Natal de Salvador tem desfile, Casa de Papai Noel e shows de Thiago Arancam e Fat Family neste final de semana

Publicado: 9 de dezembro de 2023-11:56

O desfile “As Folias de Papai Noel – Grande Cortejo” volta às ruas do Centro Histórico nestes sábado (9) e domingo (10), a partir das 18h30, ‘soteropolizando’ a festa natalina na capital baiana. Cerca de 750 artistas utilizam variadas linguagens artísticas durante o desfile que, dividido em alas temáticas, mistura as tradicionais comemorações natalinas com manifestações culturais da identidade baiana.

As Folias de Papai Noel celebra o universo lúdico que cerca a figura do Papai Noel, também símbolo dos festejos natalinos, e que mora no imaginário de crianças e adultos, mas vai além. O desfile se inicia com o setor dos “Brincantes”, que traz múltiplos personagens dos Contos de Fada, palhaços, pernas de pau, conta com a Oficina de Frevos e Dobrados, regida pelo maestro Fred Dantas, e com um tradicional Ternos de Reis, também manifestação do nosso ciclo natalino.

No segundo setor, a folia é trazida para o contexto das manifestações afro-baianas: entra em cena a Corte de Negra Jô e seu universo, onde tem capoeiristas, o Samba de Roda e a ala dos Caboclos de Itaparica, reverenciando o Bicentenário da Independência na Bahia.

No terceiro momento, o destaque é para o inegável talento do baiano de se expressar pela dança, em suas múltiplas vertentes. Esse setor inicia com a participação do internacional Balé Folclórico da Bahia, que se junta a um grupo de street dance, que se junta a um grupo de dançarinos de vertentes diversas (dança contemporânea, dança cigana, do ventre, flamenca e grupo de valsa), que por sua vez se junta às quadrilhas juninas Asa Branca e Imperatriz do Forró. Fechando com chave de ouro esse setor dançante, o carro alegórico que traz nosso Papai Noel Negro, representando a maioria da população soteropolitana.

As alas finais celebram a diversidade do povo soteropolitano, que transita e colore as nossas ruas com suas múltiplas profissões e atividades: artistas da noite, os carrinhos de cafezinho, genuinamente baianos, as trupes de ciclistas, e os nossos festejados garis da Limpurb, que dançam enquanto trabalham. Fechando essa grande folia, uma surpresa robótica, conectando nosso formato particular de abrir os festejos de final do ano, com o mundo tecnológico, rodeado de 80 percussionistas, sempre presentes em nossas festas.

Além da parada natalina, no palco principal, localizado na Praça Municipal, se apresenta neste sábado (9) o tenor lírico brasileiro Thiago Arancam num concerto especial de Natal. Já no domingo (10), o grupo Fat Family é quem anima a galera.

Para os dias 16 e 17 e 23 o desfile natalino continua, porém com um cortejo mais reduzido, com os Brincantes de Papai Noel, como continuidade das inúmeras ações de Natal no Centro Histórico.

Serviço:

Desfile As Folias de Papai Noel – Grande Cortejo