Natal Salvador: Cortejo Musical terá tradições natalinas e manifestações culturais

Publicado: 4 de dezembro de 2023-16:52

O mês de dezembro chegou e o clima natalino já está tomando conta da capital baiana. Luzes, cenografias, árvores e decorações, bem como um túnel com iluminação especial, projeções mapeadas em fachadas, shows, corais nas sacadas dos casarões, presépios, casa do Papai Noel e um grande cortejo com carros alegóricos e grupos musicais compõem o Natal Salvador, realizado pela Prefeitura a partir desta quarta-feira (6), no Centro Histórico da cidade, e considerado o maior Natal do Brasil.

Mas você já pensou em misturar as tradições do Natal com ritmos musicais como o Samba de Roda, a capoeira e outras manifestações culturais oriundas da Bahia? Essa é a principal proposta do desfile “As Folias de Papai Noel”, uma grande novidade na programação deste ano, que será apresentada através de um cortejo, nas ruas do Centro Histórico da cidade, nesta quarta-feira (6) e no sábado (9) e domingo (10), com saída da Rua Chile, às 18h30.

Com cerca de 750 artistas de variadas linguagens envolvidos, o desfile se inicia com o setor dos “Brincantes”, que traz múltiplos personagens dos Contos de Fada, palhaços, pernas de pau, além da Oficina de Frevos e Dobrados, regida pelo maestro Fred Dantas, com um tradicional Ternos de Reis.

No segundo setor a folia fica por conta das manifestações afro-baiana, onde a Corte de Negra Jhô e seu universo entra em cena trazendo capoeiristas, Samba de Roda e uma ala especial com os Caboclos de Itaparica, reverenciando o Bicentenário da Independência na Bahia.

No terceiro momento o destaque é para a dança e suas múltiplas vertentes. Esse setor conta com a participação do Balé Folclórico da Bahia, bem como grupos de street dance, dança contemporânea, dança cigana, do ventre, flamenca e valsa, além das quadrilhas juninas Asa Branca e Imperatriz do Forró. Um carro alegórico levará ainda o Papai Noel Negro para desfilar nas ruas do centro.

Por fim, a diversidade das profissões e atividades exercidas pelos soteropolitanos vão tomar conta das ruas trazendo os artistas de rua da noite, carrinhos de café, os grupos de ciclistas, além dos garis da Limpurb, que espalham bom humor e dançam enquanto trabalham. Fechando essa grande folia, foi preparada ainda uma surpresa robótica, uma conexão com o mundo tecnológico rodeado de 80 percussionistas.

Ao todo, três carros alegóricos vão desfilar na Folia animados por músicas de natal temperadas com arranjos que inserem instrumentos de percussão, triângulo, sanfona e berimbaus, promovendo um rico diálogo cultural.

Nos dias 16 e 17 e 23 um cortejo mais reduzido, animado pelos “Brincantes de Papai Noel”, dará continuidade às inúmeras ações de Natal no Centro Histórico. A ação acontecerá sempre às 18h30, também na Rua Chile.

Foto: Anderson Moreira