Logo Prefeitura de Salvador

Salvador ganha título de Melhor Destino Criativo do Mundo pela Creative Tourism Network; cidade concorria com outras 92

Publicado: 26 de janeiro de 2024-13:06

Salvador foi reconhecida nesta quinta-feira (25) como o Melhor Destino Criativo do Mundo, pela Rede Internacional de Turismo Criativo (Creative Tourism Network), que reconhece empresas, projetos e destinos que apostam no turismo criativo. A cidade, que venceu de outros 92 destinos turísticos, recebeu o prêmio pelo projeto Salvador Capital Afro, traçado pelo Plano de Desenvolvimento do Afroturismo de Salvador da Prefeitura de Salvador com a comunidade negra da capital e que vem sendo implementado desde 2021. A cerimônia aconteceu durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur) em Madri.

Os prêmios são destinados às iniciativas mais inovadoras do mundo em seis categorias – Destino Criativo; Estratégia para o Desenvolvimento do Turismo Criativo; Agência de viagens criativa/operadores turísticos; planejadores e consultores de viagens criativas; alojamento criativo e experiência criativa. Os critérios de seleção incluem originalidade, compromisso com a criação de um ecossistema sustentável e consideração dos princípios de sustentabilidade.

Jamile Machado, coordenadora de promoção da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, recebeu o prêmio em nome da cidade. “Hoje foi um dia muito importante para Salvador, para o turismo de Salvador, principalmente para o afroturismo da cidade. O título que ganhamos, dentre as 92 competidoras, foi pelo trabalho do Salvador Capital Afro, o que reforça a importância de investir no afroturismo, de colocar o negro como protagonista do turismo e como o turismo é uma importante atividade econômica para a cidade”, afirmou.

Também estavam presentes Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Juliana Bettini, especialista em Turismo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Caroline Couret, fundadora da Creative Tourism Network.

Para Simone Costa, gerente do Núcleo de Ações Turísticas do Prodetur Salvador, esse é mais um importante reconhecimento do Salvador Capital Afro. “E isso só vem sendo possível porque é uma construção coletiva: poder público, talentos criativos negros locais e trade turístico negro. Dando as mãos, debatendo, propondo e realizando. Quando todos se juntam, podemos mudar o mundo e contar novas histórias”, destacou.

A presidente da Rede, Caroline Couret, afirma que a escolha de Salvador enquanto Melhor Destino Criativo do Mundo foi unânime pelo júri internacional. “Além de propor uma ampla gama de experiências criativas que seduzem os viajantes em busca de autenticidade e valores humanos, o compromisso de Salvador se destaca pela cadeia de valor gerada no processo de cocriação de experiências. Um processo que faz parte do programa Salvador Capital Afro, focado na promoção do patrimônio e das tradições das comunidades locais, que fazem do turismo criativo um eixo de desenvolvimento sustentável para todos os setores da cidade”.

Fotos: Luan Teles / Secult Salvador

Skip to content