Bondinho Baiano fez ação especial para celebrar Dia Internacional da Síndrome de Down

Publicado: 21 de março de 2024-8:27

Nesta quinta-feira (21), Dia Internacional da Síndrome de Down, 18 pessoas portadoras da síndrome fizeram um passeio pelo Centro Histórico, no Bondinho Baiano. A ação foi realizada pelo Centro de Acolhimento a Pessoa com Deficiência João Paulo II (CAPD), um dos núcleos das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

O CAPD abriga 69 pessoas com diferentes deficiências e que estão em estado de abandono familiar. Hoje, algumas delas puderam desfrutar um roteiro especial que saiu do Elevador Lacerda, subiu para uma volta no Pelourinho, seguiram pela Avenida Sete de Setembro até o fim, desembarcando no Espaço Carybé de Artes, no Porto da Barra. Lá puderam desfrutar de atividades lúdicas e apreciar as obras do argentino mais baiano das artes plásticas.

O foco da assistência prestada no Centro é que, através de atividades internas e externas, eles possam vivenciar experiências que fomentem o desenvolvimento cognitivo e sociocultural. Dessa forma, o Bondinho Baiano levou o grupo a um passeio pensado especialmente para ele, desde a escolha do trajeto, regado a muita música, até o atendimento no Espaço Carybé das Artes, fazendo com que se sentissem em uma verdadeira pintura do artista.

“Muita alegria porque o nosso bondinho pode levar essas pessoas com síndrome de Down nesse dia tão especial, em parceria com as Obras Sociais Irmã Dulce. Eles tiveram a oportunidade de curtir essa experiência tão especial, além de passar por um circuito diferenciado e inclusivo.  Foi muito bom dar alegria para essas pessoas”, afirmou o diretor de Turismo da Secult, Gegê Magalhães.