Intervenções da Prefeitura no Centro Histórico animam comerciantes e entidades locais

Publicado: 27 de abril de 2023-16:07

O anúncio do pacote de ações municipais para revitalização do Centro Histórico da capital baiana, que pretende tornar a região mais segura e atrativa para comerciantes, moradores e frequentadores, gerou uma repercussão positiva no público que mora e desenvolve atividades no local.

A presidente da Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam), Rita Santos, afirmou que as medidas eram esperadas pela categoria há muitos anos. “Tudo que vier para melhorar a qualidade do Pelourinho e preservá-lo é válido. Precisamos que os poderes se unam em prol deste legado que é o Centro Histórico. Aqui é raíz do Estado e nossa ancestralidade está aqui”, defendeu.

O anúncio das intervenções, que inclui a instalação da 11ª unidade administrativa da Prefeitura-bairro no local e o investimento municipal anual de R$15 milhões em ações de manutenção na região, também animou o jornalista e ativista social Clarindo Silva.

“Estou com a alma lavada mesmo antes das ações serem implementadas, porque são medidas que a gente já vinha propondo ao longo dos anos. Me incomoda profundamente ver as pessoas demonizarem o Pelourinho. Essas ações da Prefeitura são um grito de alerta, inclusive na questão das habitações. Cada medida que a Prefeitura se propõe a fazer nos enche de estímulo, porque são medidas que estamos batalhando, desde o século passado”, disse.

José Iglesias Garcia, representante da Associação do Centro Histórico Empreendedor (Ache), também celebrou as medidas adotadas pelo município. “Acreditamos que a partir de agora nosso Centro Histórico vai entrar em processo de desenvolvimento. Esta área precisa de cuidados e é o principal atrativo turístico da cidade. O turismo é o principal gerador de emprego e renda e isto é o que mais estamos precisando”, afirmou.

Além de estabelecer medidas que vão impactar diretamente na segurança pública da região, a Prefeitura atuará com articulação comunitária, ordenamento público e de uso do solo, vai qualificar os serviços voltados à mobilidade e trânsito na região, além de intensificar ações de manutenção de equipamentos públicos e históricos.

Investimentos – As novas intervenções da Prefeitura no complexo, que passa a ser chamado como Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio, se somam ao investimento de mais de R$800 milhões realizado pela gestão nos últimos anos. Dentre as ações e projetos realizados, anteriormente, estão a requalificação da Avenida Sete de Setembro, Terminal da Barroquinha e da Praça da Sé, além da entrega de equipamentos culturais, como a Casa do Carnaval e Cidade da Música.

O pacote de ações para revitalização do Centro Histórico anunciado nesta quinta pelo prefeito Bruno Reis inclui medidas nas áreas de ordenamento público, assistência social, zeladoria, cultura e turismo, desenvolvimento urbano e geração de emprego e renda.