Caminhada do Samba traz clima carnavalesco com desfile de nove blocos no Centro de Salvador

Publicado: 27 de novembro de 2023-12:32

O Carnaval só acontece em fevereiro, mas neste domingo (26) baianos e turistas puderam sentir o gostinho da folia pelas ruas do Centro de Salvador. O local foi palco da tradicional Caminhada Nacional do Samba, que chegou à 16ª edição reunindo nove blocos em desfile no mesmo trajeto do Circuito Osmar (Campo Grande/Avenida Sete/Praça Castro Alves).

Promovida pela União das Entidades de Samba da Bahia (Unesamba), a Caminhada do Samba integra a programação do Novembro Salvador Capital Afro e contou com patrocínio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

Reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil, o ritmo agitou o público nas ruas ainda no final da manhã, sob o forte calor soteropolitano. As agremiações ganharam a avenida em direção à Praça Castro Alves com muita cantoria e samba no pé até o final da tarde.

Se apresentaram os trios Tapajós – Alvorada (Bambeia, Ala de Canto e participação de Juliana Ribeiro); Premium – Alerta Geral (Swing do Fora e convidados); Estrelar – Pagode Total (Samba Trator e convidados); RG – Proibido Proibir (Fuzukda e convidados); Albatroz – Reduto do Samba (Eduardinho Fora da Mídia); e Gold – Vem Sambar (Samba do Pretinho).

Ainda houve as passagens do Comendador – Amor e Paixão (Sangue Brasileiro com participação de Nelson Rufino e grupo Batifun); Magia – Sambar Popular (A Grande Família e Tonho Matéria), e Tornado – Que Felicidade (Art Balanço e Gabriela Oliveira).

“A caminhada já faz parte do calendário oficial de festas de Salvador. Quem faz o samba ser essa potência é essa multidão. O dia a dia do soteropolitano é agitado por festas feitas pela prata da casa,” disse Jairo da Mata, diretor da Unesamba.

O evento faz parte do Rota do Samba, um projeto lançado recentemente pela associação, que pauta a discussão sobre a importância do gênero musical para a cultura e que busca a valorização do ritmo.

Foto: Igor Santos/ Secom PMS