“Funfun no Passo”, Orkestra Rumpilezz se apresentará gratuitamente na 1ª sexta-feira de cada mês, na Escadaria do Passo

Publicado: 3 de outubro de 2023-11:08

A partir da próxima sexta-feira, dia 6 de outubro, o Centro Histórico de Salvador irá receber uma nova atração musical fixa, o “Funfun no Passo”, com a Orkestra Rumpilezz. Sempre na primeira sexta-feira do mês, às 19h, e seguindo até abril de 2024, o grupo musical, que é reconhecido pela junção única da sonoridade rítmicas do candomblé com o jazz, irá realizar apresentações todas as primeiras sextas-feiras na Escadaria do Passo, no Pelourinho. “Funfun no Passo” é fruto da parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Empresa Salvador Turismo (Saltur), com a Orkestra Rumpilezz.
Com os atabaques, instrumentos e sopro e as harmonias do jazz característicos da Orkestra, o “Funfun no Passo” será uma celebração aos orixás “funfun”, que se vestem de branco e passa a integrar a programação do Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio, fundado pela Prefeitura de Salvador no mês de maio. O projeto marca o retorno das apresentações regulares da Orkestra Rumpilezz, paralisadas desde 2021, após o falecimento do maestro Letieres Leite, que fundou o grupo há 17 anos.
Para o titular da Secult, Pedro Tourinho, a parceria fortalece a identidade de Salvador, da Bahia. “Ter a Orkestra Rumpilezz celebrando a paz, a ancestralidade e a música negra, todas as primeiras sextas-feiras de cada mês, num lugar tão emblemático como a Escadaria do Passo, é uma alegria que apenas Salvador pode oferecer. Vamos seguir promovendo e fomentando encontros de cultura e turismo que fortaleçam sobretudo nossa identidade”, afirmou.
De acordo com o presidente da Saltur, Isaac Edington, as apresentações da Orkestra Rumpilezz se somam às ações da gestão municipal para reposicionamento do Centro Histórico soteropolitano. “As apresentações fazem parte do conjunto de iniciativas da Prefeitura de Salvador para valorização e fortalecimento desta região da cidade e, ao mesmo tempo, de nossos artistas, nossa cultura “ .
Nas apresentações, a Orkestra vai revisitar o seu amplo repertório tocando músicas dos seus álbuns autorais, Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz (2009) e A Saga da Travessia (2016) e dos projetos especiais em que revisita as obras de Moacir Santos, Dorival Caymmi e o álbum Maria Fumaça, do grupo Black Rio. Fazem parte do repertório autoral músicas como “Aláfia”, “O samba nasceu na Bahia”, “Taboão”, “Adupé, Fafá” e “Feira de 7 portas”.

Rowney Scott, saxofonista e um dos componentes da Comissão Artística do grupo, o fato dos concertos acontecerem às sextas não é à toa. “A orquestra tem uma vibração espiritual muito forte, tudo nessa orquestra traz esse sentimento de espiritualidade. Os tambores, as músicas, o compositor, maestro Letieres Leite: a gente sempre toca com o botão da espiritualidade ligado. Estaremos todos de branco, nosso figurino primordial, para saudar as sextas-feiras de Oxalá e lembrar do nosso maestro, que é de Xangô”.