Salvador sediará pela primeira vez o Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil

Publicado: 14 de setembro de 2023-10:37

No segundo dia do Salcine Conecta, nesta quarta-feira (13), o secretário de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, anunciou o apoio institucional da pasta municipal ao Festival Internacional do Audiovisual Negro (Fianb), que será realizado pela primeira vez em Salvador. O evento integra a programação do Novembro Salvador Capital Afro, e será realizado entre os dias 21 e 26 de novembro.

Estão previstas mesas de discussão e mostras audiovisuais abertas ao público, que serão espalhadas por diversos pontos de Salvador. Serão utilizados os espaços Boca de Brasa do Subúrbio e de Cajazeiras, o Cine Glauber Rocha, o Cinema do MAM e o CineSercla de Cajazeiras.

Para Pedro Tourinho, é de fundamental importância o apoio institucional às ações que enaltecem a cultura e as raízes do povo de Salvador. “Trazer o Fianb para Salvador, após quatro edições em São Paulo, é muito representativo e marca o início da nossa parceria com a Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), organizadora do festival, que vai perdurar por muito tempo. Termos em Salvador, no mês de novembro, um evento que tem um escopo conceitual tão importante, que fala sobre conexão e ancestralidade, é exatamente o que pensamos para a capital afro que Salvador é”, afirmou.

Com o tema central “Transatlanticidade”, conceito concebido pela historiadora negra Maria Beatriz Nascimento, o festival, que nasceu em São Paulo, em 2016, objetiva promover um diálogo entre as diásporas Afro-atlânticas, sobretudo as Américas e o Caribe, e a África, a partir da distribuição e exibição/circulação audiovisual.

As mesas de discussão, com a presença de pesquisadores de todo o Brasil, abordarão as obras de Maria Beatriz do Nascimento, bem como a história e desenvolvimento do Festival Pan-Africana de Cinema e Televisão de Uagadugu (FESPACO), maior festival de cinema da África. Já as exibições de filmes nacionais e internacionais, incluem sessões especiais para crianças, programadas pela mostra Kilombinho.

Keity Souza, diretora administrativa da APAN e coordenadora do festival, considera que a realização do festival em Salvador, no mês de novembro, é extremamente simbólico para a população da cidade. “Salvador é a capital mais negra do país, com mais de 80% da sua população negra, e trazer o Fianb pra cá, onde temos crescido tanto na produção audiovisual é um desejo que estamos conversando desde o início do ano. Especialmente realizando em novembro e com a temática da Transatlanticidade, um tema que toca muito na nossa população”, afirmou.

O festival promoverá uma extensão do Encontro Nacional de Eventos de Audiovisual Negro, em parceria com o evento Políticas do Olhar, realizado pelo Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE). Este ano, em sua 4ª edição, o Fianb também acontecerá em São Paulo (SP) e em Belém (PA), fortalecendo a conexão entre as regiões brasileiras, como defendido pelos ideais de Maria Beatriz Nascimento que inspiram o Festival e suas pontuações sobre o audiovisual brasileiro.

O Novembro Salvador Capital Afro é um calendário inédito com uma programação para o mês em que se comemora a Consciência Negra. Com festivais de música, empreendedorismo, exposições de arte, desfiles de blocos Afro e afoxés e eventos de moda, o Novembro SCA acontecerá durante todo o mês e é pautado na exaltação da ancestralidade negra da capital baiana, tendo o afroturismo como base.