são estrangeiros. Para orientar os visitantes internacionais, três promotoras bilíngues estiveram presentes no porto. Além da festa com música e dança, os agentes da Secult também entregaram passaportes para visitação aos equipamentos culturais e pontos turísticos da cidade, estimulando a visitação e a circulação dos turistas pela capital. Segundo Gegê Magalhães, a ação do receptivo tem como propósito encantar e apresentar a riqueza cultural da capital baiana logo na chegada dos visitantes, fortalecendo a imagem da cidade como um destino turístico vibrante.

Com um grupo de 20 pessoas, entre amigos e familiares, a biomédica Janaína Letícia Lins, 27 anos, elogiou a recepção e revelou estar bastante ansiosa para conhecer o Centro Histórico. Pela primeira vez na cidade, a turista fez questão de decorar os braços com uma pintura tribal oferecida por dois pintores, responsáveis por realizar desenhos corporais artísticos nos visitantes que desembarcam do cruzeiro.

“Estou amando tudo isso aqui. Essa música, a dança, esses desenhos, uma experiência cultural imediata já na chegada. Estou curiosa para o que está por vir. Salvador tem seus encantos e já quero conhecer tudo”, disse a turista, que já planeja voltar para passar uma estadia maior. “Será nosso destino de viagem do ano que vem”, afirmou.

Para o casal curitibano Carlos Seixas, 60 anos, e Rosemar Seixas, 56 anos, a passagem por Salvador é um dos grandes momentos da programação do Cruzeiro MSC Seaview. “Saber que iríamos parar aqui foi um dos motivos pelo qual escolhemos esse roteiro. A gente não conhece a cidade e hoje vamos aproveitar bastante o dia”, disse a cabeleireira.

Novembro Salvador Capital Afro: Samba Junino movimenta Largo do Mercado Dois de Julho neste sábado (29)

Publicado: 28 de novembro de 2025-16:09

Foto: Lane Silva

Reportagem: Eduardo Santos / Secom PMS

Dentro da programação do Novembro Salvador Capital Afro, a Prefeitura apresenta, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM), o evento Samba para Nosso Povo: Samba Junino, que acontece neste sábado (29), das 14h às 19h, no Largo do Mercado Municipal Dois de Julho.

O Novembro Salvador Capital Afro ocorre durante todo o mês, no escopo das ações do Mês da Consciência Negra, concentrando diversas atrações nos campos da cultura, gastronomia, artes cênicas, música e outras atrações, somando cerca de 40 atividades que ressaltam a importância da herança africana na Bahia. A programação do projeto Samba Pra Nosso Povo traz como atrações Juracy do Trator, Guilinho Descompromissado, Tote Gira, Reinaldinho, Mestre Jackson, Gabriela Lima e Samba de Roda Urbano.

O percussionista Lobo Mall, considerado precursor do movimento do samba junino em Salvador, além de coordenador da manifestação cultural atualmente, considera essa expressão musical um símbolo da cidade, com facetas únicas nas diferentes comunidades da capital baiana.

“Sou filho do Engenho Velho de Brotas, tenho 61 anos, e desde os 14 sou integrante do Samba Leva Eu. Sou fruto do samba, com mais de quatros décadas de estrada. O Samba Junino tem uma grande importância por ser único em comunidades diferentes de Salvador. E é desse caldo cultural que nasce o projeto Samba para Nosso Povo”, explica Lobo Mall.

Sobre o projeto, a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, destaca que a manifestação cultural é mais uma forma da primeira capital do Brasil exaltar e celebrar a sua ancestralidade.

“É muito simbólico celebrar o Samba Junino dentro da programação do Salvador Capital Afro, um festival que evidencia a potência da nossa ancestralidade. Quando fortalecemos o nosso samba, fortalecemos também as raízes que fazem de Salvador uma referência mundial de cultura. Realizar este encontro no mês da Consciência Negra é reforçar o compromisso da Prefeitura em reconhecer, respeitar e promover as expressões que nascem da nossa matriz africana. O Samba para Nosso Povo não é apenas um evento: é um ato de memória, orgulho e afirmação”, explica Ana Paula.

Salvador movimenta R$ 211,5 milhões no feriado da Consciência Negra e consolida alta do turismo na capital

Publicado: 27 de novembro de 2025-16:25

Foto: Otávio Santos/ Secom PMS
Texto: Ascom Secult

Salvador registrou um desempenho expressivo no último feriado da Consciência Negra, alcançando R$ 211,5 milhões em receita turística entre os dias 20 e 23 de novembro. O dado, atualizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA), confirma o avanço contínuo do setor na cidade ao longo de 2025, impulsionado pela ampliação da oferta cultural afrocentrada durante este mês, período em que Salvador se consolida como destino nacional e internacional.

Para a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, o resultado demonstra que a capital baiana vive um ciclo crescente. “Esse número reforça que Salvador está preparada para receber, encantar e manter o turista mais tempo na cidade. Temos investido na ampliação da infraestrutura turística e na promoção de experiências culturais que só Salvador pode oferecer. A receita de R$ 211 milhões mostra que o turismo é, de fato, um motor econômico fundamental, e os resultados aparecem quando a cidade se organiza para acolher bem”, afirmou.

Além da receita recorde, a capital registrou 76,19% de ocupação hoteleira no período, confirmando a força do feriado prolongado e o crescente interesse do público no calendário cultural do Novembro Salvador Capital Afro.

Ao todo, 124.452 turistas circularam pela cidade, sendo 118.615 brasileiros e 5.837 estrangeiros, números que reforçam a retomada do fluxo internacional e o aumento da frequência de visitantes de outros estados.

Ana Paula Matos destaca que os dados refletem uma estratégia consistente da Prefeitura para valorizar a cultura afro-brasileira e converter essa potência identitária em desenvolvimento econômico.

“O feriado da Consciência Negra tem um significado especial para Salvador, a cidade mais negra fora da África. É o período em que celebramos nossa identidade, nossa ancestralidade e oferecemos ao visitante um conjunto de experiências únicas, da música à gastronomia, da memória ancestral às manifestações contemporâneas, a exemplo do Festival Salvador Capital Afro. Cada turista que chega aqui gera renda, movimenta empregos e fortalece toda a cadeia produtiva do turismo”, completou.

Com os bons resultados, Salvador segue em trajetória ascendente na preparação para o verão, incluindo Réveillon e Carnaval, períodos em que a cidade tradicionalmente bate recordes de visitação e de receita.

Festival Feira Preta será realizado neste fim de semana na Praça Maria Felipa

Publicado: 26 de novembro de 2025-13:00

Fotos: Divulgação
Texto: Gilvan Santos/ Secom PMS

Neste fim de semana, será realizada a Feira Preta Festival Salvador, como parte da programação final do Novembro Salvador Capital Afro, promovido pela Prefeitura. O objetivo é celebrar a cultura negra com nomes como Sued Nunes, Afrocidade, Jau, Rachel Reis, A Dama, Ministereo Público e Batekoo. O evento ocorrerá na Praça Maria Felipa, no Comércio, de sexta-feira (28) a domingo (30), com entrada gratuita.

Além das apresentações musicais, o festival contará com feira de afroempreendedores, desfiles de moda, talks focados em empreendedorismo, cultura e economia, stand-up, gastronomia, mapping, games, programação infantil e atividades para toda a família. O acesso ocorrerá mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições sociais locais.

Essa será a primeira edição da Feira Preta em Salvador. No ano passado, o evento foi realizado em São Paulo (SP). A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, explicou que a chegada do festival à capital baiana reforça o protagonismo do Salvador Capital Afro e amplia as possibilidades de articulação e visibilidade para os afros empreendedores da cidade e de todo o país.

“Fico muito feliz e orgulhosa com essa parceria que viabilizou a vinda desse evento. Salvador é uma cidade construída sobre os pilares da ancestralidade, da arte e criatividade negra. Receber a Feira Preta é reconhecer e ampliar esse legado, além de potencializar a economia criativa e fortalecer o turismo cultural”, afirmou.

O tema é “Axé – Revolução que dá baile”. A fundadora e diretora executiva do Feira Preta, Adriana Barbosa, contou que o protagonismo de artistas locais no festival reafirma a potência da música preta produzida na Bahia.

“Pensamos numa programação que reflita o verdadeiro molho da Bahia e que reverencie o Axé desde suas origens nos terreiros até à contemporaneidade, com os bailes e paredões de Salvador, passando pela tradição dos blocos Afro”, explicou.

O Festival Feira Preta Salvador é realizado pelo Instituto Feira Preta e apresentado pela Nubank, com apoio institucional dos governos federal (via Lei Rouanet) e municipal (Secretaria de Cultura e Turismo) e Sebrae, além do patrocínio de Nívea, Assaí Atacadista, Instituto Assaí, Pinheiro Neto Advogados e apoio da L’Oréal, Consulado da Mulher, Socicam – Terminal Turístico Náutico da Bahia (TTNB), Brazil Foundation e Mars.

Confira a programação completa:

28 DE NOVEMBRO (SEXTA)

Abertura oficial – Mirante do Arquivo Público Municipal, às 9h;
Local: Praça Maria Felipa
18h às 20h – Alvorada dos Ojás

29 DE NOVEMBRO (SÁBADO)

Shows
Palco Axé
Local: Praça Maria Felipa
Mestre de cerimônia: Tia Má e Icaro Bonfim
12h às 13h – DJ Eduardo Brechó
13h às 14h – Sued Nunes convida Josyara
14h às 15h – DJ Eduardo Brechó
15h às 16h – Afrocidade convida Broken Pen
16h às 17h – DJ RDD
17h às 18h – Jau convida Rachel Reis
18h às 19h – DJ RDD
19h às 20h – EdCity Fantasmão

Palco Paredão em parceria com Batekoo e HitLab
Local: Praça Maria Felipa
Mestre de Cerimônias: Cleidson Baby
12h – Artistas do Feira Preta Cria Música: DJ Agojy | Tai | Nagô | Ludmila Singa |Brianny |T/o/m | Deco | Romero Mateus | Nollas | Raissa Araújo | Denise Fersan | Hebert, O Cantor
13h15 – BatalhaRap
13h55 – Slam Fya: Do ódio ao amor
14h30 – Experiência Jamaica
15h30 – Shook Na Voz
16h30 – Lunna Montty
17h30 – LEVYSSO
18h30 – Freshprincedabahia
19h45 – Jeffinho
20h30 – Tia Carol

30 DE NOVEMBRO (DOMINGO)

Shows
Palco Axé
Local: Praça Maria Felipa
Mestre de cerimônia: Tia Má e Icaro Bonfim
12h – Música Ambiente
12h30 – Pagode Por Elas com Rai Pereira convidam A Dama e Nath BR
13h30 – DJ Nai Kiese
14h – Yan Cloud convida Vírus Carinhoso
15h30 – DJ Nai Kiese
15h50 – Ministereo Público
17h50 – Dj Nai Kiese
18h40 – Baile Essencial
19h – O Kanalha
20h – Baile essencial

Palco Paredão
Local: Praça Maria Felipa
Mestre de Cerimônias: Tia Carol
12h – DJ Allexuz
13h – Artistas Feira Preta Cria Música: DJ Agojy | Rita Braz | Felipe Uxê | Laela | Agatha VS | Nouve | Aspri RBF | Heder Novaes | Nayri | Una | Herley
14h15 – Acerte e Ganhe com Raoni Oliveira
15h15 – DJ Allexuz
16h – Tiago Simas
17h – DJ Belle
18h – Samba Orisun
19h – DJ Belle
19h40 – Samba Trator