SalCine Conecta começa nesta terça (12) com participação de Antônio Pitanga e Viviane Ferreira

Publicado: 11 de setembro de 2023-15:36

A primeira edição do SalCine Conecta começa nesta terça-feira (12), e segue nos dias 13 e 14, no Cine Glauber Rocha, com uma programação intensa que irá discutir e compartilhar experiências para o desenvolvimento do segmento em Salvador, com encontros entre diretores, produtores, agentes de mercado e profissionais do setor audiovisual.

A vice-prefeita Ana Paula Matos e o secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, irão participar da mesa de abertura, às 9h30, ao lado do presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, além de Vinicius Mariano, diretor da Salvador Tech da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec) e de Viviane Ferreira, cineasta e curadora do evento. O evento é uma realização do SalCine, programa da Secult que visa o desenvolvimento do setor audiovisual na cidade. Além de Viviane Ferreira, o ator e diretor Antônio Pitanga e o roteirista e dramaturgo Elísio Lopes estão entre os convidados que participarão de mesas de discussão, masterclasses e exibições de filmes gravados em Salvador.

O gestor do audiovisual da Secult, Felipe Rêgo, afirma que o SalCine Conecta é um marco importante para o audiovisual soteropolitano. “Montamos uma programação que olha para o mercado nacional a partir da experiência de Salvador, com temas diversos, articulando realizadores, agentes de mercado, gestores públicos, exibidores e pensadores de todo o país. O Salcine Conecta recoloca Salvador, junto a outros eventos nacionais, no centro das discussões sobre os rumos do audiovisual brasileiro, reivindicando seu protagonismo num momento crucial para retomada do setor”, disse.

Durante os três dias, as mesas de abordarão temas como “Mercados e Negócios estratégicos para cidade de Salvador”, “Panorama e diretrizes para incidência em políticas públicas do audiovisual”, “Desafios da difusão na consolidação e ampliação de públicos e audiências” e “Production Service e a relação com plataformas de Streaming no Brasil”. Nas MasterClasses, Susan Kalik e Antônio Pitanga irão falar sobre as experiências de gravação em Salvador dos longas-metragens “Timidez” e “Malês”, respectivamente. Ainda terão sessões especiais dos filmes “Artista Suburbano”, “5 fitas”, “Do que aprendi com minhas mais velhas” e ”Diário de primavera”, de Fabíola Aquino.

No dia 14, durante a cerimônia de encerramento do evento, serão lançadas as linhas formativas do SalCine, em parceria com a Semdec, com os cursos de capacitação na área do audiovisual e games. A programação completa está disponível no site da Secult.

SalCine – O SalCine é o programa inédito da Secretaria de Cultura e Turismo que tem como objetivo principal fomentar o setor audiovisual da cidade, desenvolvendo os núcleos de produção, criação e economia do mercado de audiovisual soteropolitano. Com quatro eixos, capacitação, financiamento, network e negócios e infraestrutura, o programa contempla desde a divulgação de editais de financiamento, até a construção de um estúdio de grande porte e criação de estrutura para atrair projetos ligados ao mercado.

Confira a programação completa do SalCine Conecta: