Prefeitura instala esculturas no Forte de Santa Maria e no Rio Vermelho para celebrar consolidação do turismo de observação de baleias

Publicado: 6 de outubro de 2023-11:28

Para celebrar os importantes números da temporada de turismo de baleias jubarte de Salvador em 2023, a prefeitura instalou duas esculturas com caudas do mamífero, no Forte de Santa Maria e no Rio Vermelho. As obras de arte são assinadas pelo artista plástico João Teixeira e retratam a consolidação do turismo de observação de baleias.

A parceria da Prefeitura de Salvador com o Projeto Baleia Jubarte, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), permitiu que fossem realizadas diversas ações de pesquisa e fomento ao turismo de observação de baleias.

O diretor de turismo da Prefeitura de Salvador, Gegê Magalhães, ressaltou os esforços que a prefeitura fez para fomentar esta atividade na cidade: “A prefeitura de Salvador acreditou no potencial turístico da atividade de observação de baleias, que é uma atividade sustentável, que respeita o comportamento natural dos animais e com isso realizou esta parceria junto com o Projeto Baleia Jubarte, que já trabalha e incentiva esse turismo a 35 anos. Os resultados apareceram rápido, com muitos soteropolitanos indo ver as baleias tanto no mar quanto de terra, gravando vídeos, o que mostra que a cidade abraçou a ideia. Além disso, já esse ano tivemos turistas que vieram exclusivamente para ver as baleias, movimentando o trade turístico da cidade.”

Temporada

Nesta temporada, foram realizados 27 passeios de observação de baleias, avistando os animais em todas as vezes e contabilizando um total de 153 animais. O coordenador do Projeto Baleia Jubarte em Salvador, Gustavo Rodamilans, ressalta que “a equipe do Projeto se fez presente em todas as saídas não só para passar informações técnicas aos turistas, como também, para realizar pesquisa, principalmente foto identificando os animais. Cerca de 750 clientes (não gostei do termo cliente) tiveram oportunidade de acompanhar esses belíssimos animais em seu habitat natural. Para a gerente da Luck Receptivo Patrícia Caetano “acompanhar as pessoas se emocionando ao encontrar com as baleias, tendo a vista da orla de Salvador bem próxima, sem dúvidas é uma atividade que a LuckReceptivo tem interesse em continuar a proporcionar, porque realmente é algo único!”.

Além das atividades no mar, outra ação de enorme repercussão foi o monitoramento de baleias jubarte através de ponto fixo instalado na torre do Farol da Barra, no Museu Náutico da Bahia. No ponto fixo foi possível que os visitantes do Museu realizassem a ciência cidadã acompanhando e participando da busca ativa das baleias com binóculos cedidos pela equipe. No período de 15 de julho a 30 de setembro foi possível ver 842 baleias no total, sendo que 39 baleias estavam dentro da Baia de Todos os Santos, ratificando a sua importância para esses animais. Cerca de 30 mil visitantes estiveram no Farol da Barra neste período e puderam ver a exposição fotográfica “Baleias Urbanas Soteropolitanas”, que mostra justamente a relação intrínseca entre Salvador e as baleias.

O vice-presidente do Projeto Baleia Jubarte, Enrico Marcovaldi, acompanhou o crescimento populacional das baleias na costa de Salvador e ressalta que “o monitoramento realizado pelo Projeto em Salvador permitiu foto identificar uma baleia em 2019, 21 anos após ser fotografada em Cabinda, Angola.” “Esse monitoramento que realizamos é muito importante para entendermos melhor as migrações feitas pelas baleias.” Completa Enrico. Esta baleia, apelidada de “Angola” pela equipe do Projeto Baleia Jubarte, está sendo homenageada com uma réplica de sua caudal instalada no Porto da Barra, assim como uma outra réplica de caudal foi instalada no Rio Vermelho na praia da Paciência, local onde a baleia apelidada de “Paciência” foi fotografada.