Logo Prefeitura de Salvador

Natal Salvador: Centro Histórico recebe Simone, Mateus Aleluia e diversas atrações culturais neste fim de semana 

Publicado: 15 de dezembro de 2023-11:37

A programação especial do Natal Salvador continuará encantando baianos e turistas que comparecerem no Centro Histórico neste final de semana. Duas atrações muito esperadas pelo público se apresentam e prometem deleitar os presentes: a cantora Simone, que traz para a capital neste sábado (16) o show da turnê “Tô Voltando”, e Mateus Aleluia, que celebra 60 anos de carreira no domingo (17). Ambas as apresentações ocorrem a partir das 20h no palco montado na Praça Municipal, em frente ao Elevador Lacerda.  

A turnê de Simone celebra os 50 anos de carreira da cantora, percorrendo trajetória como uma das maiores intérpretes da música brasileira. O roteiro faz um apanhado das canções que a artista lançou nessas cinco décadas escritas por nomes como Milton Nascimento, Ivan Lins, Sueli Costa, João Bosco, Martinho da Vila, Gonzaguinha e Chico Buarque. 

Mateus Aleluia apresenta um show novo que passeia pelos clássicos de sua trajetória, desde a emblemática obra dos Tincoãs, até suas criações mais recentes, que lhe renderam uma indicação ao Grammy Latino em 2022. Pesquisador e pensador, Mateus é reconhecido pela criação de uma estética singular que entrelaça temas da cultura afro-brasileira de forma profunda e filosófica. Ele se apresentará ao lado de Alexandre Vieira, Day Brown e Rodrigo Sestrem. 

Abertura – Além destas atrações, a Orquestra ComPassos é responsável por iniciar a festa no palco principal nos fins de semana, sempre a partir das 18h. Com 25 anos de história, a orquestra promove a alegria pelo nascimento de Cristo tocando clássicos da época até arranjos contemporâneos, mistura que tem agradado todos os públicos. Quem assistir a apresentação vai poder cantar e dançar ao som de canções como “Bate o Sino x Jingle Bell”, “What a Wonderful World”, e “Sementes do Amanhã”.  

O maestro da ComPassos, Raimundo Passos, falou sobre a experiência dos músicos no Natal Salvador e a troca positiva que o grupo tem feito com o público nestes dias de apresentação. “Lançamos o projeto da orquestra no Natal e para nós é uma honra abrir o show de cinco grandes artistas de renome nacional no palco principal do Natal Salvador. Estamos muito felizes com o projeto e a receptividade do público tem sido muito boa. Está sendo uma honra para nós fazer parte da programação”, contou. 

Programação diversificada – Quem estiver no Centro Histórico poderá também apreciar corais infantis de várias partes da cidade. As apresentações têm início sempre às 17h e ocorrem no adro da Igreja São Pedro dos Clérigos, no Terreiro de Jesus. 

Amanhã o projeto Sacadas Musicais tem continuidade e o Coral da Paz se apresenta novamente para o público sob a regência do maestro Keiler Rêgo. A apresentação está prevista para às 18h30 e ocorre nas sacadas da Casa do Olodum. 

Com diversão garantida para todas as idades, o cortejo dos Brincantes de Papai Noel volta a promover alegria e incitar o espírito natalino no público tanto no sábado quanto no domingo. O cortejo com carros alegóricos, músicos, dançarinos e personagens do Natal de Salvador desfilam com saída da Rua Chile, às 18h30. 

Todos os dias até o Natal, das 10h às 17h, pelas ruas do Pelourinho, grupos de tambores, baianas e capoeiristas também serão responsáveis por promover a festa e fazer uma calorosa recepção para os visitantes que forem apreciar os atrativos da programação do Natal Salvador.  

Detalhes que encantam – Na Praça da Sé é possível visitar um grande presépio que teve concepção de Pedro Caldas e direção de arte de Edy Ribeiro. A arte tem 60 metros quadrados e foi montada toda em branco e prata, com 10 mil microlâmpadas. 

E para crianças e adultos, ainda é possível visitar a Casa do Papai Noel, que este ano foi montada na Faculdade de Medicina no Terreiro de Jesus, e está aberta ao público das 17h às 22h. O espaço pode ser conferido até o próximo dia 27. 

Reportagem: Joice Pinho/Secom PMS 

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Skip to content