Logo Prefeitura de Salvador

SalCine Cursos: últimas vagas para formações em operador de iluminação profissional e roteiro de longa-metragem de ficção; inscrições vão até domingo (24)

Publicado: 22 de setembro de 2023-16:04

As inscrições para o SalCine Cursos, iniciativa inédita da Prefeitura de Salvador de qualificação e aperfeiçoamento do setor audiovisual, realizada pelas Secretarias de Cultural e Turismo (Secult) e Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), terminam no próximo domingo (24). Com formações gratuitas em produção executiva e assistente de câmera, ainda há vagas disponíveis para os cursos de operador de iluminação profissional e roteiro de longa-metragem de ficção. As inscrições podem ser feitas através do site https://salvadortech.salvador.ba.gov.br/salcine/.

Nesta primeira etapa do programa, os cursos estão sendo realizadas em parceria com o SENAI CIMATEC. Para participar do processo seletivo, os candidatos devem ser maiores de 18 anos, ter disponibilidade para aulas em formato híbrido, à noite, durante o período de outubro de 2023 a janeiro de 2024, ser residente de Salvador e ter concluído o Ensino Fundamental II. As formações em operador de iluminação profissional e assistente de câmera são cursos de qualificação, com 160h cada, e em produção executiva e roteiro de longa-metragem de ficção, são cursos de aperfeiçoamento profissional, com 124h cada.

Filipe Rego, gestor do audiovisual da Secult, destaca que o SalCine cursos inaugura a etapa formativa do programa de desenvolvimento para o audiovisual soteropolitano. “São 4 cursos em parceria com o SENAI/CIMATEC que oportunizam a qualificação de profissionais olhando para os desafios do mercado. Em conjunto com os R$ 19 milhões investidos pela Prefeitura, através da Lei Paulo Gustavo, a iniciativa atende às diversas oportunidades que serão geradas nos próximos anos. Esse é o primeiro ciclo formativo do projeto que trata no próximo ano novas vagas para diferentes áreas da indústria”, afirmou.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 2 de outubro, com início das aulas no dia 9. Os aprovados receberão vale transporte, por meio do Salvador Card, para se deslocarem para as aulas expositivas, práticas e workshops do curso, durante o período de aulas. O diretor da SalvadorTech da Semdec, Viniucius Mariano, celebra o engajamento do setor audiovisual nos cursos. “A gente percebe que o setor abraçou e entendeu a importância de se aperfeiçoar para absorver as oportunidades que vêm surgindo. Importante destacar que o SalCine Cursos é um programa pioneiro e será contínuo, com lançamentos de novas turmas de forma direta ou por meio de nossos parceiros”, disse.

As aulas presenciais serão realizadas nas instalações do SENAI CIMATEC, na Avenida Orlando Gomes, nº 1845, Piatã. Além das quatro trilhas de formação, a Prefeitura de Salvador, em parceria com o SENAI CIMATEC, irá ofertar também 16 workshops formativos na área do audiovisual, todos em formato presencial e sediados no auditório do SENAI CIMATEC. Os workshops irão ocorrer entre os meses de outubro de 2023 a maio de 2024.