Logo Prefeitura de Salvador

Salvador destinará R$ 15 milhões para o Viva Esporte em 2026 e ampliará números de inscritos no Bolsa Atleta

Publicado: 16 de dezembro de 2025-16:52

Texto: Gilvan Santos e Thiago Souza/ Secom PMS

O pacote de investimentos para incentivo ao esporte em Salvador ficará ainda mais robusto em 2026. O prefeito Bruno Reis anunciou nesta terça-feira (16) diversas ações para a área, sendo um dos destaques o aumento de 50% no volume de recursos municipais destinados ao programa Viva Esporte, que passará de R$10 milhões para R$15 milhões. Outra novidade é a ampliação do número de inscritos que receberão o Bolsa Atleta Salvador, que sairá de 358 para 400 beneficiados.

Além disso, o prefeito assinou um decreto que cria contrapartidas para empresas promotoras de eventos esportivos. Pela regra, os organizadores poderão converter taxas que seriam pagas ao município para contratação de atletas ou para oferta de inscrições gratuitas. As medidas foram apresentadas durante o Grande Encontro Esporte Salvador 2025, realizado no Centro de Cultura Cristã da Bahia (Cecba), no Costa Azul.

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), reuniu atletas, paratletas, dirigentes esportivos e autoridades municipais para a apresentação do balanço das políticas públicas de esporte da capital baiana, com a presença da vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos. A programação contou ainda com apresentações esportivas, depoimentos de atletas e a participação da Receita Federal, parceira institucional da iniciativa.

Durante o encontro, Bruno Reis destacou que os investimentos realizados pela gestão municipal têm como principal indicador de sucesso os resultados alcançados pelos atletas beneficiados.

“Quando a gente realiza uma política pública, para ela ter efetividade e cumprir seu papel, ela precisa alcançar resultados. E a melhor forma de medir o esforço que a gente vem fazendo, seja com o Viva Esporte, com a Ajuda de Custo ou com o Bolsa Atleta, é pelo desempenho de vocês, pelos pódios e pelas medalhas que vocês conquistam”, afirmou.

Ao detalhar o funcionamento do Viva Esporte, o prefeito explicou que o programa permite que empresas direcionem impostos para projetos esportivos. “O patrocinador que tem que pagar ISS ou IPTU pode destinar 100% desse valor para apoiar o projeto de vocês. Se for um projeto de R$500 mil, ao invés de pagar esse imposto à Prefeitura, ele aporta diretamente no esporte”, disse. Em seguida, ele comunicou a ampliação do orçamento: “Hoje o Viva Esporte é de R$10 milhões, e eu quero anunciar que, para o ano que vem, serão R$15 milhões”.

Na ocasião, o titular da Sempre, Júnior Magalhães, apresentou os resultados dos principais programas esportivos da pasta. Entre os destaques está a ampliação do Bolsa Atleta Salvador, que passará de 358 para 400 beneficiados em 2026, cujos valores do benefício variam de R$ 300 a R$ 2 mil, de acordo com o ranqueamento do inscrito.

“Além disso, mais de 600 atletas já viajaram pelo mundo inteiro, inclusive para países como Japão, Alemanha e Estados Unidos, por meio da Ajuda de Custo que a Prefeitura concedeu nos últimos dois anos. Vale frisar que priorizamos aqueles que estão no Cadastro Único (CadÚnico), pois nosso olhar é sempre para o atleta mais vulnerável, porque sabemos que o esporte é uma das ferramentas mais potentes de transformação e ascensão social”, pontuou.

Conquistas – A estudante Isa Eduarda, 14 anos, pratica natação há três anos. Ela recebe o Bolsa Atleta Salvador e, graças ao recurso, participou de diversas competições dentro e fora da Bahia.

“Esse apoio é muito bom, porque dá àqueles atletas que não têm como pagar a oportunidade de pelo menos conseguir competir e também ter novas conquistas. Já competi em Sergipe, no Ceará e no Amazonas. Participei dessas competições com a ajuda da Prefeitura e isso foi muito importante pra mim”, contou.

Eduarda já conquistou mais de 100 medalhas e contou que o irmão mais novo, de 10 anos, segue pelo mesmo caminho. O pequeno pratica judô. O pai deles, o enfermeiro José Carlos, 43 anos, demonstrou-se orgulhoso com o caminho em que os jovens estão trilhando.

“Esse apoio da Prefeitura foi muito benéfico. A gente tem muitos gastos com viagem e outras coisas mais. Sem contar que, na vida cotidiana, para a gente conseguir algo para os nossos filhos é bastante complicado. Então, através da Bolsa Atleta e outros programas que a Prefeitura tem, a gente tenta galgar alguma coisa para ela”, disse.

Em parceria com a Receita Federal, a Prefeitura também passou a entregar malas de viagem para atletas atendidos pelos programas municipais, como forma de apoio logístico às competições.

O superintendente da 5ª Região Fiscal da Receita, Francisco Lessa Ribeiro Júnior, falou diretamente para os atletas que lotaram o auditório. “Estou ouvindo o barulho das medalhas que anima a todos nós. A missão da Receita não é diretamente vinculada ao esporte, mas é prover recursos públicos para o Estado nas suas diversas necessidades. E o esporte é também uma política pública muito importante, com muitos dividendos sociais para o país. Como baiano, soteropolitano, poder ajudar o mínimo que seja é motivo de grande alegria e nos anima a seguir apoiando a Prefeitura”, afirmou.

Acesse as galerias de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/prefeitura-destinara-r-15-milhoes-para-o-viva-esporte-em-2026/ .

https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/grande-encontro-esporte-salvador-2025/

Mundo Encantado da Criança atende desde a primeira infância à adolescência com atrações diversificadas

Publicado: 12 de dezembro de 2025-14:26

Fotos: Igor Santos/ Secom PMS
Reportagem: Priscila Machado/ Secom PMS

Desde o final de outubro, Salvador conta com um espaço que prioriza o brincar, acolhendo bem tanto os moradores e grupos escolares como os turistas. O Mundo Encantado da Criança funciona dentro do Centro de Interpretação da Mata Atlântica (Cima), no Bonfim, e é voltado para o público infantil de todas as idades, além dos seus familiares e responsáveis. Com entrada gratuita, o espaço está aberto à visitação de quarta-feira a sábado, de 9h às 17h, e domingo, das 10h às 14h, sem necessidade de agendamento prévio.

Entre as atrações estão uma Casa do Brincar, onde está instalada a exposição permanente de brinquedos da artista Lydia Hortélio, uma bebeteca, dedicada ao contato das crianças com a literatura, desde os primeiros anos de vida, além de jardins sensoriais, o Boquinha de Brasa (ambiente destinado a ações formativas, apresentações artísticas, encontros e oficinas) e a Sala Imersiva, que transporta os visitantes para dentro da Mata Atlântica por meio de uma experiência sensorial.

“Quando a Prefeitura começou a projetar o Mundo Encantado da Criança, com a nossa consultoria, nós pensamos em como inserir os conceitos de Lydia Hortélio, uma baiana que vive em Salvador e que é uma das pesquisadoras mais importantes da cultura da criança. Ela fala muito da importância de aproximar a natureza da criança, que o brincar deve acontecer nos espaços naturais. Então trouxemos tudo isso para o Cima, um espaço voltado para a natureza e para a investigação da Mata Atlântica”, conta Marcelo Peroni, consultor de Cultura e Primeira Infância da Rede Urban95.

Ele explica que a bebeteca foi pensada como um espaço que acolhe muito bem a primeira infância, ou seja, crianças de 0 a 3 anos de idade, e que também acolhe os cuidadores com muito cuidado. “Todo o mobiliário foi pensado nisso, com estímulos para que possam brincar livremente, com atenção às questões sensório-motoras e do equilíbrio. O mobiliário também propõe brincar de se esconder, de se olhar no espelho, de andar engatinhando por labirintos”, diz.

Além disso, ele lembra que a bebeteca dispõe de livros voltados para a primeira infância, livros que seguem algo que só Salvador tem, que é a bebeteca antirracista.

“Há livros que trabalham, desde a primeira infância, o combate ao racismo e a valorização da pessoa negra, da criança negra. Mas há também livros com questões ligadas à natureza. Então, houve um olhar para a oferta de livros que despertassem nas crianças, desde pequenas, a consciência ambiental e a preservação. Dentro da bebeteca, há um local voltado para a contação de histórias, pois entendemos que essa atividade é parte fundamental do desenvolvimento”, complementa.

No local, foi muito explorada a utilização de madeira em substituição ao plástico, com uma proposta de elementos mais naturalizados. Além disso, há banheiros acessíveis, com trocadores, e mobiliários na altura das crianças.

Equipamento – O Mundo Encantado da Criança nasceu como um ambiente de estímulo à imaginação, à arte e ao brincar, como parte de um compromisso com a cultura, a educação, o turismo e o desenvolvimento integral dos pequenos. O equipamento está vinculado às secretarias municipais de Cultura e Turismo (Secult) e de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).

“Hoje, oferecemos experiências que fortalecem identidade, pertencimento e imaginação, em um espaço criado especialmente para a família. O Cima e o Mundo Encantado da Criança representam esse novo olhar de Salvador: uma cidade inclusiva, que acolhe as famílias, valoriza a infância e oferece equipamentos públicos onde educação, natureza e cultura caminham juntas. Vivenciar a Mata Atlântica, brincar, ouvir histórias, se ver refletida na própria ancestralidade, tudo isso faz parte da formação cidadã que queremos incentivar”, afirmou a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos.

Ela também reforçou o convite às famílias: “Esse espaço está aberto, vivo e pulsante. Convidamos todas as famílias para conhecer, brincar, ler, participar das oficinas e viver esse ambiente de aprendizado lúdico. Salvador está investindo em uma infância mais rica, criativa e conectada com sua história”.

O equipamento vem recebendo um número crescente de visitantes, destacando-se como um espaço de vivência, descoberta e contato com a natureza. “O Mundo Encantado da Criança no Cima é mais do que um espaço de brincar, é uma ponte viva entre a infância e a natureza. Estudos já demonstram que o contato com ambientes naturais fortalece o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Quando oferecemos esse encontro com a biodiversidade de forma lúdica e educativa, estamos plantando sementes de cuidado, pertencimento e consciência ambiental para toda a vida”, destacou Ivan Euler, titular da Secis.

Escadaria – Entre os elementos que compõem o cenário externo, a escadaria colorida de acesso ao pavimento inferior tem chamado atenção pela beleza e combinação das cores e das figuras. Muitos visitantes aproveitam para tirar fotos no local. A obra foi pintada pelas artistas Miu Monteiro e Jana Dourado.

“Foi muito bom receber esse convite da Prefeitura, porque nós já fazemos muitos trabalhos para crianças. Fizemos também o Caminho da Criança, o Primeira Infância, que liga o Calabar à Avenida Centenário, que é um caminho interativo. Essa pintura na escada de acessibilidade nasceu do desejo de transformar um caminho que seria técnico, cinza, em um caminho de encantamento, já que o Cima recebe muitas crianças e muitos grupos escolares”, explicou Miu Monteiro.

A proposta, segundo ela, foi que, ao subir, o visitante não encontrasse apenas degraus, mas também um pedaço vivo da Mata Atlântica, do mar e do folclore brasileiro. “Nós espalhamos pelas escadas os bichos da Mata Atlântica, as folhas, as águas, os personagens da nossa lenda, a exemplo do Saci-Pererê e da Iara, e fizemos tudo de forma muito lúdica, colorida, como se a criança estivesse entrando na história do folclore e na Mata Atlântica ao mesmo tempo. A criança já conhece o Saci, a Iara e o Curupira pelas histórias, mas quando esses seres aparecem no meio da floresta, do rio e do mar, aí elas vão entendendo que é um cenário vivo, a nossa cultura viva, a casa onde eles realmente vivem, que é o meio ambiente”, complementou.

O mar desenhado na escadaria segue um caminho em direção à Baía de Todos-os-Santos, da qual um trecho pode ser avistado a partir do Cima. Na descida, animais como capivara, tamanduá-bandeira, pássaros, peixes, caranguejo, estrela do mar, tartaruga, boto-cor-de-rosa, coelhos, formigas, borboletas, sapos e a onça-pintada, símbolos da Mata Atlântica, compõem o cenário, além de figuras do folclore.

Para Miu e Jana, foi muito simbólico ter pintado a escada de acessibilidade. “É um equipamento de acesso ao espaço, à arte, à natureza e ao meio ambiente. Que as pessoas se sintam incluídas não só na arquitetura, mas também na poesia do lugar, da natureza e da arte, pois a mensagem também é essa: o caminho é de todos. E eu acredito que a educação ambiental começa pelo lúdico, pelo encantamento e pela sensação de pertencimento. Antes de pedir que os pequenos tenham uma conscientização ambiental, precisamos deixar que eles se apaixonem pelo meio ambiente”.

Exposição – A sala de exposição de brinquedos da artista Lydia Hortélio conta com brinquedos tradicionais da infância, a exemplo de pipa, pião, pedrinhas, bonecas, panelas de barro, minimóveis de madeira e carrinhos. Toda a sala é cercada por um quadro em que os pequenos podem soltar a imaginação enquanto escrevem e desenham a giz. As peças da exposição têm 95 centímetros de altura para que estejam compatíveis com a altura das crianças.

Em breve, também serão instaladas placas pelo Cima com trechos de músicas de Lydia Hortélio que falam sobre a natureza e sobre as pesquisas realizadas por ela, relacionadas às brincadeiras cantadas. QR Codes darão acesso às músicas para que familiares e demais cuidadores possam apresentá-las às crianças. Também está prevista a implantação de um café no Centro de Interpretação da Mata Atlântica.

Com uma área verde de 13,8 mil metros quadrados, o equipamento possui leiras, viveiros de mudas, que podem ser explorados por todos os públicos, inclusive o infantil. Recentemente foram plantados ipê-amarelo, ipê-roxo, ipê-rosa, sibipiruna, pau-brasil e jacarandá.

Salvador celebra 476 anos da Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia com missa campal e procissão no Comércio

Publicado: 8 de dezembro de 2025-15:21

Milhares de fiéis tomaram as ruas do Comércio na manhã desta segunda-feira (08) para celebrar Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia e figura central da festa religiosa mais antiga do Brasil, que chega aos seus 476 anos em 2025. Entre cânticos, fé e emoção, Salvador renovou uma tradição que atravessa séculos, mantendo viva a devoção iniciada em 1549, quando a imagem da santa foi trazida de Portugal por Tomé de Souza, primeiro governador-geral do Brasil.

As homenagens à padroeira começaram ainda de madrugada, às 5h, com a alvorada, que marcou o início das festividades. Em seguida, duas missas foram celebradas no interior da basílica. O ponto alto da festa aconteceu às 8h, com a Solene Missa Campal realizada em frente à Basílica Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Praia, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. O prefeito de Salvador, Bruno Reis, e a vice-prefeita, Ana Paula Matos, acompanharam a celebração.

Em sua homilia, Dom Sergio destacou a importância da devoção mariana na vida espiritual dos católicos, lembrando que a Festa da Conceição não é apenas uma homenagem à Mãe de Jesus, mas também um chamado à preparação interior para o Natal. Ele reforçou que a figura de Maria inspira esperança, fé, fraternidade e o compromisso com o amor ao próximo, valores essenciais especialmente neste período de reflexão que antecede as celebrações natalinas.

Após a missa, a tradicional procissão levou às ruas do Comércio as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Deus Menino, Santa Bárbara, Senhor do Bonfim, Santa Dulce dos Pobres e São José, acompanhadas por cânticos, orações e manifestações de fé de milhares de fiéis. O cortejo percorreu vias históricas do bairro e retornou à basílica para a bênção do Santíssimo Sacramento, encerrando o rito solene da manhã. A programação segue ao longo do dia, com missas às 12h30, 14h e 15h30 — esta última conhecida como “Missa da Amizade”.

Antes da missa campal, o prefeito Bruno Reis ressaltou a força histórica, cultural e espiritual da festa. “A primeira festa religiosa do Brasil completa, este ano, 476 anos. Estamos aqui para render nossas homenagens a Nossa Senhora da Conceição da Praia, em um local de fé e tradição, momento de pedir proteção, sabedoria e renovar as esperanças”, afirmou. Ele destacou ainda que o ciclo das festas populares começa com otimismo. “Estamos no início da temporada de festas. Vamos bater recorde de visitantes, gerar emprego, renda e fortalecer a capacidade de investimento da cidade. Tenho certeza de que 2026 será marcado por grandes realizações e muitas conquistas”, afirmou.

A vice-prefeita Ana Paula Matos reforçou o caráter identitário e coletivo da celebração, lembrando que a festa sintetiza elementos fundamentais da cultura baiana. “É um momento muito especial, a abertura das festas populares da Bahia, quando nosso povo se revitaliza pela força da fé”, disse. Ela lembrou, ainda, que as festas populares baianas têm origem na tradição católica, mas se expandiram para as ruas, integrando diferentes expressões religiosas e culturais. “Quando a gente pensa em festas populares, pensa em celebrações que nasceram dentro da Igreja e tomaram as ruas. São festas do coletivo, da mistura de religiões, da força das nossas raízes”, afirmou.

Ana Paula ressaltou também que a gestão municipal tem papel fundamental em assegurar que essas manifestações continuem vivas. “Organizar a cidade, garantir infraestrutura e investir nessas manifestações é assegurar que o povo continue expressando sua fé e, ao mesmo tempo, tenha oportunidades por meio do turismo. A cidade tem que ser boa para os baianos, mas também preparada para receber, gerar renda e promover uma vida melhor para todos”, concluiu.

Devoção — A Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia é uma das expressões mais profundas da religiosidade do povo baiano. A devoção remonta a 1549, quando a imagem da santa foi instalada em uma pequena capela no Comércio. O local tornou-se referência espiritual para a população e deu origem à atual Basílica, elevada a sacrossanta pelo Vaticano em 1946. Em Salvador, o dia 8 de dezembro é feriado municipal, reforçando a dimensão simbólica da celebração, que reúne fiéis ao longo de todo o mês.

Os festejos de hoje foram precedidos por uma extensa programação preparatória. A Solene Novena foi realizada até domingo (7), com missas diárias na basílica. No último dia, os fiéis participaram também de uma celebração presidida pelo bispo auxiliar, Dom Gilvan Pereira Rodrigues. A novena reforçou a espiritualidade do período e intensificou o clima de preparação para o dia dedicado à padroeira.

Durante a missa campal, o Cardeal Dom Sergio da Rocha destacou o sentido espiritual da festa e a presença de Maria na vida dos devotos. “Temos a grande alegria de celebrar a padroeira da Bahia. Viemos ao seu santuário como filhos que visitam a mãe, trazendo nosso carinho e aprendendo com Maria como viver no mundo de hoje. Ela está no coração dos baianos, e os baianos estão no coração de Maria.”

Ao final da manhã festiva, ele reforçou a mensagem central da celebração, orientada pela fraternidade e pela esperança que conduzem ao Natal: “Maria nos ensina a caminhar juntos, unidos como irmãos, em um mundo tão necessitado de amor, esperança e paz”.

Calendário — A Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia integra o calendário oficial das festas populares de Salvador e é a segunda grande celebração do ciclo, que foi aberto no último dia 4 de dezembro com a tradicional Festa de Santa Bárbara. A programação segue com uma série de eventos religiosos e culturais que movimentam a cidade até o Carnaval, fortalecendo a identidade, a fé e as tradições do povo baiano.

As próximas datas do calendário incluem: no dia 25 de dezembro, a apresentação de Frei Gilson na Boca do Rio como parte das celebrações do Natal, seguida pelo show de Roberto Carlos no dia 26, também na Boca do Rio. De 27 a 31 de dezembro, acontece o Festival da Virada Salvador, precedendo a Festa de Bom Jesus dos Navegantes nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Em 15 de janeiro, ocorre a Lavagem do Bonfim; no dia 25, a Festa de São Lázaro; e em 2 de fevereiro, a Festa de Iemanjá. Já em fevereiro, a programação pré-carnavalesca inclui o Furdunço no dia 7, o Fuzuê no dia 8, o Pipoco no dia 10 e o Habeas Corpus no dia 11. O Carnaval tem início oficial em 12 de fevereiro, e o ciclo se encerra tradicionalmente com o Arrastão no dia 18.

Foto: Betto Jr./ Secom PMS

Prefeitura de Salvador já capacitou cerca de 5,3 mil pessoas em dois anos no projeto “Empreender é com Elas”

Publicado: 19 de novembro de 2025-14:28

Reportagem: Eduardo Santos e Nilson Marinho / Secom PM

Iniciativa voltada ao fortalecimento do empreendedorismo feminino e da inclusão produtiva de mães atípicas, o projeto “Empreender é com Elas” já capacitou 5.309 pessoas, por meio de 116 cursos ofertados, em dois anos. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (18), em um encontro que reuniu cerca de 400 mães atípicas de Salvador.

O evento foi realizado pela Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD), da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), na Universidade Anhanguera Iguatemi. 

Junto com a instituição universitária, a Prefeitura, por meio da Sempre, capacitou 4.941 pessoas no período, em 96 cursos online gratuitos. Já em parceria com o Senac, foram 335 pessoas qualificadas em 19 cursos, como, por exemplo, confecção de bolos e tortas, auxiliar de cozinha, operador de caixa, salgados comerciais, repositor de mercadorias, entre outros. 

Além disso, foi realizado um curso exclusivo voltado à inclusão digital para surdos, com a participação de 33 pessoas, promovendo acesso à tecnologia e formação inclusiva.

A diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Daiane Pina, explica que o encontro desta terça serviu para apresentar o que a Prefeitura tem feito pelas mães atípicas. “Além disso, o encontro é um meio de apresentar a minuta do Plano Municipal para Pessoas com Deficiência, construído a partir da ação da sociedade civil, das pessoas com deficiência, Ministério Público e a Prefeitura de Salvador”, afirmou a gestora. 

O evento contou também com a exibição do trailer do filme ‘Mães Atípicas’, do cineasta Matheus Rocha, cuja estreia oficial acontece no dia 3 de dezembro, Dia da Pessoa com Deficiência, no Cine Glauber Rocha.

Houve ainda entrega de brindes, brinquedoteca para crianças e a participação de diversas organizações, como o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

O projeto – Lançado em março de 2023, com a presença de 28 mulheres, o “Empreender é com Elas” atualmente tem 487 mulheres participantes. “Além da qualificação em comércio, gestão e rede social, realizamos feiras para que elas possam vender seus produtos, principalmente nas festas populares, como Carnaval, São João, Natal, em ações no Parque da Cidade e outros pontos onde a Prefeitura realiza alguma ação junto à sociedade”, relatou Daiane Pina.

Há pouco mais de um ano no projeto, a ex-ambulante Anaildes Assunção, de 51 anos, participa das feiras vendendo abará recheado. “O projeto me ajudou a me articular melhor, me entrosar com outras mães, participar dos eventos, cursos de capacitação e empreendedorismo. É sempre importante participar e aprender a se posicionar na sociedade”, afirmou ela, que se autointitula tia atípica de um menino de 7 anos.

Nadja Souza, de 52 anos, mãe do Hugo, de 9 anos, disse que sua vida foi transformada pela iniciativa da gestão municipal. “Estou renascendo desde o dia em que ingressei nesse projeto. Desde que entrei, já participei de muitos cursos e senti minha vida mudar, voltei a ver um crescimento real na minha vida”, contou.

Uma das homenageadas no encontro e mãe de um adolescente de 17 anos com autismo, Juliana Fernandes trabalha com crochê. “É algo que começou como um hobby, em um momento bem difícil da vida, funcionou como uma terapia e hoje é uma fonte de renda. Naquele momento complicado, uma mãe atípica me estendeu a mão e indicou uma das feiras do projeto. Não imaginava ter o crochê como negócio, até ter esse contato com o projeto”, disse.

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/projeto-empreender-e-com-elas/ 

Centro histórico pulsa com o Festival Cidade da Música em celebração aos 10 anos do título da Unesco

Publicado: 26 de outubro de 2025-13:00

O coração de Salvador voltou a bater no ritmo das suas múltiplas sonoridades neste fim de semana com o Festival Internacional Salvador Cidade da Música. De 25 a 27 de outubro, o Distrito Criativo do Comércio se transformou em um grande palco a céu aberto, reunindo a Orquestra Afrosinfônica, Carlinhos Brown, Ilê Aiyê, Mariene de Castro, Olodum e artistas de cidades criativas da Unesco como Valparaíso, Kingston e Recife.

A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, destacou a importância simbólica do momento.

“Celebrar dez anos de Salvador como Cidade da Música é reafirmar nossa identidade e mostrar ao mundo a força criativa que move o nosso povo. É um festival que gera arte, emprego e renda, e traduz a essência do que somos: uma cidade que faz da cultura um instrumento de vida e de futuro”, destacou Ana Paula Matos.

Para Carlinhos Brown, o festival consagra a pluralidade sonora que tornou Salvador uma referência mundial. “Esses dez anos da nossa casa, junto com a Orquestra Afrosinfônica, mostram a mistura e a força que fazem essa cidade ser falada no mundo inteiro como a verdadeira Cidade da Música”, disse.

O maestro Ubiratan Marques, da Orquestra Afrosinfônica, reforçou o caráter histórico e educativo do repertório apresentado. “A gente faz uma viagem que começa nas raízes com Tia Ciata, passa por Caymmi, João Gilberto, Dodô e Osmar, Tropicália, Raul Seixas, blocos afro… é um tratado sobre o que é a música brasileira e baiana.”

Entre o público, a emoção era evidente. O soteropolitano João Nascimento, 42 anos, definiu o sentimento coletivo. “Ver o Centro tomado pela música, com tanta gente celebrando nossa história, é o tipo de evento que renova o orgulho de ser de Salvador. Isso aqui é cultura viva, é a cidade pulsando”, destacou.

O festival reforça a vocação de Salvador como palco global da música, consolidando o Centro Histórico como território criativo e vivo, onde passado e futuro se encontram em harmonia.

Novembro Salvador Capital Afro terá show de Léo Santana e eventos por toda cidade durante 40 dias de programação

Publicado: 13 de outubro de 2025-13:30

Fotos: Betto Jr./ Secom PMS
Texto: Gilvan Santos e Thiago Souza/ Secom PMS

A Prefeitura lançou nesta segunda-feira (13) a programação do Novembro Salvador Capital Afro 2025, que reunirá exposições, oficinas, shows, rodas de conversa, intervenções urbanas, entre outras linguagens artísticas, durante 40 dias. Consolidado como um dos principais movimentos de valorização da cultura afro-brasileira no país, o calendário terá início já no próximo dia 26 de outubro e vai até 6 de dezembro.

Um dos destaques será o show de Léo Santana, no Dia da Consciência Negra, às 15h, na Praça Maria Felipa (Comércio). Os detalhes foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis e pela vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, em coletiva à imprensa no Hotel Quality, no Stiep.

“O que antes era apenas um dia para chamar a atenção da importância da Consciência Negra, agora, nós temos mais de um mês de programação, com uma pegada cultural forte, valorizando a nossa ancestralidade, as nossas tradições, a nossa negritude. O objetivo aqui é o empoderamento da população negra, que corresponde a mais de 83% da nossa população”, destacou o prefeito.

Neste ano, o Novembro Salvador Capital Afro terá como diferencial a descentralização das atividades, que acontecerão diariamente em diferentes regiões da cidade, incluindo bairros periféricos e comunidades tradicionais. Além do Centro Histórico, as ações acontecerão no Candeal, Cajazeiras, Ilha de Maré, Itapuã, Nordeste de Amaralina e outras localidades.

A vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, reforçou que o movimento busca dar ênfase à valorização da ancestralidade, ao mesmo tempo em que amplia o acesso às políticas culturais e fomento à economia criativa.

“A ideia é mostrar a força do nosso povo, a nossa história, a marca da nossa ancestralidade que tanto nos representa nesse mundo. O Salvador Capital Afro tomará as ruas da cidade, desde apoiando outros eventos como o Afropunk até realizando os próprios que ocorrerão, reunindo pessoas que sabem fazer arte e cultura, além de capacitações para estimular o empreendedorismo negro”.

Também presente no evento, a secretária municipal da Reparação (Semur), Isaura Genoveva, salientou que o movimento é parte do compromisso do poder público municipal para promover justiça racial.

“O Salvador Capital Afro não é só uma ação pontual, é um programa da Prefeitura que visa discutir as questões raciais durante todo o ano, para a população viver a cidade, para discutir enfrentamento ao racismo, para ações de inclusão da comunidade e enaltecimento da potência do povo negro de Salvador”, frisou.

Programação – O pontapé inicial do Novembro Salvador Capital Afro será no dia 26 de outubro, com o show Salvador Cidade da Música, que trará a Orquestra Afro Sinfônica e convidados em uma apresentação especial dedicada à musicalidade de matriz africana.

Em 1º de novembro, a Casa das Histórias de Salvador, no Comércio, recebe a abertura da exposição “Floresta de Infinitos”, criada por Ayrson Heráclito e Tiganá Santana. A obra combina elementos sonoros e visuais, explorando a cultura afro-brasileira e indígena. No mesmo dia acontece o Afro Fashion Day, no Terreiro de Jesus, evento que une moda, identidade e representatividade, com desfiles de estilistas negros e marcas locais.

De 3 a 5, o Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio) sedia o Encontro Global de Artivismo, reunindo mais de 800 artistas, líderes de movimentos sociais e culturais de cerca de 60 países para promover a interação, a troca e a criação coletiva com foco na arte como ferramenta de transformação social.

Na sequência, de 5 a 7, o Festival Nosso Futuro promove intercâmbio cultural e o diálogo sobre o futuro das cidades, com jovens, artistas e pensadores da França, Brasil e África. A atividade acontece no Arquivo Público Municipal, no Comércio.

Nos dias 7 e 8, o cantor, compositor e pesquisador Mateus Aleluia apresenta o espetáculo “Baía Profunda”, no Espaço Cultural da Barroquinha e na Concha Acústica. A atividade é a culminância da primeira etapa do projeto homônimo, que nasce dos trânsitos atlânticos entre Brasil, África e Europa.

Nos dias 8 e 9, Salvador recebe, no Parque de Exposições, uma das atrações mais aguardadas: o Afropunk, um dos maiores festivais de cultura negra do mundo, que volta à capital baiana com shows, performances e experiências de moda.

Entre 10 e 22, a Prefeitura realiza o Festival Salvador Capital Afro, com uma extensa programação cultural, artística e formativa em diversos bairros da cidade.

Nos dias 15 e 16, o Pelourinho recebe o Femadum, evento cultural anual realizado pelo grupo musical Olodum, que celebra a cultura afro-brasileira e oferece diversas manifestações artísticas como música, dança, literatura e cinema.

O Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, às 15h, será marcado por um show especial de Léo Santana, que promete agitar o público na Praça Maria Felipa.

O mesmo lugar, inclusive, receberá, entre os dias 26 e 30 de novembro, a primeira edição do Festival Feira Preta, promovendo cultura, inovação, empreendedorismo negro e afro-diaspórico. O evento vai celebrar a ancestralidade e a potência criativa de Salvador, integrando um mercado de produtos e serviços, reunindo ainda uma programação cultural com música, moda, gastronomia e shows.

A programação do Novembro Salvador Capital Afro será encerrada nos dias 5 e 6 de dezembro com o Festival Afroturismo.

Viver Salvador celebra Dia das Crianças com ruas lotadas e público de todas as idades no Comércio

Publicado: 12 de outubro de 2025-14:34

Fotos: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

As ruas do bairro do Comércio ficaram lotadas neste domingo (12) durante a 2ª edição do Viver Salvador Comércio – Especial Dia das Crianças, promovida pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). O evento transformou o centro histórico da capital em um grande parque a céu aberto, com atrações gratuitas para toda a família.

A programação ocupou diferentes pontos da região, como a Praça Maria Felipa, o Polo de Economia Criativa Doca 1, a Rua da Bélgica, Rua da Grécia e a Avenida Estados Unidos, além de equipamentos culturais como a Cidade da Música da Bahia. O público pôde aproveitar oficinas, espetáculos infantis, contação de histórias, apresentações musicais, arena gamer, brinquedos infláveis, feira gastronômica, espaços esportivos e brincadeiras educativas.

A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, celebrou o sucesso do Viver Salvador. “A gente está aqui com a Viver Salvador, chamando as famílias para ocuparem as ruas da cidade, as crianças para se divertirem. Aqui tem atividades esportivas, de lazer, artísticas. E eu estou muito feliz por a Secult ter trazido esse projeto de Viver Salvador para ocupar as ruas da cidade”, declarou.

Ela ainda destacou o caráter inclusivo do evento e a proposta de sempre ter um olhar especial para as crianças, não apenas no dia delas. “A cidade está buscando, a cada evento cultural, a cada evento esportivo, ter esse olhar para a criança. Hoje tem aqui muitas famílias, e com inclusão, de uma forma que a pessoa não precisa do dinheiro para vir. Aqui os brinquedos são para todas as pessoas, toda a estrutura da cidade está à disposição das famílias”, salientou.

Entre as atrações que encantaram o público, a banda mirim do projeto Sódomo, ligada à banda Didá, levou energia e ritmo com uma apresentação de percussão feita inteiramente por crianças. A arte-educadora Lucila Laura, que integra o projeto, falou sobre a importância da arte como instrumento de transformação.

“Essas crianças têm aulas de dança afro, percussão e teatro. Hoje trouxeram toda essa energia para o evento. A arte é uma ferramenta essencial de educação e transformação. Eu mesma entrei no projeto aos 12 anos e hoje sou arte-educadora. É muito bonito ver essa multiplicação, esse legado de Neguinho do Samba sendo seguido por novas gerações”, disse.

Ela destacou ainda o Viver Salvador enquanto iniciativa para dar visibilidade a iniciativas como a da Banda Didá. “A gente fomenta a arte, mas a gente precisa de espaços como esse para que essa arte seja vista, para que as pessoas conheçam, para que as pessoas incentivem essas crianças. Então, que bom essa iniciativa, que bom esse espaço aberto para essas crianças, que bom a Dida poder estar fazendo parte dessa edição”, completou.

Entre os pequenos percussionistas estava Isla Maria, de 7 anos, que faz parte do projeto Sódomo. “Eu gosto muito de tocar. Aprendo toques novos e em casa também fico treinando. O que eu mais gosto é da marcação”, contou sorridente.

Banda mirim do projeto Sódomo, ligada à banda Didá

Diversão – A alegria das famílias também foi destaque. A assistente social Manuela Fraga, de 40 anos, levou a filha Júlia, de 6, para aproveitar o dia. “Achei ótimo, porque enquanto a gente curte o domingo, as crianças têm um espaço seguro e cheio de diversão. Foi uma surpresa para ela. Quando chegou, ela correu direto para os brinquedos”, contou.

A farmacêutica Luciana Pessoa, acompanhada do filho Davi José, de 4 anos, também aprovou a iniciativa. “Achei maravilhoso. As crianças se divertem, e a gente aproveita um momento em família. Vi a divulgação no Instagram da Prefeitura e resolvemos vir. Vamos passar o dia todo por aqui, almoçar e continuar brincando à tarde”, disse.

O evento conta com diversas atrações, como yoga para crianças, jogos de basquete, futebol e totó, cama elástica, festival de bicicleta e exibição de filmes. No período da tarde, a programação continua com diversos atrativos, como a contação “As Aventuras do Cágado Ajapá” e o espetáculo “Baú de Histórias”.

Espaços culturais municipais promovem programação especial para o Dia das Crianças

Publicado: 9 de outubro de 2025-15:34

Fotos: Valter Pontes / Secom PMS
Reportagem: Camila Vieira / Secom PMS

O Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro (domingo), será celebrado com uma programação especial nos equipamentos culturais geridos pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

As atividades incluem bailinho temático, caça ao tesouro musical, oficinas criativas, gincanas, visitas guiadas, contação de histórias, vivências artísticas e até um show de talentos infantis, transformando os espaços culturais da cidade em ambientes de aprendizado, imaginação e diversão para toda a família. Além das ações especiais do feriado, os equipamentos prepararam uma agenda estendida para todo o mês de outubro, com atividades gratuitas e abertas ao público.

Casa do Carnaval – No domingo (12), a Casa do Carnaval, localizada no Pelourinho, promove, às 14h, um bailinho em homenagem às infâncias e aos personagens do mundo das fantasias. A festa é voltada a crianças e adultos de todas as idades, que poderão se divertir ao lado dos mediadores em um ambiente repleto de alegria, confetes e serpentina. O espaço também realiza a Oficina Criativa “Carnaval é Massa”, na qual as crianças serão convidadas a criar suas próprias representações artísticas com massinha de modelar.

Casa do Rio Vermelho – Localizada no bairro do Rio Vermelho, a casa oferece, no dia 12, a partir das 10h, a visita guiada “Amados Animais”, que apresenta aos pequenos os bichos que marcaram a vida e a obra da família Amado. Entre memórias e histórias, os visitantes poderão descobrir como cães, gatos, pássaros e outros companheiros inseparáveis foram também fonte de inspiração para os livros de Jorge Amado e Zélia Gattai. À tarde, a partir das 15h, acontece a “Amada Gincana”, uma atividade inspirada na vida e na obra do casal de escritores. Por meio de jogos, desafios e atividades lúdicas, as crianças exploram os ambientes da casa, conhecem histórias e personagens marcantes e vivenciam a atmosfera cultural que permeava o cotidiano dos autores. O espaço funciona das 11h às 15h30.

Cidade da Música da Bahia – Situada no Comércio, o equipamento promove também no dia 12, às 11h, a “Caça ao Tesouro”. Os participantes serão convidados a desvendar pistas, completar desafios e conhecer curiosidades sobre a história musical da Bahia, descobrindo cantos, ritmos e personalidades que marcaram a cultura local. À tarde, 15h, será realizado o projeto Música Viva – Show de Talentos Ibeji. Nesta edição especial do Música Viva, será celebrada a criatividade e o talento dos pequenos artistas. Em homenagem ao Dia das Crianças, o Show de Talentos dos Ibejis convida os participantes a subirem ao palco para mostrar suas habilidades musicais, de dança e expressão artística, transformando a Cidade da Música da Bahia em um palco de diversão e aprendizado para toda a família.

Casa das Histórias de Salvador – Ao longo de outubro, a Casa das Histórias de Salvador, localizada na Rua da Bélgica, nº 2, no Comércio, apresenta uma programação educativa que articula memória, cultura, artes e infância, fortalecendo o papel dos equipamentos como espaços de aprendizagem, convivência e criação coletiva. As atividades são gratuitas e abertas ao público, reunindo oficinas, cineclube, vivências artísticas, cursos e contações de histórias que celebram a diversidade cultural e incentivam práticas educativas inclusivas. As inscrições podem ser feitas por meio do link disponível na bio do Instagram da Casa das Histórias.

A programação tem início nesta quarta-feira (8), às 14h, no 3º andar da Casa das Histórias, com o Café com Cultura, atividade em parceria com o Teatro Escola. O encontro traz a exibição do curta Ninho – House Of Tremme, seguida de uma roda de conversa sobre o filme e suas interseções entre identidade, arte e resistência no audiovisual LGBTQIAPN+. Também será exibido o curta O Artista Suburbano, que retrata com humor o cotidiano da comunidade do Alto do Cabrito durante a pandemia.

Na sexta-feira (10), às 14h, ocorre o Contar e Brincar: Desvendando a Arte da Cultura Popular, na Sala Imersiva da Casa das Histórias, com a equipe da Garatuja Recreação. A proposta aproxima as crianças das narrativas da cultura afro-brasileira por meio da contação de histórias e do brincar, fortalecendo vínculos familiares de forma lúdica e educativa.

No sábado (11), às 14h, o Auditório Makota Valdina recebe mais uma etapa do Curso de Teatro Infantojuvenil, ministrado pela professora, doutoranda e mestra em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA) Tânia Soares, cofundadora da Cia Teatro Griô. A atividade introduz as crianças ao universo teatral de forma criativa e divertida, estimulando a criação de personagens, narrativas e cenas.

O destaque do mês é a atividade “Bem-vindos à Casa da Imaginação!”, realizada no sábado (11) e domingo (12), das 9h às 16h, na Sala Imersiva da Casa das Histórias. A proposta convida as crianças a embarcarem em uma jornada pelo mundo da imaginação, com projeções lúdicas e interativas que remetem à magia da infância.

Memorial 2 de Julho – Localizado na Lapinha, o museu realiza, às 15h, o projeto Mediador Mirim. Na atividade, uma criança tem a oportunidade de conduzir a visita pelo espaço, compartilhando suas percepções, curiosidades e interpretações sobre a história e o acervo do Memorial. A experiência é lúdica e educativa, valorizando a expressão, a criatividade e o olhar singular dos pequenos, além de aproximá-los da mediação cultural de forma divertida.

Espaços Pierre Verger da Fotografia Baiana e Carybé das Artes – Nos Espaços Pierre Verger da Fotografia Baiana, no Forte Santa Maria, e Carybé das Artes, no Forte São Diogo, ambos no Porto da Barra, será realizada, às 14h, a Gincana dos Artistas.

Salvador Capital Afro ocupou Viver Salvador da Rua Chile com desfile da estilista Mônica Anjos

Publicado: 6 de outubro de 2025-17:11

No último domingo (5), a estilista Mônica Anjos lançou sua nova coleção Odé Kaiodè com um desfile especial na Praça Thomé de Souza, em Salvador. O evento foi mais uma iniciativa do Programa Salvador Capital Afro e integrou o Projeto Viver Salvador, da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Com direção geral de Carlos Cruz, CEO do projeto Periferia do Futuro, o desfile propôs uma ocupação simbólica do espaço urbano, reposicionando corpos negros e saberes ancestrais no centro da cena cultural. Odé Kaiodè é foi manifesto visual que celebra a resistência, a elegância e a espiritualidade negra.

Para o diretor de Cidadania Cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Chicco Assis, a proposta visou fortalecer o Viver Salvador e a conexão com o Programa Salvador Capital Afro. “Estamos propondo a ocupação de praças, a ocupação do ambiente urbano, com feira de empreendedorismo, com arte, com moda, conectando com o Afrobiz e Salvador Capital Afro, que fortalecem o movimento afroempreendedor da cidade. Então, a proposta deste final de semana foi que essas duas políticas desenvolvidas pela Secretaria de Cultura estivessem convergentes, para ocupar o centro, ocupar a Rua Chile e possibilitar uma maior visibilidade para os afroempreendedores e a afromoda da nossa cidade”, explicou.

A estilista Mônica Anjos também ressalta a importância simbólica e afetiva do evento. “Estar com esse desfile no coração de Salvador, na Rua Chile, fazer parte do movimento Salvador Capital Afro, contando a nossa história e reverenciando a nossa ancestralidade, a nossa religião de matriz africana, é para nós do coletivo da marca Mônica Anjos, um prazer imenso, entendendo da importância também da conexão com a Periferia do Futuro, com a direção luxuosa de Carlos Cruz e com todas as agências que estarão. Então é, acima de tudo, um resgate cultural, uma celebração, um dia e um movimento de afeto e de acolhimento”, ponderou.

Inspirada em Oxóssi e na memória de Mãe Stella de Oxóssi, a coleção reverencia a espiritualidade afro-brasileira com peças sofisticadas em fibras naturais, bordados manuais e estampas exclusivas criadas em parceria com o multiartista Agamenon de Abreu.

Neste final de semana, a programação do Viver Salvador (Especial Rua Chile) estava alinhada ao Programa Salvador Capital Afro, por meio dos afroempreendedores do Afrobiz e da parceria com o desfile Odé Kaiodè, de Mônica Anjos, que levou essa homenagem ao centenário de Mãe Stella de Oxóssi.

Além do desfile de domingo, foi realizada a Feira Criativa Afrobiz para afroempreendedores no sábado e no domingo, das 10h às 20h, e uma apresentação artística no sábado, a partir das 16h, com um Rolê Percussivo da banda A Mulherada. A atividade foi um ensaio aberto com um arrastão do bloco afro feminino.

Mulheres negras recebem atendimento jurídico gratuito ofertado através de parceria entre a Prefeitura e OAB-BA

Publicado: 23 de julho de 2025-15:24

Atendimento está sendo realizado nesta quarta (23) e quinta-feira (24), por ordem de chegada

Mulheres negras que necessitam de aconselhamento jurídico estão sendo atendidas na Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia, (OAB-BA), na Piedade, nesta quarta (23) e quinta-feira (24). A consultoria é realizada das 9h às 12h e das 14h às 17h, por ordem de chegada. A instituição e a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), fizeram uma parceria para oferecer o serviço como parte da programação do Circuito Mulheres Negras em Movimento, que integra o calendário da programação do Salvador Capital Afro. A mutirão jurídico também faz parte da IV Edição do Julho das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas da OAB-BA.

O atendimento é realizado exclusivamente por advogadas negras. Em meio ao público feminino atendido estava a professora e artista, Nivalda Star, 62 anos, que se dirigiu à sede da OAB-BA em busca de informações sobre o que prevê a lei em casos de racismo. Paulista, ela escolheu a capital baiana para viver. “Aqui em Salvador é onde eu me sinto negra. No entanto, mesmo sendo a segunda cidade mais negra fora da África, ainda me deparo com muitas situações de preconceito contra negros e negras. São práticas em lojas, supermercados, shoppings. Vim buscar orientação se como proceder porque a gente não pode deixar que esse preconceito tome essa grandeza”, afirmou.

Após receber as orientações jurídicas, a professora destacou a importância da promoção de mutirões que possam assistir às mulheres negras sobre seus direitos. “Foi essencial. A informação que tive aqui é nova, realmente não sabia como agir diante das situações. Agora sei exatamente o que fazer”, disse. O objetivo do plantão é reforçar o compromisso com o acesso à justiça, oferecendo uma escuta acolhedora e sensível às vivências e especificidades dessas mulheres.

A vice-prefeita e secretária da Secult, Ana Paula Matos, destacou a relevância da ação e explicou o motivo da parceria. “A gente sabe que muitas mulheres não têm acesso a advogados ou consultorias jurídicas de forma fácil e democratizado. Muitas são mães solo e vivem rotinas sobrecarregadas. Por isso, estamos promovendo essa ação, que garante um atendimento acolhedor e qualificado, com foco nas demandas específicas das mulheres negras de Salvador,” disse.

A presidente da Comissão de Promoção de Igualdade Racial da OAB-BA, Camila Carneiro, frisou que o acesso à informação é importante para garantia dos direitos, disse que essa ação reafirma a função social da OAB e defendeu uma aproximação maior entre a instituição e a população.

“Informação é poder, e quando temos uma população conhecedora dos seus direitos, ela sabe reivindicar as posições que lhe foram negadas. Nós, mulheres negras, somos sujeitas a violações de direito, por isso, ter a Secult e a OAB prestando esse atendimento para outras mulheres negras cria identidade e acolhimento. É muito importante”, afirmou.

Ela contou o caso de uma mulher negra com fibromialgia atendida no início da manhã. “Ela buscou o atendimento para saber quais direitos ela tem e como conseguir. Ela foi orientada a como ter acesso, porque a prefeitura de Salvador e o Governo do Estado têm a obrigação de oferecer o serviço integrado e multidisciplinar, além das possibilidades previdenciárias que podem ser solicitadas, como auxílio-doença”, disse.

Estão sendo oferecidos esclarecimentos jurídicos em áreas como Direito Civil, de Família e do Consumidor, orientações sobre como iniciar processos, responder intimações ou realizar pedidos judiciais, além de encaminhamentos para serviços especializados, rede de proteção à mulher e órgãos de combate ao racismo.

A chefe de gabinete do programa Salvador Capital Afro, Ivete Sacramento, destacou a importância do programa para o desenvolvimento e o reconhecimento da cultura negra em Salvador e disse que a parceria com a OAB está dentro de um projeto de reparação e reconhecimento.

“Estamos fazendo essa parceria para esse apoio na área do Direito específico para mulheres negras e que são atendidas por advogadas negras. São mulheres negras acolhendo mulheres negras. É por isso que estamos aqui, sensibilizados nessa parceria que com certeza terá frutos o ano todo”, disse.

Confira os horários dos atendimentos:

· 23/07 – 09:00 às 12:00 – 14:00 as 17:00
· 24/07 – 09:00 às 12:00 – 14:00 as 17:00